SaborIntenso.com
Publicado a 02-02-2011, 11:15
por Neuza Costa
Receita em video de Croquetes de Atum
Ingredientes para 18 croquetes:
  • 170g de atum de conserva em azeite escorrido
  • 60g de manteiga
  • 1 cebola bem picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa bem cheias de farinha
  • 300 ml de leite
  • 2 colheres de sopa de salsa bem picada
  • Sumo de limão q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Noz-moscada q.b.
  • Farinha para polvilhar
  • Ovo batido
  • Pão ralado
  • Óleo para fritar
Preparação:

1. Num tacho leve ao lume a manteiga, a cebola e os alhos.
Deixe refogar em lume baixo.

2. Depois da cebola refogada, junte a farinha e mexa muito bem.
Aos poucos e mexendo sempre, junte o leite.

3. Quando o molho começar a ferver, junte a salsa picada e mexa.
Tempere com sumo de limão, sal, pimenta e noz-moscada.
Mexa tudo.

4. Junte o atum e misture muito bem.
Quando a massa começar a descolar do fundo do tacho, apague o lume e deixe arrefecer totalmente.

5. Depois da massa fria, faça bolinhas e enrole em formato de croquete.
Polvilhe com farinha e coloque num prato polvilhado com farinha.
Passe os croquetes por ovo batido e pão ralado.

6. Frite os croquetes em óleo quente.
Caso não use todos de uma vez, pode congelá-los.
Depois de fritos, coloque-os num prato com papel absorvente.
Sirva os croquetes com arroz de tomate ou uma salada de feijão frade.

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 1482 kcal | Lipídios: 107g | Hidratos de Carbono: 72g | Proteinas: 23g
Por croquete: Calorias: 82,3 kcal | Lipídios: 5,9g | Hidratos de Carbono: 4g | Proteinas: 1,3g


Tempo de preparação: 30 minutos
Custo total: 2.50 € | Custo por croquete: 0.13 €


Citação:
Os adultos e crianças adoram croquetes. Estes de atum, são fáceis, económicos e mais saudáveis que os tradicionais de carne.
Podem ser congelados antes de fritar, assim é possível ter uma refeição rápida e pronta a levar para a escola ou para o trabalho.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Croquetes de Atum-croquetes-atum-1.jpg   Croquetes de Atum-croquetes-atum-2.jpg   Croquetes de Atum-croquetes-atum-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Croquetes-de-Atum-SaborIntenso.pdf (96.9 KB, 1095 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Croquetes-de-Atum-FOTO-SaborIntenso.pdf (137.5 KB, 1783 visualizações)
Quem Fez
Laura VeigaSusana Simoes FerraoSimão Pereiratina pereiraRicardo TiagosanviviMissBmagali
 
Antigo
09-03-2011, 18:12
31
Vai ser o jantarinho de hoje...espero q aprovem
22-03-2011, 08:48
32
ola adorei esta receita estava mesmo a prcisar para aniversario de minha filhota vou esprimentar de certeza que vao adorar. obrigada neuza
22-03-2011, 08:55
33
Neuza uma receita deliciosa...eu adoro croquetes mas tenho um único problema...não gosto de molho bechamel.....
23-03-2011, 19:55
34
Eu fiz os croquetes. Quando a massa estava fria, tentei fazer formato de croquete, agarrou-se tudo às mãos! Porque será? Acabei por fazer umas bolinhas q foi mais fácil. Ah! Eu em vez da manteiga, usei azeite. Eu uso sempre azeite na comida. E acho que a Neuza usa muita gordura na comida. Dá para por menos quantidade, substituir a manteiga por azeite, que também fica saboroso e é claramente mais saudável. Obrigada.
23-03-2011, 22:30
35
Postado Originalmente por Diana Duarte Ver Post
Eu fiz os croquetes. Quando a massa estava fria, tentei fazer formato de croquete, agarrou-se tudo às mãos! Porque será? Acabei por fazer umas bolinhas q foi mais fácil. Ah! Eu em vez da manteiga, usei azeite. Eu uso sempre azeite na comida. E acho que a Neuza usa muita gordura na comida. Dá para por menos quantidade, substituir a manteiga por azeite, que também fica saboroso e é claramente mais saudável. Obrigada.
Olá Diana,

Os croquetes pegaram na mão por falta de gordura, as quantidades e os ingredientes existem por alguma razão...
Há pratos que ficam melhores feitos com a manteiga, já depende de cada um como os quer confeccionar.

Obrigado e beijinhos.
26-03-2011, 21:06
36
Olá Neusa.
Eu fiz ontem os croquetes de atum com arroz de espigos de couve. São uma maravilha. rápidos e receita barata. Sabes o k o meu filho pensava k estava a comer??!!!! Pensava k eram croquetes de frango, hi, hi, hi......
B.Domingo
Bjinhos e obrig. por tantos pratos saborosos
30-03-2011, 13:37
37
Boa tarde Neuza.
Hoje fiz croquetes de atum... mas fiz em formato de bolinhas... estão muito boas de paladar, mas ao fritar desfizeram-se um pouco... saia um pouco do recheio... porque será que aconteceu?

Beijinhos e um resto de uma boa semana...
Paula Tomás Mota
08-04-2011, 12:26
38
Adoro salgadinhos e estes parecem uma delicia.

Nunca tinha ouvido falar em rissois de atum. Tenho que experimentar.

Obrigada Neuza e beijinhos
15-04-2011, 10:45
39
Fantásticos estes croquetes!
Não tirei foto, porque não tinha o "fotografo" em casa
Até o meu filho comeu como se não houvesse amanhã!
Obrigada Neuza
15-04-2011, 11:53
40
Postado Originalmente por PaulaTMotta Ver Post
Boa tarde Neuza.
Hoje fiz croquetes de atum... mas fiz em formato de bolinhas... estão muito boas de paladar, mas ao fritar desfizeram-se um pouco... saia um pouco do recheio... porque será que aconteceu?

Beijinhos e um resto de uma boa semana...
Paula Tomás Mota

Olá Paula,

isso aconteceu porque o óleo estava pouco quente.

Beijinhos.
03-05-2011, 15:16
41
Ola Neuza.
Hoje vou fazer os croquetes de atum para o jantar,mas estou com uma duvida,a manteiga k aparece nos ingredientes é mesmo manteiga ou posso usar margarina?
bjinhus
03-05-2011, 15:26
42
Postado Originalmente por PatriciaOliveira Ver Post
Ola Neuza.
Hoje vou fazer os croquetes de atum para o jantar,mas estou com uma duvida,a manteiga k aparece nos ingredientes é mesmo manteiga ou posso usar margarina?
bjinhus
Olá Patrícia,

é mesmo manteiga, mas podes fazer com margarina.

Beijinhos
17-07-2012, 11:54
44
Neuza, esta receita da para quantos croquetes mais ou menos?

Beijinho
17-07-2012, 13:59
45
Postado Originalmente por InesR Ver Post
Neuza, esta receita da para quantos croquetes mais ou menos?

Beijinho
18 croquetes.

Beijinhos
26-08-2012, 10:54
47
Uii que bom, adoro croquetes e estes de atum devem ser um máximo, mais uma receita para acrescentar à minha listinha para fazer em breve.
12-04-2013, 18:35
48
Querida Neuza

Eu e uma amiga minha tentamos fazer os croquetes de atum , mas não conseguimos molda-los porque a massa fica exageradamente mole. São mesmo 300 ml de leite?

Aguardo s/ comentarios
Obrigada
12-04-2013, 18:46
49
Postado Originalmente por myeasyflavors Ver Post
Querida Neuza

Eu e uma amiga minha tentamos fazer os croquetes de atum , mas não conseguimos molda-los porque a massa fica exageradamente mole. São mesmo 300 ml de leite?

Aguardo s/ comentarios
Obrigada
Sim são mesmo 300ml de leite, deixaram arrefecer? Coloquem no frigorifico antas de os moldar para ser mais fácil.

Beijinhos e obrigado
31-05-2014, 14:07
50
Olá Neuza
Uma boa ideia de um prato simples, barato e muito delicioso...
Não fiz igual porque só vi a receita depois, mas é muito semelhante e uma dica, para quem goste, se juntar um pouco de pimentos cortados muito fininhos, fica um espectáculo
01-09-2014, 13:51
51
Olá Neuza. Eu tentei fazer esta receita e tive o mesmo problema. Os croquetes estavam muito moles e eram difíceis de moldar e eu deixei a massa arrefecer durante uma hora. Achas que tenho que juntar mais farinha?
01-09-2014, 14:28
52
Postado Originalmente por PatBelbute Ver Post
Olá Neuza. Eu tentei fazer esta receita e tive o mesmo problema. Os croquetes estavam muito moles e eram difíceis de moldar e eu deixei a massa arrefecer durante uma hora. Achas que tenho que juntar mais farinha?
Olá,

1 hora não chega nem para amornar, a massa tem que ficar mesmo fria, então se for no verão tem que ir mesmo ao frigorifico durante algumas horas.

Beijinhos
24-10-2014, 22:32
53
Vou tentar para a proxima. Obrigado Neuza.
08-03-2016, 16:43
54
Estes croquetes são magníficos Neuza e muito fáceis de fazer... OBRIGADA BEIJINHOS...
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®