SaborIntenso.com
Publicado a 07-08-2010, 21:51
por vanessa23
Receita de Carcaças Rápidas
Ingredientes:
  • 1 kg de farinha
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 50g de fermento de padeiro
  • 6 dl de água
  • 1 pitada de sal
  • Farinha para polvilhar
Preparação:

Amorne a agua num tacho, junte-lhe o fermento de padeiro e mexa até dissolver.
Coloque a farinha em monte juntamente com um pitada de sal e faça-lhe uma cavidade ao centro.
Junte o azeite e depois a agua com o fermento, aos poucos e amassando sempre muito bem.
Coloque depois a massa numa tigela polvilhada com farinha, faça-lhe um corte ligeiro em cruz, tape com um pano e deixe levedar, em local morno, até que fique com o dobro do tamanho.
Ligue o forno a 180°, divida a massa em pedaços, enrole-os em forma de bolas.
Coloque, bem separadas, em tabuleiros polvilhados com farinha (ou com uma folha de papel vegetal). e deixe levedar mais 5 minutos.
Leve depois ao forno durante aproximadamente 40 minutos ou até que fiquem cozidos e douradinhos por cima.
retire e sirva.

Atenção: Para quem tiver problemas de saúde e não possa comer muito sal ponha só uma pitada, para quem gostar do pão com mais sal ponha mais.

Espero que gostem.


FOTO: vanessa23

Fonte: Teleculinaria
Fotografias
Carcaças Rápidas-100_1946.jpg   Carcaças Rápidas-100_1923.jpg   Carcaças Rápidas-100_1929.jpg  
Quem Fez
Bruna OliveiramagnoliazulICatarina
 
Antigo
20-09-2010, 22:37
31
E do forno, o meu é electrico e coloquei com ventilação a 180 graus a debitar em cima e baixo. E vocês
20-09-2010, 22:40
32
Postado Originalmente por Wild Ver Post
E do forno, o meu é electrico e coloquei com ventilação a 180 graus a debitar em cima e baixo. E vocês
O Meu e o da ICatarina é eléctrico mas não tem ventilação e tambem colocamos a 180°C a debitar cima e baixo.
20-09-2010, 22:41
33
Postado Originalmente por vanessa23 Ver Post
O Meu e o da ICatarina é eléctrico mas não tem ventilação e tambem colocamos a 180°C a debitar cima e baixo.
Magnólia utilizaste ventilção

Vou experimentar sem a ver no que dá amanha compro mais fermento hehehe
20-09-2010, 22:44
34
Postado Originalmente por Wild Ver Post
Magnólia utilizaste ventilção

Vou experimentar sem a ver no que dá amanha compro mais fermento hehehe
nao wild, o meu é um forno normal, mas o meu problema tambem e o forno que é muito quente, por isso a mioria das minhas
receitas nao correm bem!
20-09-2010, 22:45
35
usei farinha com fermento tambem e fermento de padeiro
20-09-2010, 22:46
36
Postado Originalmente por ICatarina Ver Post
Wild e Magnólia,
Pronto não fiquem tristinhos....
Os meus saíram bem na primeira vez estavam uma delicia hummmm...
Bem para não ficarem tristinhos vou-vos mandar uma carcacinha.

que querida Catarina, agora ja percebi o WILD!

Bandidas !!!!!!
20-09-2010, 22:48
37
Postado Originalmente por magnoliazul Ver Post
nao wild, o meu é um forno normal, mas o meu problema tambem e o forno que é muito quente, por isso a mioria das minhas
receitas nao correm bem!
Deve ser como a da minha mãe, aqui um descuido e tau.

O meu é optimo também equipei a cozinha à pouco tempo e decidi investir num forno em condições
20-09-2010, 22:57
38
Postado Originalmente por Wild Ver Post
Deve ser como a da minha mãe, aqui um descuido e tau.

O meu é optimo também equipei a cozinha à pouco tempo e decidi investir num forno em condições
eu quando puder tambem quero !!!!inovar num de placas talvez!!!!
20-09-2010, 23:00
39
Postado Originalmente por magnoliazul Ver Post
eu quando puder tambem quero !!!!inovar num de placas talvez!!!!
Eu mudei à 2 anos a cozinha, moveis e troquei o fogão por placa e forno um exaustor em condições. Foi a partir dai que comecei a ganhar ainda mais o gosto de cozinhar, com cozinha nova é outra coisa
20-09-2010, 23:02
40
Postado Originalmente por Wild Ver Post
Eu mudei à 2 anos a cozinha, moveis e troquei o fogão por placa e forno um exaustor em condições. Foi a partir dai que comecei a ganhar ainda mais o gosto de cozinhar, com cozinha nova é outra coisa
assim , sim!!!!beijocas
07-04-2011, 12:26
41
aki na holanda n ha deste maravilhoso pao por isso agradeco muito por esta receita
17-02-2012, 13:36
42
Olá estive a experimentar esta receita mas deu errado, usei 1kg como diz na receita mas ficou duro que nem pedra e branco que nem papel, no que errei!?
17-03-2012, 23:27
43
Que aspeto otimo!vou tentar fazer igual...Parabéns
15-07-2012, 17:13
44
Oi, as mensagens ja têm um tempo, mas poderá ajudar alguém no futuro:

. Tipos de fermento

Quimico - Pó royal, há base de bicarbonato de sódio com um acído, que juntos com agua reagem e... libertam gás CO2 que faz o pão esticar ou crescer.

Biológico – baseado em esporos do ar sempre há nossa volta. Os esporos alimentam’se de açucares (ex: glutén da farinha ou açucar como conhecemos). À medida que os esporos comem, multiplicam-se em número, e libertam gases que faz o pão esticar ou crescer. Quando os açucares acabam, o fermento perde a força e o pão não cresce mais. Temperatura morna faz o processo acelerar.

A diferença dos 2 é que o biologico contribui para o sabor que todos conhecemos como pão caseiro. Se se cheirar fermento biológico, antes de o re-avivar, tem um certo cheiro a cerveja, e até ver’se um liquido cinzento vir ao de cima, o que se deve voltar a misturar. É exactamente este processo que foi descoberto acidentalmente à milhares de anos que torna o nosso pão tão bom.


. Fazer fermento próprio

Este fermento leva uns dias a fazer e também a levedar o pão (a massa a dobrar de tamanho), leva cerca de 6 a 8 horas. O fermento para pão em saquetas, normalmente de 7g que é suficiente para 600gramas de farinha, chama-se rápido pois só demora 1 hora a massa dobrar de tamanho. Também é biologico. A grande diferença é que quanto mais tempo massa demora a levedar, melhor é o sabor!

Padarias usam o fermento que foi começado há anos e anos, vai-se é mantendo-o 'vivo'. Isto é feito através alimentar o fermento que se tem com agua e farinha. Usando metade na massa e conservando a outra metade num frasco de vidro ate há próxima semana. Se não quiser fazer pão nessa semana, pode alimantar o fermento e voltar a por no frigorifico. Quando houver demasiado fermento joga-se fora o que não é necessário.


1o dia- Desfaz 100 gramas de farinha de pão (ver abaixo) com 100ml de agua morna .
3o dia- Junta mais 100gramas de farinha de pão e mais 100ml de agua morna.
5o dia- repetir

Agora tem-se o fermento basico.
Na noite anterior a fazer a massa do pão adicionar 200gramas de farinha para pao + 200ml de agua morna. Por esta altura tem-se 1kg de fermento.

Dia de fazer pão - Usar uma parte para a massa e a outra parte guardar num frasco fechado no frigorífico que fica para a proxima. Eu uso um quarto de fermento para as quantidades de líquido-agua e farinha da receita.

O que se guarda, ex 500gr de fermento para a próxima vez. Na noite anterior a fazer massa de pão novamente, alimenta’se o fermento até ficar 1kg de fermento. Portanto, neste caso, adicionar 250gramas de farinha + 250ml de agua.

E o processo continua indefenidamente.

O fermento aguenta bem 7 dias ou mais sem se mexer. Se não se quiser fazer pão ao 7º dia, alimentar só com 100gramas de farinha + 100ml de agua para manter o fermento vivo e sem envelhecer demasiado. J

Agua a usar deve ser sempre morna(mais ou menos temperatura do corpo). Agua fria faz o processo demorar mais tempo, e agua demasiado quente mata os tais esporos que queremos reter.


. Farinha de pão
A farinha tem de ser própria para pão. Não pode ser a mesma de bolos (com ou sem fermento, qu há-de ser tipo royal ou base bicarbonato) .
A razão é que a farinha de bolos não tem o gluten necessário para alimentar o fermento. Daí quando se faz bolos usa’se farinha para bolos (mais refinada, mais leve, sem glutém) e tem de se usar o químico tipo pó royal!


. Amassar
Amassar é o processo de trabalhar o gluten, e transformar os milhoes de partes individuais numa massa coesa. Ou seja, homogeneizar a mistura e torna-la elastica. Nessa altura a massa não se pega a mesa nem as maos. Quando se faz uma bola, carrega’se com um dedo e a massa volta pra cima devido a tal elasticidade. Quando se começa a amassar durante os 1os 2 minutos usar um garfo ou colher de pão pois é quando mais se pega as mãos e eu quando comecei a fazer pão não gostava nada da sensação. Depois dessa fase, a massa que se pega vai-se despegando por sí só.
Quanto às maquinas de pão têm vantagens, como o processo e todo feito num sítio, com condicoes perfeitas, leveda melhor, não há problemas da massa perder volume ou pegar-se ao pano e não há trabalho. Porém não produz o mesmo produto!


. Levedar
A ideia de tapar com um pano é proteger o fermento de correntes de ar mais frias que faria o processo mais moroso!

Para a 1a levedação, ou num recipiente coberto com um pano humido para não secar, alternativamente pode-se pôr num recipiente e cobrir bem com pelicula aderente (sem este tocar na massa).

Para a 2a levedação:
ou pôr numa forma preparada, com a 'bainha' da massa para baixo
ou pôr numa cesta, com um pano tipo toalha de cozinha seco generosamente povilhado com farinha para a massa não pegar no pano, com a bainha da massa para cima. Assim que estiver pronto a ir ao forno, é virar a massa para a travessa do forno (e assim a bainha ficará por baixo).

.Sal
O sal tem duas funções importantes:
1a dá sabor ao pão claro.
2a, Uma das razões que não se mistura sal directo em fermento é que sal mata o fermento. Dentro da massa, porém, ajuda a homogeneizar o processo de levedar. Assim quando o pao levedar no forno fa-lo de uma forma mais homogeneizada e evita de fazer por exemplo uma bolha muito grande num lado e a massa muito massuda noutro.

.Açucar

Como diz acima, esporos alimentam-se de açucares. Ora isto é uma maneira de dar mais qualquer coisa. Também provoca que a codea fique mais escura.


Exemplo geral:
Eu só utilizo 3 ingredientes, mas cada receita é diferente claro: àgua, farinha para pão e sal (6 a 10gramas para 800gramas de pão, tb é preferencia própria, há quem goste de mais e quem goste de menos, desde que tenha alguma...)
1kg farinha, 600ml agua, 12-20 gramas de sal. 1600gr total (60% da quantidade de líquido para farinha). Eu uso 500gr de fermento.
Este fermento, as 500gr tem 250gr de farinha e 250ml de agua. Ao que se deduz das quantidades da receita que usar. Portanto a receita fica:
500 gramas de fermento
750gramas de farinha para pao
350gramas de liquido
10-20 gramas de sal

Dia de fazer pão, faz-se a massa de manha, deixa’se num local fora de correntes de ar e leveda durante 6 a 8 horas até dobrar de tamanho. A massa fica relaxada e leve.
Retira-se o ar, amassa-se de novo um pouco (2 ou 3 minutos).
As medidas a cima, pode’se dividir em 2 formas de 800gramas cada ou um pão só!
Poe’se a massa numa forma, bastante farinha por cima, e coberto por um pano seco, dentro de um saco plastico de asas bem atado para o pão não secar e põe-se no frigorifico até no outro dia de manhã quando estará levedado e depois se coze.

No frio do frigorífico em vez de 8horas, demorará 12horas ou mais a levedar mas leveda.

No forno, para um pao de 800gramas, aquece-se o forno a 230graus celcius.
Mesmo antes de por a massa no forno, faz’se um golpe no topo da massa com um faca muito afiada (tem de ser bem afiada para a massa não ser puxada), 1cm ou assim de fundura. Vai ao forno e coze-se o pão durante approximadamente 30 minutos, mais 5 com forno desligado. O pão estará bom quando ao bater-se por baixo soa como um tambor. Tira-se o pão e pôe-se a arrefecer (uma hora ou assim). Não se corta o pão até pelo menos ficar quase frio. O pão conserva-se por 7 dias, claro que depois do 2o dia fica melhor torrado! Na minha casa.. é raro passar do 2o dia!

. Nota sobre percentagens de liquido e farinha:
A receita acima tem 60% de liquido em relação ao peso da farinha. Receitas de pao caseiro muitas vezes o liquido é de 80%(hidrtação alta), seria 800ml de agua para o 1kg de farinha. A maior parte das receitas fica entre 60%(hidratação media) e 70%(hidratação media alta).
Ás diferenças? Quanto mais àgua, mais fácil de homogeneisar a massa, mais fácil de amassar, o pão fica maior mas requer mais tempo de amassar.

Experimentem. Usem uma balança. Não mudem mais de uma variável de uma experiencia para outra.

E video que encontrei no youtube (video em duas partes):
https

https

Estes têm muita sorte com o forno a lenha, mas enfim não se pode ter tudo
Espero que isto ajude alguém e boa sorte.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®