SaborIntenso.com
Publicado a 30-04-2009, 00:00
por Neuza Costa
Receita em video de Cozido à Portuguesa
Ingredientes para 6 pessoas:
  • 500g de Carne de Vaca para cozer
  • 1 Chispe
  • 1 Orelha de Porco
  • 300g de Entremeada
  • 1 Chouriço Corrente
  • 1 Chouriço de Carne
  • 1 Chouriço de Sangue
  • 2 Farinheiras
  • 1 Morcela de Arroz
  • 1800g de Couve Lombarda
  • 800g de Couve Portuguesa
  • 2 Nabos
  • 4 Batatas
  • 4 Cenouras
  • 300g de Arroz
  • 1 Cubo de Caldo de Carne
  • 1 Cubo de Caldo de Galinha
  • 1 Cubo de Caldo de Legumes
  • Sal Grosso q.b.
  • Cravinho q.b.
  • 1 Lata de Feijão Branco Cozido
Preparação:

1. Numa panela grande com água, coloque os cubos de caldos, sal, cravinhos e o chouriço corrente.
Deixe ferver.

2. Lave as carnes.
Junte na panela, a carne de vaca, a entremeada, o chispe, a orelha e o chouriço de carne.
Deixe cozer.

3. Lave os legumes.
Depois de cozidas, retire as carne para uma travessa.
Junte as couves no caldo e deixe ferver 5 minutos.
Junte a morcela de arroz, os nabos e as cenouras cortados em quartos.
Deixe ferver 5 minutos.

4. Entretanto num tacho coloque o arroz, junte o caldo de cozer as carnes e as couves.
Leve a cozer.
Junte na panela as batatas cortadas ao meio.
Espete as farinheiras e o chouriço com um palito e junte na panela.
Passado 4 minutos retire o chouriço de sangue.

5. Tire um pouco de caldo para um tacho e junte o feijão.
Deixe ferver 2 minutos para aquecer bem.

Quando tudo estiver cozido corte as carnes e sirva tudo em travessas.



Tempo de preparação: 2 horas
Custo: 18,70 € | Custo por pessoa: 3,12 €
Fotografias
Cozido à Portuguesa-cozidoportuguesa1.jpg   Cozido à Portuguesa-cozidoportuguesa2.jpg   Cozido à Portuguesa-cozidoportuguesa3.jpg   Cozido à Portuguesa-cozidoportuguesa5.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Cozido-à-Portuguesa-SaborIntenso.pdf (93.8 KB, 1922 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Cozido-à-Portuguesa-FOTO-SaborIntenso.pdf (145.9 KB, 2052 visualizações)
Quem Fez
Manny TravassosCarlos BessaÁlia CruzfernandoMaria FlyMarcia Raquel
  #1  
Antigo
15-12-2010, 19:32
4
Até estou com água na boca.Adoro cozido à Portuguesa
17-03-2011, 15:43
6
e mesmo bom. ate parece a receita da minha mami....obrigada
04-11-2011, 17:42
7
Devo concordar com todos vcs,
Muito bom mesmo.....!
06-11-2011, 19:22
9
Hoje também fiz.
Mas com menos ingredientes.
Valente cozido Neuza!
09-12-2011, 20:46
10
Aqui esta um prato tipico d eportugal!!! Obrigada pela mais uma receita magnifica
29-09-2012, 12:24
11
Olá.
Em primeiro lugar, quero dar os parabéns pela forma simples e apetitosa como são apresentados os pratos e a transmitidas ao interessados a forma como são confecionados...
Sou um principiante, pelo que desde agradeço a vossa tolerância para alguma pergunta básica que possa apresentar...
Se calhar, é já o caso...
Relativamente ao cozido, prato que aprecio muito, tem-me constado que as carnes devam ser salgadas com uma antecedência de 24 horas, depois dessalgadas, para serem cozinhadas...
Como não registei esta referência nesta apresentação, pergunto se pode ser cozinhada assim, sem este pormenor prévio, ou, se a minha pergunta é descabida, por trata-se de um princípio básico e elementar... e quem faz um cozido, sabe que tem que ser assim...
Desde já agradeço a atenção e a amabilidade.
Cumprimentos.
31-07-2013, 21:57
12
Adoro cozido mas desculpem não me levem a mal,mas o cozido não leva nem nunca levou feijão seco,mas sim nabo couve cenoura batata tudo cozido na água das carnes e arroz seco,minha avó com 98 anos diz que não se lembra de algum dia o cozido levar feijão seco,mas pronto estragam as receitas tradicionais alterando a receita,mas gosto muito e adoro as receitas que aqui encontro parabéns e me desculpem esta observação.Nem o livro Pantraguel fala nisso e eu tenho-o.bjs
01-10-2013, 20:12
13
Boa tarde, após visualizar a receita do cozido a portuguesa, apresentado pela Neuza fiquei com a duvida de quanto tempo mais necessitam as couves de cozer após se tirar o chouriço de sangue ? se alguém me poder ajudar o meu muito obrigado. Vitor Sousa
29-11-2016, 17:56
14
Olá Neuza, pode-me dizer +/- quantidades para 30 pessoas.
 
LinkBack (1) Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®