SaborIntenso.com
Publicado a 02-04-2014, 16:36
por Neuza Costa
Receita em video de Bacalhau Fresco com Ervilhas
Ingredientes para 2 pessoas:
  • 2 lombos ou postas de bacalhau fresco
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Meia cebola cortada em tiras
  • 1 dente de alho picado
  • 1 linguiça picante pequena cortada em rodelas finas
  • 1 folha de louro
  • 380g de tomate pelado cortado em cubinhos
  • 200g de ervilhas congeladas
  • 100 ml de vinho branco
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
Preparação:

1. Tempere o peixe de ambos os lados com sal e pimenta.
Numa frigideira anti-aderente leve ao lume o azeite e deixe aquecer bem.
Coloque os lombos a fritar 3 minutos de cada lada até que fiquem loirinhos.
Retire os lombos para um prato e reserve.

2. Na gordura que ficou junte a cebola, o alho, a linguiça e a folha de louro.
Deixe refogar tudo até que a cebola fique vidrada.
Junte o tomate.
Mexa e deixe refogar.

3. Quando o tomate estiver bem refogado, junte as ervilhas.
Misture bem e deixe aquecer.
Regue com o vinho branco e deixe ferver.
Quando tudo começar a borbulhar, junte 350 ml de água.
Deixe cozer durante 15 minutos.

4. Quando as ervilhas estiverem cozidas, adicione mais um pouco de água se o molho estiver seco.
Retifique os temperos.
Com cuidado, junte novamente os lombos de bacalhau e a água que libertaram.
Envolva cuidadosamente com o molho.
Tape e deixe cozinhar mais 3 minutos.
Passado os 3 minutos retire do lume.

Acompanhe o bacalhau com puré de batata.
A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 1241 kcal | Lipídios: 40g | Hidratos de Carbono: 44g | Proteinas: 135g
Por pessoa: Calorias: 620,5 kcal | Lipídios: 20g | Hidratos de Carbono: 22g | Proteinas: 67,5g


Tempo de preparação: 35 minutos
Custo total: 4.00 € | Custo por pessoa: 2.00 €


Citação:
O bacalhau salgado é um peixe que faz parte da nossa tradição, o bacalhau fresco é cada vez mais frequente nas bancadas de peixe fresco.
Para quem não conhece vale a pena experimentar, de sabor e textura é muito parecido com bacalhau salgado demolhado.
Esta receita é simples e muito saborosa, se quiserem podem substituir a linguiça por rodelas de chouriço, ou simplesmente não colocar para que fique mais light.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Bacalhau Fresco com Ervilhas-bacalhau-fresco-ervilhas-1.jpg   Bacalhau Fresco com Ervilhas-bacalhau-fresco-ervilhas-2.jpg   Bacalhau Fresco com Ervilhas-bacalhau-fresco-ervilhas-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bacalhau-Fresco-com-Ervilhas-SaborIntenso.pdf (70.9 KB, 334 visualizações)
  #1  
Antigo
02-04-2014, 16:59
2
Ola boa tarde!

Gostei da receita parabéns
Já agora pode dizer-me ondem comprou esse medidor de liquido em forma de balão de erlenmeyer? mede pequenas quantidades tipo 80ml???? Tou com dificuldade encontrar copos medidores com medidas mais baixas, pode ajudar-me?

Obrigado
02-04-2014, 17:06
3
Uma boa receita de bacalhau fresco a experimentar; e ainda para mais, leva ervilhas
Obrigada Neuza!
Beijinhos
02-04-2014, 18:47
4
Postado Originalmente por BetoI Ver Post
Ola boa tarde!

Gostei da receita parabéns
Já agora pode dizer-me ondem comprou esse medidor de liquido em forma de balão de erlenmeyer? mede pequenas quantidades tipo 80ml???? Tou com dificuldade encontrar copos medidores com medidas mais baixas, pode ajudar-me?

Obrigado
Olá Betol,

este medidor comprei no continente mas não é dos mais precisos em medidas pequenas, mas nos hipermercados ou nas lojas de artigos de cozinha encontra. Ou mesmo em lojas online.

Beijinhos e obrigado
02-04-2014, 19:26
5
Ando há algum tempo para provar bacalhau fresco...esta receita convenceu-me de vez.... !!!
Coming Soon !
02-04-2014, 21:34
6
Nunca experimentei bacalhau fresco, mas esse está com muito bom aspecto.

Beijinhos
02-04-2014, 22:25
7
Adorei a receita Neuza
O aspecto está D.I.V.I.N.A.L
Obrigado e beijinhos
03-04-2014, 10:38
8
Nunca provei bacalhau fresco, aqui está uma receita para eu experimentar e ficar a conhecer o sabor
Obrigado Neuza
Bjs.
04-04-2014, 01:35
9
Bacalhau fresco adoro ! vivi quais tudo a minha vida em Massachusetts perto do cabo de bacalhau Cape Cod tambem conhecido como o anzol da mapa do estado. Comiamos esse peixe quais todas sexta feiras como fish and chips.Adoro !
seja assado grelhado frito ou cozido em vapor.
04-04-2014, 16:06
10
Postado Originalmente por Manny Travassos Ver Post
Bacalhau fresco adoro ! vivi quais tudo a minha vida em Massachusetts perto do cabo de bacalhau Cape Cod tambem conhecido como o anzol da mapa do estado. Comiamos esse peixe quais todas sexta feiras como fish and chips.Adoro !
seja assado grelhado frito ou cozido em vapor.
Olá Manny,

aqui é difícil de encontrar, e para mim foi uma surpresa, ainda não tinha experimentado, queria fazer a receita com peixe espada, mas com está mau tempo no mar não havia, por isso experimentei com o bacalhau. Gostei muito e vou fazer mais vezes, para a próxima vai ser tipo fish and chips.

Beijinhos
04-04-2014, 18:38
11
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Manny,

aqui é difícil de encontrar, e para mim foi uma surpresa, ainda não tinha experimentado, queria fazer a receita com peixe espada, mas com está mau tempo no mar não havia, por isso experimentei com o bacalhau. Gostei muito e vou fazer mais vezes, para a próxima vai ser tipo fish and chips.

Beijinhos
Ola' Neuza isso e' um topico muito interessante, porque o bacalhau e' talvez o "peixe amado" da dieta Portuguesa, mas porque nao e' das nossas aguas, e' pescado das areas como Noruega,e o norte de Canada,e perto de Nova Inglaterra onde vivia. E os Portugueses comem ou alias ate' prefiram o bacalhau salgado.

Infelizmente porque houve muita pesca nessas aguas desse peixe, e ja' nao ha' muito em numero como era, e' mais caro e nao ha' aquele (demand) como digamos em ingles.

Mas qualquer maneira os filetes de bacalhau frescos sao lindisimos em aspeto. Aqui em Texas e' mais deficil em achar como era em Nova Inglaterra claro mas quando aparece eu sempre gosto de comprar e e' uma delicia frito com umas batatinhas fritas.

Bom fim de semana Neuza e Sandro beijinhos e abracos.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®