SaborIntenso.com
Publicado a 24-11-2009, 00:26
por Neuza Costa
Receita em vídeo de Bacalhau com Natas (com Batata Frita)
Ingredientes para 6 pessoas:
  • 4 postas de bacalhau demolhado
  • 1 kg de batatas para fritar cortadas em cubos
  • 2 cebolas médias cortadas em rodelas meia lua
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folhas de louro
  • 125 ml de azeite
  • 40 g de manteiga
  • 40 g de farinha de trigo T55 sem fermento
  • 250 ml de leite
  • 250 ml de natas
  • Sal, Noz-moscada e pimenta
  • Gotas de limão
  • Azeite para pincelar
  • Queijo mozarela ralado
  • Óleo ou azeite para fritar
Preparação:

1. Numa panela com água a ferver e suficiente para cobrir as postas, coloque o bacalhau a cozer durante 5 minutos.
Passado o tempo, retire o bacalhau com uma escumadeira para uma travessa
e deixe arrefecer.

2. Reserve 200 ml de água de cozer o bacalhau para fazer o molho bechamel.

3. Frite as batatas em óleo quente.
Depois de fritar coloque-as num tabuleiro com papel absorvente.

4. Entretanto, limpe o bacalhau de peles e de espinhas e desfie-o em lascas.

5. Num tacho leve ao lume a manteiga e deixe derreter.
Junte a farinha de uma só vez e mexa muito bem.
Enquanto mexe, junte aos poucos a água de cozer o bacalhau, o leite e as natas.
Quando começar a ferver, retifique o tempero do sal, tempere com pimenta, noz-moscada e algumas gotas de limão.
Mexa e apague o lume.

6. Entretanto em outro tacho, leve ao lume o azeite, as cebolas, os alhos e a folha de louro.
Mexa e deixe refogar.
Quando a cebola estiver lourinha, junte o bacalhau.
Mexa e deixe refogar mais um pouco.

7. Passados alguns minutos, retire a folha de louro, junte a batata frita e envolva bem.
Junte ⅔ do molho bechamel, mexa bem e apague o lume.

8. Pincele um tabuleiro de ir ao forno com azeite.
Coloque o bacalhau e espalhe-o.
Por cima do bacalhau, espalhe bem o restante molho.
Por fim, polvilhe com o queijo mozarela ralado ou se quiser, emental.

9. Leve a gratinar ao forno pré-aquecido nos 220 ºC entre 15 a 20 minutos.
Passado o tempo, retire e sirva.
Sirva este prato com uma salada.

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 4810 kcal | Lipídios: 321g | Hidratos de Carbono: 268g | Proteinas: 198g
Por pessoa: Calorias: 801,7 kcal | Lipídios: 53,5g | Hidratos de Carbono: 44,7g | Proteinas: 33g


Tempo de preparação: 1 hora e 20 minutos


Citação:
Este prato tradicional e amado por muitos faz parte da mesa dos portugueses em qualquer altura do ano, mas muitas vezes é uma excelente opção para dias especiais como o Natal.
Se quiserem podem acrescentar alguns camarões cozido e descascados ao bacalhau.
Também podem substituir o queijo por pão ralado.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Bacalhau com Natas (com Batata Frita)-bacalhau-natas-1.jpg   Bacalhau com Natas (com Batata Frita)-bacalhau-natas-2.jpg   Bacalhau com Natas (com Batata Frita)-bacalhau-natas-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bacalhau-com-Natas-com-Batata-Frita-SaborIntenso.pdf (103.1 KB, 5086 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Bacalhau-com-Natas-com-Batata-Frita-FOTO-SaborIntenso.pdf (144.2 KB, 5122 visualizações)
Quem Fez
Ana Arantes da CostaSusana Simoes FerraoCarmen SantosSara PiresVera PereiraNelia PedrosaAnaSRcarapinha
  #1  
Antigo
24-11-2009, 17:02
3
Deve ser maravilhoso. Fikei com agua na boca
Postado Originalmente por ICatarina Ver Post
Hummm.... que delicia.
25-11-2009, 00:56
4
Hummmm delicioso minha comida preferida mas onde vivo nao tem bacalhao como o nosso que pena mas vou fazer um dia mesmo com o bacalhau fresco sera que fica bom?
26-11-2009, 03:06
5
Postado Originalmente por Estrela Ver Post
Hummmm delicioso minha comida preferida mas onde vivo nao tem bacalhao como o nosso que pena mas vou fazer um dia mesmo com o bacalhau fresco sera que fica bom?
Estrela, nunca provei bacalhau fresco mas, na minha opinião, o sabor do nosso bacalhau seco é insubstituível! Não existe nada que se lhe compare, nem mesmo aqueles arenques fumados que usam no norte da Europa.

Um bom dia para si
26-11-2009, 13:00
6
Olá Estrela,

como a Wild Rose diz nada consegue substituir os nosso bacalhau seco.
O bacalhau fresco nunca provei, apesar de vez em quando já aparecer à venda em Portugal.
Penso que esta receita feita com o bacalhau fresco irá ficar bastante diferente, mais parecido com um prato de peixe gratinado, mas não tem como ficar mal, afinal é um peixe como aos outros.

Experimenta e depois conta como ficou, quem sabe se não inventa uma nova receita maravilhosa.

Bom apetite e beijinhos.
29-11-2009, 21:26
7
Olá Neuza, tudo bem??

Fiz o Bacalhau com Natas e batata frita hoje...Realmente uma delícia...Comemos muito...Parabéns..

Abraços

Rosangela
30-11-2009, 23:07
8
fiz hoje o bacalhau com natas e adorei obrigadissima neuza
03-12-2009, 00:11
9
Ola fiz a receita com o bacalhau fresco claro que nada tem que ver com o nosso mas ficou sim muito bom tb
03-12-2009, 00:13
10
Agora no Natal vem minha familia passar o natal comigo e me trazem bacalhau e eu vou sim fazer como manda a Neuza beijinhos
10-12-2009, 18:42
11
Ola Neuza
Gostei muito desta receita, mas gostaria de saber u que e natas?
Muito obrigado por as sua receitas.
10-12-2009, 18:58
12
Postado Originalmente por Maria de Lurdes Robertson Ver Post
Ola Neuza
Gostei muito desta receita, mas gostaria de saber u que e natas?
Muito obrigado por as sua receitas.
A Catarina deve saber melhor que eu pois vive também nos USA, mas penso que será cream (Cream - Wikipedia, the free encyclopedia)
10-12-2009, 21:53
13
Miuto obrigado
21-12-2009, 17:11
14
Postado Originalmente por Sandro Vilar Ver Post
A Catarina deve saber melhor que eu pois vive também nos USA, mas penso que será cream (Cream - Wikipedia, the free encyclopedia)
Ola Sandro,

Natas aqui nos USA, e' Heavy Whipping Cream
Encontra-se em qualquer supermecado, geralmente
na parte onde vendem o leite.
11-01-2010, 20:13
15
ola neuza sera possivel aranjares os videos das tuas receitas, pois a ver na net gasta muito e acabo por ficar sem saldo.
15-01-2010, 15:28
16
Suas receitas são maravilhosas eu fiz em casa e todos queriam mais um pouco, um prato q nâo é tâo dificil de se fazer e também é muito bom um grande abraço!
18-01-2010, 17:44
17
Postado Originalmente por Estrela Ver Post
Hummmm delicioso minha comida preferida mas onde vivo nao tem bacalhao como o nosso que pena mas vou fazer um dia mesmo com o bacalhau fresco sera que fica bom?
ola bacalhau fresco é bom, é bastante macio e fica bem cozido, não sei é se nestes pratos ficará muito bem, mas pode sempre experimentar, convém é temperar com um bocado de sal
22-01-2010, 13:41
18
Olá a todos!
Onde moro é muito dificil encontrar nata, posso substituir por creme de leite ou requeijão ?

Abraço a todos
22-01-2010, 13:52
19
Postado Originalmente por Ramon Ver Post
Olá a todos!
Onde moro é muito dificil encontrar nata, posso substituir por creme de leite ou requeijão ?

Abraço a todos

Creme de Leite são natas
22-01-2010, 18:11
20
Ao que parece sim, traduzi de Alemäo: Schagsahne para Inglês: Whipped cream
22-01-2010, 18:16
21
Já meti água, julguei que te tavas a referir ao post da Catarina ao menos ficam a saber como se diz em cá nestas bandas. Sorry.
12-03-2010, 14:35
22
OLA este prato deve ser uma delicia vou esprimentar a fazer muito obrigada pelas tuas receitas
27-04-2010, 18:14
23
eu vivo na inglaterra e aqui so a o bacalhau fresco e faco o meu bacalhau com natas e fica uma delicia e e muito mais barato!
30-05-2010, 18:26
24
simplesmente maravilhoso!!!
é o meu prato favorito! fiz estes dias e fiquei rendida!!! hummmm tao bom!!!
bjinhos!
13-07-2010, 23:09
25
este prato foi hoje o meu jantar... e estava uma delicia... mmmmmmmmmm e acompanhada com salada ficou divinal
agradeço por mais esta receita
bjs e abraços a todos
24-08-2010, 02:11
26
a receita e facil de fazer e fica deliciosa
Muito obrigada Neuza
27-09-2010, 09:52
27
tb já fiz esta receita, adoramos muito, muito bom. obrigada
27-09-2010, 14:27
28
Neuza,
fiz essa receita ontem e ficou uma delícia!!!! Fomos pra Lisboa e trouxemos bacalhau aqui pra Inglaterra. Todo mundo aprovou e certamente vou divulgar a receita e ainda fazer várias vezes Muito obrigada.
12-12-2010, 16:13
29
Fez hoje, mhm tao delicia! Obrigada.

 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®