SaborIntenso.com
Publicado a 16-04-2015, 11:03
por Neuza Costa
Receita em vídeo de Favas Guisadas com Entrecosto
Ingredientes para 10 pessoas:

  • 2 kg de favas frescas ou congeladas
  • 1200g de entrecosto cortado em pedaços
  • 1 chouriço de carne cortado em rodelas
  • 1 chouriço mouro cortado em rodelas
  • 1 farinheira (opcional)
  • 1 morcela de cozer ou de arroz
  • 2 colheres de café de massa de pimentão
  • 1 colher de sopa de banha de porco
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 6 dentes de alho picados
  • 2 folhas de louro cortadas ao meio
  • 5 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 200 ml de vinho branco
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 1 bom molho de coentros frescos picados
Preparação:

1. Numa tigela, tempere o entrecosto com a massa de pimentão, sal e pimenta.
Envolva a carne com os temperos muito bem.

2. Pique a farinheira com um palito de ambos os lados.

3. Num tacho largo ou numa frigideira, leve ao lume a banha, o azeite, a cebola, os alhos picados e as folhas de louro.
Mexa e deixe refogar.
Quando a cebola começar a ficar loirinha, junte o chouriço de carne e o chouriço mouro.
Mexa e deixe aquecer até que comece a fritar.

4. Quando os chouriços estiverem bem quentes, junte o entrecosto.
Mexa e deixe fritar bem por igual.
Quando a carne estiver loirinha e a gordura do entrecosto derretida, transfira tudo para uma panela.

5. Leve novamente ao lume.
Adicione a polpa de tomate e o vinho branco.
Mexa e deixe ferver.
Logo que comece a ferver, junte as favas.
Mexa, tape e deixe aquecer bem.
Quando estiver bem quente, adicione água a ferver até cobrir as favas.
Junte a morcela.
Tape e deixe cozer em lume forte durante 15 minutos.

6. Passados os 15 minutos, rectifique o tempero de sal.
Junte a farinheira.
Coloque a tampa por cima sem tapar totalmente e deixe cozer em lume médio durante 15 minutos.
Tenha cuidado para que a farinheira não rebente.

7. Passados os 15 minutos, retire a farinheira e a morcela.
Às favas, junte os coentros e mexa muito bem.
Tape e deixe cozinhar em lume médio aproximadamente 20 minutos, até que as favas fiquem cozidas.
Caso seja necessário acrescente mais água para que as favas não fiquem secas.

8. Depois das favas cozidas, sirva-as com os enchidos cortados em rodelas.
Se quiser, polvilhe com um pouco mais de coentros picados.
A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 7228 kcal | Lipídios: 470g | Hidratos de Carbono: 324g | Proteinas: 389g
Por pessoa: Calorias: 722,8 kcal | Lipídios: 47g | Hidratos de Carbono: 32,4g | Proteinas: 38,9g


Tempo de preparação: 1 hora e 20 minutos
Custo total: 23.00 € | Custo por pessoa: 2.30 €


Citação:
Muitos pratos tradicionais portugueses têm maneiras diferentes de serem confeccionados, dependendo da região do país.
Esta minha receita de favas é um pouco do Ribatejo e da Estremadura. A farinheira não faz parte da receita tradicional, mas com ela fica ainda mais gulosa.
Para este prato a qualidade dos enchidos faz toda a diferença, como a favas frescas que abundam nesta altura do ano.
Se quiserem, podem acompanhar com arroz branco.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Favas Guisadas com Entrecosto-favas-guisadas-entrecosto-1.jpg   Favas Guisadas com Entrecosto-favas-guisadas-entrecosto-2.jpg   Favas Guisadas com Entrecosto-favas-guisadas-entrecosto-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Favas-Guisadas-com-Entrecosto-SaborIntenso.pdf (127.4 KB, 746 visualizações)
Quem Fez
Nelia PedrosaMaria J.
  #1  
Antigo
16-04-2015, 11:29
2
Heia pá.. eu gosto tanto de favas... ainda a semana passada fiz

A nossa gastronomia é de facto muito boa e rica em calorias e tal... mas não vamos pensar nisso

Nesta receita, só dispenso os coentros... o restante é nota 10

Beijinhos*
16-04-2015, 12:07
3
Postado Originalmente por Nelia Pedrosa Ver Post
Heia pá.. eu gosto tanto de favas... ainda a semana passada fiz

A nossa gastronomia é de facto muito boa e rica em calorias e tal... mas não vamos pensar nisso

Nesta receita, só dispenso os coentros... o restante é nota 10

Beijinhos*

E eu que pensava que não gostava de favas, estava enganado que foi uma festa, um mimo.
Beijinho.
16-04-2015, 15:39
4
Olá Neuza, nunca fiz assim as favas porque fica muito "pesadas", á maneira algarvia ficam mais leves e são acompanhadas com peixe frito, Será que podes deixar a receita?

obrigada

beijinhos
17-04-2015, 11:15
5
Postado Originalmente por Sandro Vilar Ver Post
E eu que pensava que não gostava de favas, estava enganado que foi uma festa, um mimo.
Beijinho.
Sabes Sandro... eu acho que nós chegamos a uma idade em que já poucas coisas dispensamos à mesa Logo na altura da vida em que devíamos começar a ter mais cuidado com a alimentação, é quando começamos a gostar de tudo, e a gostar de estar à mesa "a enfardar" eu falo por mim e pelo meu homem que partilha da mesma opinião

Eu no teu lugar, com uma cozinheira como a Neuza em casa, já tinha aumentado uns bons quilitos
17-04-2015, 12:37
6
Postado Originalmente por Nelia Pedrosa Ver Post
Sabes Sandro... eu acho que nós chegamos a uma idade em que já poucas coisas dispensamos à mesa Logo na altura da vida em que devíamos começar a ter mais cuidado com a alimentação, é quando começamos a gostar de tudo, e a gostar de estar à mesa "a enfardar" eu falo por mim e pelo meu homem que partilha da mesma opinião

Eu no teu lugar, com uma cozinheira como a Neuza em casa, já tinha aumentado uns bons quilitos

É engraçado Nélia, sabes, quando conheci a Neuza há mais de 20 anos era um esquisito de primeira , ao longo dos anos ganhei o gosto por alimentos que outrora punham-me a milhas, hoje como tudo, com excepção de saladas "manhosas" e queijos "estranhos", nisso não à mesmo volta a dar, por mais que tente.
É verdade, é muito fácil engordar com cozinhados tão bons que tenho/temos em casa, felizmente tenho conseguido manter a linha, mas é preciso muito controle e em especial dar importância em fazer exercicio fisico diário, beber muita água e comer pouco à noite.
Sem dúvida um dos prazeres da vida, é comer, trabalhar a comida, vivenciar tudo isso foi uma das razões que nos levou a criar o SaborIntenso, é bom saber pessoas como tu partilham do mesmo sentimento.
Beijinho.
18-04-2015, 17:08
8
Eu até jà aprendi a comer favas, mas sem a casca, não é das coisas que me perco mas até se comem
So retiro a morcela essa nem por perto
Ficou uma travessa bem completa
Parabens Neuzinha
19-04-2015, 10:28
9
Aprovadissimas. Uma delícia.

Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®