SaborIntenso.com
Publicado a 06-05-2009, 00:08
por Neuza Costa
Receita em video de Rissóis de Camarão
Ingredientes para 45 rissóis:

Para a Massa:
  • 450 g de farinha de trigo tipo 55 sem fermento
  • 650 ml de água
  • 100 g de manteiga
  • 1 casca de limão
  • Sal
Para o recheio:
  • 1 kg de camarão
  • 1 litro de água
  • 1 cebola picada
  • 100 g de manteiga
  • 125 g de farinha de trigo tipo 55 sem fermento
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • Salsa picada
  • 250 ml de leite
  • 1/2 limão
  • Sal, Pimenta e Noz-moscada de preferência moídas na hora
Para fritar:
  • 3 ovos
  • Pão ralado
  • Farinha de trigo para polvilhar
  • Óleo para fritar
Preparação:

1. Comece por favor o recheio.
Numa panela, coloque a água, um pouco de sal e deixe ferver.
Coloque os camarões a cozer.
Logo que comecem a ferver, retire-os com uma escumadeira para um prato.
Reserve o caldo.

2. Descasque os camarões.

3. Pique 10 camarões na picadora.

4. Num tacho, leve ao lume a manteiga com a cebola.
Mexa até que comece a alourar.
Junte a farinha de uma só vez.
Mexa bem.
Adicione alternadamente o caldo e o leite aos poucos, mexendo sempre.
De seguida, junte a polpa de tomate e os camarões picados.
Tempere com umas gotas de limão, pimenta e noz-moscada.

5. Junte os restantes camarões e a salsa picada.
Mexa muito bem e quando estiver a borbulhar, retire.
Deixe arrefecer, até que o creme fique morno.

6. Entretanto, prepare a massa.
Numa panela, leve ao lume a água, um pouco de sal, a manteiga e a casca de limão.
Quando estiver a ferver, retire a casca de limão e junte a farinha de uma só vez.
Mexa com uma colher ou com uma batedeira até que a massa descole do fundo da panela.

7. Polvilhe a bancada com farinha.
Polvilhe também uma travessa grande com farinha.

8. Estenda a massa finamente com um rolo e espalhe sobre ela, pequenas colheres de creme.
Dobre a massa e corte os rissóis com a ajuda de um copo largo ou um cortador de rissóis.
Repita o processo até que acabe a massa e o recheio.

9. Parta os ovos para um prato e bata com um garfo.
Passe os rissóis por ovo batido e escorra bem.
Passe-os muito bem pelo pão ralado.

10. Frite os rissóis de ambos os lados em óleo quente.
Depois de fritos, retire-os para um prato com papel absorvente.
Caso não queira utilizar os rissóis todos de uma vez, congelá-los depois de panados.
Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 5577 kcal | Lipídios: 243g | Hidratos de Carbono: 530g | Proteinas: 115g
Por rissól: Calorias: 124 kcal | Lipídios: 5,4g | Hidratos de Carbono: 11,8g | Proteinas: 2,6g


Tempo de preparação: 1 hora e 30 minutos


Citação:
Estes salgadinhos são os preferidos da maioria. Perfeitos para petiscos, lanches, festas ou como refeição acompanhados por um arroz ou uma salada a gosto.
Se quiser, pode congelar depois de panar e assim fritar apenas alguns de cada vez.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Rissóis de Camarão-rissois-camarao-2.jpg   Rissóis de Camarão-rissois-camarao-1.jpg   Rissóis de Camarão-rissois-camarao-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Rissóis-de-Camarão-SaborIntenso.pdf (94.7 KB, 4268 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Rissóis-de-Camarão-FOTO-SaborIntenso.pdf (128.2 KB, 3831 visualizações)
Quem Fez
sugar cookieglutaoSusana Simoes FerraoAurea SáMadalena MoraisSandra LopesLiliana PintoAnabela Silva
 
Antigo
28-05-2011, 09:37
31
Obrigada por esta receita. Fiz pela primeira vez rissóis, e com a ajuda da sua receita, ficaram deliciosos. Muito obrigada pela sua preciosa ajuda Bjs
15-06-2011, 01:02
32
Ola! Quanto e' uma tigela?

Obrigada

Teresa
28-06-2011, 10:17
33
Quero muito ver este video e não consigo , ele não arranca ..... Podem ajudar-me????
07-07-2011, 19:58
34
Olá Neuza,
Eu nunca fiz rissóis mas ultimamente ando com vontade de experimentar .
No entanto tenho uma dúvida quanto à massa. Nesta receita referes 400 g de farinha + 650 ml água + 60 gr margarina. No entanto nos rissóis de camarãos referes 1 tigela de farinha + 1 tigela de água + 100 gr de margarina.
Pensei que tinha ser a mesma medida em água e farinha, mas nesta receita fazes diferente, ou a medida acaba por ser a mesma? Qual a medida dessa tigela que usaste?
Gostava de saber qual a melhor opção ou se vai dar ao mesmo .
Também gostava de saber se posso substituir metade da água por leite, sei quem usa e prefere. Qual a tua opinião?
Muito obrigada Chef
07-07-2011, 20:06
35
Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Olá Neuza,
Eu nunca fiz rissóis mas ultimamente ando com vontade de experimentar .
No entanto tenho uma dúvida quanto à massa. Nesta receita referes 400 g de farinha + 650 ml água + 60 gr margarina. No entanto nos rissóis de camarãos referes 1 tigela de farinha + 1 tigela de água + 100 gr de margarina.
Pensei que tinha ser a mesma medida em água e farinha, mas nesta receita fazes diferente, ou a medida acaba por ser a mesma? Qual a medida dessa tigela que usaste?
Gostava de saber qual a melhor opção ou se vai dar ao mesmo .
Também gostava de saber se posso substituir metade da água por leite, sei quem usa e prefere. Qual a tua opinião?
Muito obrigada Chef
Qd fizeres vê lá se te lembras de mim
07-07-2011, 21:11
36
Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Olá Neuza,
Eu nunca fiz rissóis mas ultimamente ando com vontade de experimentar .
No entanto tenho uma dúvida quanto à massa. Nesta receita referes 400 g de farinha + 650 ml água + 60 gr margarina. No entanto nos rissóis de camarãos referes 1 tigela de farinha + 1 tigela de água + 100 gr de margarina.
Pensei que tinha ser a mesma medida em água e farinha, mas nesta receita fazes diferente, ou a medida acaba por ser a mesma? Qual a medida dessa tigela que usaste?
Gostava de saber qual a melhor opção ou se vai dar ao mesmo .
Também gostava de saber se posso substituir metade da água por leite, sei quem usa e prefere. Qual a tua opinião?
Muito obrigada Chef

Olá Raquel,

na receita está o correcto é uma tigela igual de farinha e de água, mas era uma medida que fazia confusão a muita gente por isso tive de medir quanto é que levava ao certo a tigela, dai as medidas.
É exactamente a mesma coisa.
Podes substituir metade do liquido por leite, nunca experimentei mas deve ficar bom.

Beijinhos
08-07-2011, 09:36
37
ola neuza obrigada pela receita a muito tempo que estava com vontade de fazer rissoes mas nao vi onde esta escrito a medida exata da farinha e agua pq nao tenho tigela do mesmo tamanho obrigada bjs!
08-07-2011, 13:45
38
Postado Originalmente por magali Ver Post
ola neuza obrigada pela receita a muito tempo que estava com vontade de fazer rissoes mas nao vi onde esta escrito a medida exata da farinha e agua pq nao tenho tigela do mesmo tamanho obrigada bjs!

400 g de farinha + 650 ml água
08-07-2011, 19:38
39
Obrigada Neuza,
Fiquei totalmente esclarecida
Agora só falta por as mãos na massa
08-07-2011, 20:18
40
Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Obrigada Neuza,
Fiquei totalmente esclarecida
Agora só falta por as mãos na massa

Traz os rissóis, tenho aqui uma Esteva para acompanhar, näo sei se gostas?
27-07-2011, 12:04
41
Olá Neuza!

Pode dizer-me com que tipo de farinha faz para a massa dos rissóis?

Nunca fiz rissóis e gostava de saber qual a melhor farinha a utilizar?

Obrigada
22-08-2011, 15:51
42
Olá Neuza!
Experimentei esta receita e deu-me algum trabalho a fazer... quando dizes no recheio 1 L de água, e depois no procedimento dizes "junte o caldo", esse caldo é o "1 L de água?" o meu recheio ficou muito líquido e tive que engrossar durante algum tempo. Depois na massa, aprendi que se a amassar-mos durante mais tempo é mais facil de manusear, mas não consigo fazer com que fique fininha.... mais algumas dicas? Parabéns pelo seu trabalho!
16-09-2011, 11:01
43
neuza kuando refere uma tigela de farinha é kuantas gramas d farinha ? obrigado
15-11-2011, 14:13
45
Ola, aqui volto outra vez para vos dizer que estes rissois sao muito bom, quando tenho um tempinho là estou eu a fazer rissois. Experimentem porque sao uma delicia esta ultima vez fiz imensos, agora quando tenho visitas là vou eu ao congelador buscar uns rissois, e depois é so fritar.
27-11-2011, 19:37
46
Os meus rissóis, adorei
Fotografias
Rissóis de Camarão-26112011005.jpg   Rissóis de Camarão-26112011001.jpg  
06-12-2011, 20:48
47
Também fiz estes rissois da receita da Neuza mas com poucas alterações. Não coloquei tomate, pus um pouco de pó de caldo de marisco, não misturei os camaõres todos na massa. Cortei-os ao meio e coloquei a massa com 1/2 de um no rissol; assim tricamos qq coisa, eheheh. De resto fiz um copy paste da Neuza. De qq maneira a explicação com video está como sempre fantástica. Obrigado, Neuza.
05-03-2012, 19:46
49
Olá Neuza!

Este sábado vamos fazer rissóis aqui em casa, a minha mãe sempre fez, e sempre da mesma maneira, mas eu mostrei a tua receita e ela gostou, mas disse que não iria por polpa de tomate do cheio que isso roubava sabor ao recheio. Qual a tua opinião?

Obrigado!

Cumprimentos
05-03-2012, 20:38
50
Postado Originalmente por joao.gaboleiro Ver Post
Olá Neuza!

Este sábado vamos fazer rissóis aqui em casa, a minha mãe sempre fez, e sempre da mesma maneira, mas eu mostrei a tua receita e ela gostou, mas disse que não iria por polpa de tomate do cheio que isso roubava sabor ao recheio. Qual a tua opinião?

Obrigado!

Cumprimentos
Olá João,

A receita leva pouco tomate porque a intenção é lhe dar cor e não sabor, por isso não sabe a tomate.

Beijinhos
10-03-2012, 21:13
51
Olá!

Fiz os rissóis de camarão tal como tinha planeado.

A minha Mãe diz que os Rissóis da Neuza sabem melhor porque têm um recheio mais apetitoso.

No total deu para fazer 37 Rissóis, mas a massa quase não chegava, por isso fizemos batota, chegamos a por dois camarões num único rissol . Fica melhor assim.

A minha Mãe disse-me que na receita que costumava fazer utilizava metade leite, e metade agua para fazer a massa, Mas quando provou os rissóis disse que não nota diferença nem no sabor nem na textura da massa mesmo sem o leite.

.

Cumprimentos
14-04-2012, 00:56
52
Realmente são deliciosos... O recheio é mesmo mt bom, mas como só tinha miolo de camarão não estive a comprar e a cozer, só adaptei um pouco, mas sairam muito bons. Só tive foi um pequeno problema com eles.... Quando estava a fritar alguns abriram e respingavam muito (o recheio chegava a sair e tudo)
Alguem poderá dizer o que fiz de errado? (sim também apertei as pontas como a Neusa, mas...). Ou sabem de algum segredo para eles não abrirem?
Obrigada a todos!
15-04-2012, 15:49
53
Segui a receita à risca e ficaram deliciosos!

Parabéns pelo vosso trabalho!
15-04-2012, 16:52
54
boa tarde ...ontem fiz a receita de rissois de camarao e ficaram um expetaculo ," que delicia " disse-me a minha filha com 8 anos fico sempre grato por poder agradar a quem amo......obrigado saborintenso
21-04-2012, 18:17
55
ola neuza primeiro de tudo agradecer estas receitas tao boas a seguinte pregunta e se me poderias dizer a receita das papas de sarrabulho e os pasteis de chaves obrigada
03-08-2012, 21:30
57
Obrigada. Andava à procura de uma receita de rissois e é mesmo esta que vou experimentar
25-10-2012, 11:34
58
Ola ontem fiz rissóis, mas fiz com farinha branca de neve super fina, o pacote é vermelho, mas fiquei na dúvida se é a mais indicada, poderá me ajudar, qual a farinha mais indicada para a massa? ou se esta é boa para o efeito?

Obrigada!
26-10-2012, 21:21
59
Em relação á sua dúvida, tenho sempre feito com qq farinha. Não sei bem qual as diferenças entre elas. Quanto aos rissois, sempre ficaram bem.
09-04-2013, 16:11
60
Ola Neuza..posso fazer esta receita com peixe? È so mesmo trocar os camaroes por peixe? Beijocas
 
LinkBack (4) Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®