SaborIntenso.com
Publicado a 05-11-2009, 21:56
por Neuza Costa
Receita em video de Arroz Doce
Ingredientes para 12 pessoas:
  • 250g de arroz carolino
  • 450g de açúcar
  • 6 gemas de ovo
  • 3 cascas de limão
  • 2 paus de canela
  • 50g de manteiga
  • 0,5 l de água
  • 1 chávena de chá de leite
  • 1700 ml de leite
  • Sal q.b.
  • Canela em pó q.b.
Preparação:

1. Numa panela, leve ao lume a água e o arroz.
Tempere com um pouco de sal e deixe cozer até a água secar.

2. Depois da água evaporar, junte a manteiga, as cascas de limão, os paus de canela e o leite.
Mexa e deixe cozer durante 30 minutos. Mexa de vez em quando para não agarrar no fundo.
Passado os 30 minutos acrescente o açúcar.

3. Dissolva as gemas com a chávena de leite.
Enquanto mexe, junte as gemas ao arroz e quando começar a borbulhar apague o lume.

4. Depois de servido em taças, leve o arroz doce ao frigorifico.
Depois de frio, polvilhe com canela e está pronto a servir.

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 4274 kcal | Lipídios: 102g | Hidratos de Carbono: 756g | Proteinas: 97g
Por pessoa: Calorias: 267,1 kcal | Lipídios: 6,4g | Hidratos de Carbono: 47,3g | Proteinas: 6,1g


Tempo de preparação: 1 hora

Citação:
Sem duvida uma das melhores sobremesas portuguesas. Amada por muitos não pode faltar na mesa de Natal.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Arroz Doce-arroz-doce.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Arroz-Doce-SaborIntenso.pdf (95.3 KB, 3445 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Arroz-Doce-FOTO-SaborIntenso.pdf (145.7 KB, 3125 visualizações)
Quem Fez
Teresa AraujojcarlosgracaMarisa DiasCatia MartinhoGoriMNevesSandra A.tanuxa
  #1  
Antigo
05-11-2009, 23:43
2
Ola Neuza!! Ainda hoje estava a pensar quando é que seria que irias passar uma receita aqui no site de arroz doce e afinal parece que leste o meu pensamento pois é um doce que eu adoro, o qual já tentei fazer mas nunca me saiu bem por causa da cozedura do arroz.. ou fica muito mole ou então muito duro! Enfim Mas como sou uma pessoa muito persistente comigo próprio, la vou eu mais uma vez fazer arroz doce , mas vou seguir à risca todas as tuas dicas no vídeo. Agora uma pergunta que eu te faço é a seguinte!! No video quando dizes "Numa panela, levar ao lume a água e o arroz" o arroz tem que ser previamente lavado ou não é necessário? E a água ja tem que estar a ferver ou liga-se só o lume após se ter posto a água na panela com o arroz?

Obrigado
06-11-2009, 15:25
3
Ola Neuza!! Se fosse possível gostaria que me respondesses às minhas duas dúvidas de ontem, uma vez que agora no fim de semana vou tentar fazer o arroz doce. No video quando dizes "Numa panela, levar ao lume a água e o arroz" o arroz tem que ser previamente lavado ou não é necessário? E a água ja tem que estar a ferver ou liga-se só o lume após se ter posto a água na panela com o arroz?

Obrigado!!
06-11-2009, 15:34
4
Postado Originalmente por RicardoRodrigues Ver Post
Ola Neuza!! Se fosse possível gostaria que me respondesses às minhas duas dúvidas de ontem, uma vez que agora no fim de semana vou tentar fazer o arroz doce. No video quando dizes "Numa panela, levar ao lume a água e o arroz" o arroz tem que ser previamente lavado ou não é necessário? E a água ja tem que estar a ferver ou liga-se só o lume após se ter posto a água na panela com o arroz?

Obrigado!!
Olá Ricardo, assim de cabeça a lavagem do arroz é opcional, no video foi lavado. A água no video foi colocada fria com o arroz. A Neuza depois confirma, mas penso ser isso.
06-11-2009, 19:19
5
Olá Ricardo,

como o Sandro disse, a lavagem do arroz é opcional, eu passei apenas por uma água.
E a água de cozer o arroz estava fria, mas tanto pode ser fria como a ferver.

Depois conta como correu!!
06-11-2009, 19:56
6
Olá Neuza,

Será que posso substituir a agua por leite?

Obrigada!
06-11-2009, 21:05
7
Olá FMTeves,

é preferível usar a água para o arroz abrir melhor, não é que o leite não dê resultado, mas será muito mais demorado, e talvez não fique tão bom.
07-11-2009, 22:43
8
Ola Neuza!! Cá estou eu de novo e desta vez já sem dúvidas acerca de como se faz arroz doce de facto desta vez correu optimamente.. Ficou divinal. Mas como aqui em casa somos apenas dois, em vez de fazer a receita para 12 pessoas, somente fiz para 6 pessoas e claro fiz os ingredientes todos por metade

Obrigado pelos esclarecimentos tanto teus como do Sandro
08-11-2009, 20:36
9
Ola Neuza,
Gosto muito das tuas explicações para todas as receitas, é, és uma grande ajuda
beijinhos
09-11-2009, 11:53
10
Já tente fazer arroz doce duas vezes nos últimos 15 dias com uma receita do chefe Silva e até agora ainda não acertei. Ficou sempre duro - muito pouca água...

O meu marido, que estava todo entusiasmado para provar arroz doce, já perdeu o entusiasmo.

Em breve vou tentar esta receita. Ou vai ou racha. A Neuza é que pode salvar isto.

Eu voltarei para contar como correu.
09-11-2009, 12:08
11
Tem que ir Tika, este para 12 pessoas desapareceu em 3 dias .
09-12-2009, 12:24
13
Ola!
Sempre ouvi dizer que o leite nao coze!
É verdade?
28-12-2009, 14:55
14
Finalmente o meu arroz doce ficou bem! Devia ter tirado do lume um bocadinho mais cedo para ficar mais humidozinho.



Usei a receita da Neuza, só cortei um pouquinho ao açucar.
Todos quiseram provar e toda a gente adorou.
Obrigada Neuza, uma vez mais. A sua receita foi a chave do meu sucesso.
05-01-2010, 14:31
15
Olá Neuza, posso contar-te um segredo?(mas não digas a ninguém que até parecia mal)
Estou casada à 20 anos e o meu marido é fã de arroz doce, eu por acaso não aprecio muito e, para lhe agradar hehehe confesso que tentei muitas vezes fazer o bem dito do arroz doce mas, para meu desgosto, saía-me sempre mal, ou encruado ou espapaçado, queimado, enfim de tudo um pouco, tudo menos sair bom hehehe. Ele coitado lá viu que eu era perfeita mas nem tanto e, se queria comer bom arroz doce tinha de ser em restaurantes. Juro que tentei muitas vezes Neuza......mas e nas histórias há sempre um mas, por causa do suspense hehehe, como ía a contar , mas um dia vi a tua receita em video, fiz e voilá, SAIU-ME BEM, SUPER BEM, DELICIOSO, hehehe acho até que com isso garanti mais 20 anos de casamento, hihihihi.
Por tudo isto quero agradecer-te e deixar aqui uma beijoka, ah o meu maridão agradece também por esse milagre, SANTA NEUZA diz ele hehehe.
Jinhos
05-01-2010, 20:18
16
Olá Marina,

está descansada que o segredo fica bem guardado.
Eu também tenho uma história com o arroz doce, a primeira vez que fiz para o Sandro no principio de namoro, não chegou a sair da panela, comeu a panela toda quente, acabadinho de fazer, e olha que a dose era esta mesmo para 12 pessoas.
Não sei se foi pelo arroz doce, mas a verdade é que resultou já lá vão 15 anos e ele continua a falar do arroz doce como se tivesse sido a melhor coisa que comeu na vida.


Beijinhos
05-01-2010, 20:23
17
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Marina,

está descansada que o segredo fica bem guardado.
Eu também tenho uma história com o arroz doce, a primeira vez que fiz para o Sandro no principio de namoro, não chegou a sair da panela, comeu a panela toda quente, acabadinho de fazer, e olha que a dose era esta mesmo para 12 pessoas.
Não sei se foi pelo arroz doce, mas a verdade é que resultou já lá vão 15 anos e ele continua a falar do arroz doce como se tivesse sido a melhor coisa que comeu na vida.

Beijinhos
Télé a fomeca, realmente estava muito bom e 12 doses souberam a pouco
10-01-2010, 16:05
18
bem fiz agora esta receita e esta simplesmente DIVINAL!!
provei agora que esta morno que é como gosto mais xD hihih


Obrigada Neuza e Sandro!

Sao os maiores!
11-01-2010, 20:44
19
bem o meu pai que ta sempre a dizer que os meus bolos nunca saem bem, nao para de me elogiar!!

PERFEITO!! =D

Recomendo vivamente a toda a gente que queira um arroz doce, cremoso e delicioso!
18-01-2010, 21:10
20
Boas.

Eu já comi um arroz doce divinal, mas feito com leite creme.

Neuza, se eu o quiser fazer com leite creme, como e quando, ponho o leite creme?

Obrigado.
03-02-2010, 20:34
21
ola neuza posso por outra coisa em vez dos ovos?
beijinhos
04-02-2010, 11:52
22
Olá nina,

pode não por os ovos, mas tem de reduzir um pouco no leite e deixar mais tempo ao lume até o arroz doce ficar cremoso.

Beijinhos
08-03-2010, 12:25
24
Graças a ti bou.me tornar uma coxinheira melhor.
obrigada pelas receitas fantasticas e simples.
08-03-2010, 12:44
25
Simplesmente...divinal...
Obrigado por mais uma receita 5* neuza.
24-04-2010, 18:21
26
Neuza...ja o fiz novamente, neste momento está na parte dos 30min com o leite...ja deve estar a acabar...
obrigado
beijinhos
18-05-2010, 16:31
27
Postado Originalmente por koffi Ver Post
Boas.

Eu já comi um arroz doce divinal, mas feito com leite creme.

Neuza, se eu o quiser fazer com leite creme, como e quando, ponho o leite creme?

Obrigado.
ola , eu costumo fazer o meu arroz doce com leite creme e costumo po lo depois de por o leite e o açucar, para ai 5 ou 10 minutos antes de apagar o lume, deixo ferver um pouco para engrossar,mas eu misture o leite creme em pó(cerca de 2 saquetas, fica muito amarelo)com um pouco do leite morno numa tacinha.beijinhos
17-06-2010, 17:52
28
Ola Neuza, fiz a receita do arroz doce, e saiu perfeito...esta divinal.
parabens pelas excelentes receitas.
04-09-2010, 13:24
29
Eu também não ponho os ovos, eu ponho pubim de baunilha.
Fica mesmo divinal uma coisa do outro mundo.

Beijocas
25-09-2010, 15:29
30
Ola Neuza,tudo bem?
Tenho muitas boas lembranças do arroz doce e vou-te contar porque;
a minha avó que deus tem,era uma grande cozinheira,mas o que ela mais adorava era arroz doce,lembra-me que de miuda havia sempre arroz doce cá em casa,a casa estava sempre com aquele cheirinho a arroz doce quando se esta a fazer,lol.
Eu nunca me atrevi a fazer,pois tinha medo que me acontece-se o mesmo que há Tika.
Mas como tu tambem es uma grande cozinheira e ja fiz muitas das tuas receitas e foram todas um sucesso,agora decidi-me a fazer!,e esta neste momento o leite a ferver,faltam apenas 5 minutos para lhe pôr o açucar.
Muito obrigado Neuza e Sandro pela voça ajuda,(pois sou um desastre na cozinha),e graças há Neuza agora posso fazer cozinhados que antes nem me passava pela cabeça faza-los.
Muito obrigada!!!,uma beijoka muito grande
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®