SaborIntenso.com
Publicado a 21-11-2013, 19:18
por Neuza Costa
Receita em video de Folhado de Bacalhau com Camarão
Ingredientes para 6 pessoas:
  • 1 retângulo de https://www.saborintenso.com/f25/massa-folhada-5348/ com aproximadamente 680g, com 1,5 cm de espessura, 25 cm de comprimento e 15 cm de largura.
  • 1 ovo batido
  • Farinha para polvilhar
  • 700g de bacalhau demolhado
  • 20 camarões cozidos, descascados e cortados em pedaços
  • 70g de manteiga
  • A parte branca de um alho francês pequeno cortado em rodelas
  • 1 dente de alho picado
  • 1 folha de louro partida ao meio
  • 2 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo sem fermento
  • 200 ml de leite
  • 200 ml de natas
  • Salsa picada
  • Sal q.b.
  • Noz-moscada q.b.
  • Pimenta q.b.
Preparação:

1. Com a ajuda de uma faca, marque um retângulo na massa, com 2 cm de diâmetro, como se fosse uma moldura.
Tenha uma atenção especial para que não corte a massa no fundo.

2. Num tabuleiro de ir ao forno, polvilhe com farinha e coloque a massa.
Pincele com ovo batido.
Se quiser, decore o centro do retângulo, com figuras feitas em massa folhada e pincele novamente.
Leve ao forno pré-aquecido nos 160º e deixe cozer durante 1 hora.

3. Entretanto, faça o recheio.
Numa panela com água a ferver, coloque o bacalhau a cozer durante 10 minutos.
Depois do bacalhau cozido, retire-o com uma escumadeira e deixe arrefecer.
Reserve a água de cozer o bacalhau.
Limpe o bacalhau de peles e de espinhas e desfie.

4. Num tacho, leve ao lume a manteiga, o alho francês, o alho picado e o louro.
Mexa e deixe refogar lentamente sem deixar alourar.
Quando o alho francês estiver bem refogado, retire as folhas de louro e adicione as 2 colheres de sopa de farinha.
Mexa.

5. Aos poucos e sem parar de mexer, adicione 200 ml de água de cozer o bacalhau, o leite e as natas.
Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Junte a salsa picada, o bacalhau e por fim o camarão.
Misture até que comece a borbulhar.

6. Passado 1 hora, retire a massa folhada do forno e delicadamente com uma faca, retire o topo da massa folhada.
Recheie a massa com o creme e tape com a tampa de massa folhada.

Para acompanhar este prato, utilize https://www.saborintenso.com/f22/esp...lteados-38851/, ou outro acompanhamento a gosto, como uma salada.
A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 4785 kcal | Lipídios: 307g | Hidratos de Carbono: 310g | Proteinas: 197g
Por pessoa: Calorias: 797,5 kcal | Lipídios: 51,2g | Hidratos de Carbono: 51,7g | Proteinas: 32,8g


Tempo de preparação: 1 hora e 10 minutos
Custo total: 9.50 € | Custo por pessoa: 1.58 €


Citação:
Na Ceia de Natal querem surpreender a família sem fugir ao tradicional bacalhau, esta é a receita ideal, é um prato que coloca qualquer mesa linda e inesquecível, o sabor é único e delicioso.
Para que o prato realmente seja perfeito a massa deverá ser caseira e não de compra.
Se quiserem podem acompanhar com https://www.saborintenso.com/f22/esp...lteados-38851/, grelos cozidos ou salteados, ou uma salada a gosto.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Folhado de Bacalhau com Camarão-folhado-bacalhau-camarao-1.jpg   Folhado de Bacalhau com Camarão-folhado-bacalhau-camarao-2.jpg   Folhado de Bacalhau com Camarão-folhado-bacalhau-camarao-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Folhado-de-Bacalhau-com-Camarão-SaborIntenso.pdf (74.4 KB, 690 visualizações)
Quem Fez
smsn.artes
  #1  
Antigo
21-11-2013, 21:09
2
mas o que é isto neuza adorei se de sabor for como de aspecto nossa beijinhos e obrigada aqui fico há espera de outras maravilhas e aguardo doces tambem
21-11-2013, 21:15
3
Postado Originalmente por Monica Teixeira Ver Post
mas o que é isto neuza adorei se de sabor for como de aspecto nossa beijinhos e obrigada aqui fico há espera de outras maravilhas e aguardo doces tambem
Sua gulosa, já tiveste docinho na segunda.
Mas amanhã e segunda há mais docinhos para os meus gulosos.

Obrigado minha querida.

Beijinhos
21-11-2013, 21:23
4
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Sua gulosa, já tiveste docinho na segunda.
Mas amanhã e segunda há mais docinhos para os meus gulosos.

Obrigado minha querida.

Beijinhos
pois sabes vou dizer-te um segredo adoro todas as tuas receitas e por mim recebi uma de doces e um belo prato sempre assim e varias receitas por dia pois adoro tudo aquilo que apresentas se visses a quantidade de receitas que aqui tenho guardadas mas claro nem sempre posso fazer mas todas serao feitas beijinhos querida e um MUITO OBRIGADA
21-11-2013, 22:15
5
Ola Neuza!Nossa que belo manjar nos apresentas...deixaste me com água na boca :-D
Não vou fazê-lo no Natal pq não sou eu que trato do jantar...mas vou fazer com certeza para um jantar especial!!!

Obrigada...tb sou como a Mónica...por mim podias por todos os dias pratos e doces pq eu fico completamente vidrada nas tuas receitas e as vou fazendo conforme posso!E ja fiz muitas!!!

Mts beijinhoss
22-11-2013, 01:40
6
Olà minha Querida Neuzinha

Hoooo, minha querida, é com muita Horra e Orgulho q digo o Pazer Imenso q tenho de pertencer a este teu cantinho do SI

Partilhas hoje aqui uma receitinha q é mesmo de uma Grande e digo bem, Grande Chef, q com toda a simplicidade a partinha com esta Familia

Neuzinha, fiquei mais uma vez Encantada com este teu Divino Bacalhao, a maneira de o apresentares e a receitinha em si, é de deixar os nossos Convidados, com um imenso prazer de Saberem q irao saborear uma Maravilha assim

Neuzinha, posso te confirmar q esta receitinha farà parte do meu menu de Natal

Obrigada, por tudo q nos das

Beijokinhas dos teus Gulosinhos
22-11-2013, 07:38
7
obrigada Alia somos 2 sempre há espera de maravilhas beijinhos
Postado Originalmente por Ália Cruz Ver Post
Ola Neuza!Nossa que belo manjar nos apresentas...deixaste me com água na boca :-D
Não vou fazê-lo no Natal pq não sou eu que trato do jantar...mas vou fazer com certeza para um jantar especial!!!

Obrigada...tb sou como a Mónica...por mim podias por todos os dias pratos e doces pq eu fico completamente vidrada nas tuas receitas e as vou fazendo conforme posso!E ja fiz muitas!!!

Mts beijinhoss
22-11-2013, 09:25
8
Vou experimentar concerteza ))) que belo manjar.

Obrigada Neuza
22-11-2013, 11:07
9
Que aspecto maravilhoso! Adoro!
22-11-2013, 11:49
10
Ficou espetacular Neuza, e com essas cores em volta ainda melhor
Pena que aqui nao sei onde encontrar a dita margarina para fazer a massa folhada
Mesmo assim vou ver se encontro nos supermercados.
Obrigado pela partilha
22-11-2013, 12:35
11
Que aspecto delicioso... vou ter que experimentar!
22-11-2013, 16:21
12
Está com uma linda apresentação, mas para mim é sem camarão e também dispenso a opção dos espargos.
Tirando isso deve estar excelente e eu gosto muito de bacalhau.

Beijinhos
22-11-2013, 17:13
13
Postado Originalmente por Ália Cruz Ver Post
Ola Neuza!Nossa que belo manjar nos apresentas...deixaste me com água na boca :-D
Não vou fazê-lo no Natal pq não sou eu que trato do jantar...mas vou fazer com certeza para um jantar especial!!!

Obrigada...tb sou como a Mónica...por mim podias por todos os dias pratos e doces pq eu fico completamente vidrada nas tuas receitas e as vou fazendo conforme posso!E ja fiz muitas!!!

Mts beijinhoss
Olá Ália,

faz que não te vais arrepender é uma delicia.

Obrigado pela mensagem.

Beijinhos doces.
22-11-2013, 17:19
14
Postado Originalmente por sanvivi Ver Post
Olà minha Querida Neuzinha

Hoooo, minha querida, é com muita Horra e Orgulho q digo o Pazer Imenso q tenho de pertencer a este teu cantinho do SI

Partilhas hoje aqui uma receitinha q é mesmo de uma Grande e digo bem, Grande Chef, q com toda a simplicidade a partinha com esta Familia

Neuzinha, fiquei mais uma vez Encantada com este teu Divino Bacalhao, a maneira de o apresentares e a receitinha em si, é de deixar os nossos Convidados, com um imenso prazer de Saberem q irao saborear uma Maravilha assim

Neuzinha, posso te confirmar q esta receitinha farà parte do meu menu de Natal

Obrigada, por tudo q nos das

Beijokinhas dos teus Gulosinhos
Sandinha minha querida que estás tão longe ai no frio e no meio desse mundo mágico, mas perto do meu coração.
Essas tuas palavra são sempre tão boas de ler que qualquer dia obrigo-te a vieres cá comentar todos os dias.
Espero que esteja tudo bem com os meus gulosos, beijos grandes para todos.

E em relação à receita podes fazer para a ceia de Natal que não te vais arrepender, é de comer e chorar por mais e faz uma mesa muito bonita.
22-11-2013, 17:20
15
Postado Originalmente por Mariana Marques Ver Post
Vou experimentar concerteza ))) que belo manjar.

Obrigada Neuza
Obrigado pela mensagem Mariana.

Beijinhos
22-11-2013, 17:27
16
Postado Originalmente por Susana Simoes Ferrao Ver Post
Ficou espetacular Neuza, e com essas cores em volta ainda melhor
Pena que aqui nao sei onde encontrar a dita margarina para fazer a massa folhada
Mesmo assim vou ver se encontro nos supermercados.
Obrigado pela partilha
Olá Susana,

olha realmente pergunto me várias vez porque é que não vendem a maldita margarina para folhados nos supermercados normais, lembro-me quando era pequena existia em todo lado e simplesmente deixaram de vender.
Não é por falta de variedade existe várias marca, Chef, Vaqueiro e existe embalagens de vários formatos e ainda existe margarina para massa folhada ou meia folhada, mas só em supermercados tipo a Makro.

Isto para te dizer caso não encontres podes fazer com margarina normal, nunca fiz mas muitos membros já fizeram com margarina normal e resulta na perfeição.

Obrigado pela mensagem e beijinhos
22-11-2013, 17:27
17
Postado Originalmente por Sara Oliveira Ver Post
Que aspecto delicioso... vou ter que experimentar!
Obrigado Sara pela mensagem.

Beijinhos
22-11-2013, 20:29
18
Postado Originalmente por Susana Simoes Ferrao Ver Post
Ficou espetacular Neuza, e com essas cores em volta ainda melhor
Pena que aqui nao sei onde encontrar a dita margarina para fazer a massa folhada
Mesmo assim vou ver se encontro nos supermercados.
Obrigado pela partilha
Provavelmente no Achuan, ou então nas pastelarias portuguesas eles te vendam.
23-11-2013, 13:26
20
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Susana,

olha realmente pergunto me várias vez porque é que não vendem a maldita margarina para folhados nos supermercados normais, lembro-me quando era pequena existia em todo lado e simplesmente deixaram de vender.
Não é por falta de variedade existe várias marca, Chef, Vaqueiro e existe embalagens de vários formatos e ainda existe margarina para massa folhada ou meia folhada, mas só em supermercados tipo a Makro.

Isto para te dizer caso não encontres podes fazer com margarina normal, nunca fiz mas muitos membros já fizeram com margarina normal e resulta na perfeição.

Obrigado pela mensagem e beijinhos
Olà Neuza
Pois é, tambem nao sei porquê.
Vou primeiro ver no supermercado Auchan como disse o Glutao, à imensas qualidades jà vi que ele conhece um pouco do Luxembourgo.
Quem sabe tenho um pouco de sorte.
Gostava era de saber com quanta quantidade de matéria gorda devo comprar.
Obrigado e beijinhos
23-11-2013, 13:31
21
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Provavelmente no Achuan, ou então nas pastelarias portuguesas eles te vendam.
Jà vi que o Sr. Glutao conhece um pouco do Luxembourgo.
Vou sim ver nesse supermercado tem imensas qualidades de margarinas.
Obrigado Glutao
25-11-2013, 01:05
22
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Sandinha minha querida que estás tão longe ai no frio e no meio desse mundo mágico, mas perto do meu coração.
Essas tuas palavra são sempre tão boas de ler que qualquer dia obrigo-te a vieres cá comentar todos os dias.
Espero que esteja tudo bem com os meus gulosos, beijos grandes para todos.

E em relação à receita podes fazer para a ceia de Natal que não te vais arrepender, é de comer e chorar por mais e faz uma mesa muito bonita.
Hoooo minha Neuzinha, tu sabes q te digo o mesmo estas sempre no meu coraçao mesmo se estamos longe

comentar as Tuas receitinhas para mim é um imenso prazer e nao percisas de me "Obrigar" a vir aqui comentar todos os dias, pois como sabes fasso-o com todo o Carinho e Coraçao, pois so digo o q é, o q nos dàs todos os dias e os miminhos q partilhas com muito Amor, aqui todos os dias tb

Obrigada minha Querida os teus Gulosinhos estao bem sim

Neuzinha nao tenho qualqiuer Duvida desta receitinha ser algo de Fantastico sei q vamos nos Regalar imensamente e prometo fazer uma Belissima messa

Obrigada a Ti Neuzinha e pelas tuas tao e carinhosas palavras tb

Beijokinhas grandes grandes para voces e dos Gulosinhos tb
26-11-2013, 11:59
23
Colorido, lindo, saboroso, apetitoso... numa palavra: divinal
Parabéns Neuza
09-12-2013, 20:45
24
ola

eu fiz e ficou uma delicia!!

Neuza, obrigada pela partilha

bj
smsn.artes
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®