SaborIntenso.com
Publicado a 01-07-2011, 16:28
por Joaquim Costa
Receita de Arroz de Pato IV
Ingredientes:

  • 1 Pato médio
  • 1 Kg Arroz Carolino
  • 2 Chouriços de Carne
  • 1 cabeça de Alhos esmagados
  • 1 dl de Azeite
  • Salva q.b.
  • Funcho q.b.
  • Tomilho q.b.
  • Sal q.b.
Preparação:

Lava-se o pato e retira-se ou queima-se as penas ou restos das mesmas.
Coloca-se o pato num tacho, com o peito para baixo, com metade dos alhos esmagados, os chouriços, o azeite, temperado com sal e deixa-se cozinhar durante 20 minutos.
Depois vira-se o pato, coloca-se a outra metade dos alhos e volta-se a temperar com sal e deixa-se cozinhar mais 20 minutos.
Passado esses tempo, cobre-se o pato com água, coloca-se as ervas aromáticas e deixa-se cozinhar mais 30 minutos depois de levantar fervura.
Verifica-se se está cozido, escorre-se e deixa-se arrefecer o Pato, reservando a água.

Preparação do Caldo:


Retira-se as peles e os ossos e coloca-se na água onde cozeu o Pato e deixa-se ferver mais uma hora. Este caldo será onde se vai fazer o Arroz.
Depois de uma hora, côa-se o Caldo e coloca-se num recipiente alto, para arrefecer e descansar depois no frio pelo menos 8 horas.
Passado estas horas, (em geral deixa-se do dia anterior) temos duas cores, sendo a parte inferior escura tipo gel, e que será para o nosso arroz e a parte superior mais clara, que é a gordura e que vamos retirar com uma colher e aproveitar para fritar o arroz.

Preparação do Arroz:


Desfia-se a carne do Pato e corta-se os chouriços em bocados pequenos.
Frita-se o arroz num pouco de banha do pato (a parte branca que retiramos)
Acrescenta-se o caldo (gelatinoso mais escuro) na proporção de 1,3 litros para 1 quilo de arroz carolino, rectificando-se os temperos e deixa-se cozinhar até estar quase pronto.
Coloca-se num recipiente (tabuleiro em geral ou prato de barro para doses individuais) por camadas, sendo primeiro arroz depois o pato com chouriço e por fim arroz.
Corta-se o chouriço (sem cru) em rodelas e coloca-se por cima para decorar e vai ao forno por 30 minutos para dourar.

FOTOS: Joaquim Costa
Fotografias
Arroz de Pato IV-arroz-pato-7.jpg   Arroz de Pato IV-arroz-pato-1.jpg   Arroz de Pato IV-arroz-pato-2.jpg   Arroz de Pato IV-arroz-pato-3.jpg   Arroz de Pato IV-arroz-pato-4.jpg   Arroz de Pato IV-arroz-pato-5.jpg   Arroz de Pato IV-arroz-pato-6.jpg  
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2016 SaborIntenso®