SaborIntenso.com
Publicado a 10-12-2009, 00:58
por Neuza Costa
Receita de natal em video de Azevias de Grão
Ingredientes para 26 azevias:
  • 600g de farinha
  • 60g de banha
  • 40g de margarina
  • 50 ml de aguardente
  • Raspa de uma laranja
  • Sumo de uma laranja
  • 200 ml de água morna
  • 1 pitada de sal
  • 400g de grão cozido feito em puré
  • 350g de açúcar
  • Raspa de um limão
  • 8 gemas de ovo
  • 3 colheres de sopa de https://www.saborintenso.com/f23/doc...ila-gila-1047/
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • Açúcar para polvilhar
  • Óleo para fritar
Preparação:

1. Numa tigela, amasse muito bem a farinha, a pitada de sal, a banha, a margarina, a raspa de laranja, a aguardente e o sumo de laranja.
Enquanto amassa, junte aos poucos a água morna.
Amasse até que a massa fique macia e elástica.
Caso a massa fique muito mole, acrescente um pouco de farinha.
Pode acontecer devido às diferentes farinhas utilizadas, pois algumas absorvem mais liquido que outras, dependendo da marca.
Deixa a massa em repouso durante 30 minutos.

2. Num tacho, leve ao lume um pouco de água, o açúcar e a raspa de limão.
Mexa e deixe ferver 2 minutos.
Junte o puré de grão e a canela.
Mexa muito bem.
Depois de tudo bem misturado, junte o doce de chila e as gemas mexidas.
Mexa até o creme engrossar e quando começar a fazer estrada no fundo do tacho, retire do lume e deixe arrefecer.

3. Polvilhe bem a bancada com farinha e coloque a massa sobre ela.
Polvilhe a massa com farinha e estenda-a com o rolo da massa.
Sobre a massa, coloque uma colher de recheio.
Dobre a massa como quem faz rissóis e corte apertando bem nos bordos.

4. Frite de ambos os lados em óleo quente.
Retire para um prato com papel absorvente.

5. Passe as azevias por açúcar.
E estão prontas a servir.

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 5748 kcal | Lipídios: 101g | Hidratos de Carbono: 1007g | Proteinas: 110g
Por pessoa: Calorias: 229,9 kcal | Lipídios: 4,04g | Hidratos de Carbono: 40,3g | Proteinas: 4,4g


Tempo de preparação: 1 hora e 20 minutos


Citação:
As azevias são dos fritos de natal mais gulosos, mas também dos mais trabalhosos.
Tenham atenção para que a massa não fique muito dura e fria, pois será mais difícil de a trabalhar.
Se quiserem podem congelar antes de fritar.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Azevias de Grão-azevias-grao-1.jpg   Azevias de Grão-azevias-grao-2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Azevias-de-Grão-SaborIntenso.pdf (98.8 KB, 894 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Azevias-de-Grão-FOTO-SaborIntenso.pdf (147.2 KB, 1057 visualizações)
Quem Fez
Margarida MaiaMargarida MaiaSandra A.glutaoglutao
  #1  
Antigo
10-12-2009, 01:34
2
Neuza,

Obrigada por mais uma deliciosa receita.
De certeza que esta vou exprimentar fazer.
bjs.
10-12-2009, 02:10
3
Que maravilha, o recheio parece óptimo, vou exprimentar bjs
10-12-2009, 14:31
5
Olá a todos,

gostaria de acrescente o facto de poderem congelar as azevias antes de as fritarem, tal e qual com os rissóis, com atenção especial para não se sobreporem umas nas outras, pois seria uma catástrofe.
Portanto mesmo antes de as fritarem não coloquem umas por cimas das outras.

obrigado e beijinhos.
10-12-2009, 22:39
6
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmm.....

Deliciosas!
11-12-2009, 11:46
7
Eu adoro azevias e vou experimentar, quando era pequenino pedia à minha mãe para fritar só a massa das azevias sem o recheio e punha mel por cima adoro. E faliz natal a todos.
11-12-2009, 22:37
8
boa noite Neuza,
eu adoro azevias de grão, mas gostaria de saber como fazes o puré de grão como tiras as peles do grão .
obrigado
13-12-2009, 13:17
9
Postado Originalmente por teco43043 Ver Post
boa noite Neuza,
eu adoro azevias de grão, mas gostaria de saber como fazes o puré de grão como tiras as peles do grão .
obrigado
É só passar normalmente no passe-vite com casca.
A casca fica praticamente toda no passe-vite.

Abraço.
13-12-2009, 23:34
10
O peso do Grao e antes de cozinhar ou depois de estar em pure?
13-12-2009, 23:46
11
Postado Originalmente por anapina Ver Post
O peso do Grao e antes de cozinhar ou depois de estar em pure?
O peso do grão é já cozido, foi utilizado grão de lata cozido.
26-01-2010, 07:18
12
Achei este site por esses dias, olá meu nome é Alini, gostei muito dessa receita, alguém poderia me dizer o que é grão? Sou do Brasil e estou à aprender algumas palavras que não são as mesmas aqui, por acaso seria amendoim?
26-01-2010, 11:27
13
Postado Originalmente por Alini Ver Post
Achei este site por esses dias, olá meu nome é Alini, gostei muito dessa receita, alguém poderia me dizer o que é grão? Sou do Brasil e estou à aprender algumas palavras que não são as mesmas aqui, por acaso seria amendoim?
Olá Alini,

Podes ver aqui na wiki o que é Grão: Grão-de-bico - Wikipédia, a enciclopédia livre

Outros termos que possas não entender, podes consultar a lista de equivalências Portugal - Brasil aqui: https://www.saborintenso.com/f45/equ...al-brasil-793/

Um abraço.
27-01-2010, 07:48
14
Obrigada por tua explicação, agora entendi, aqui tem bastante grão-de-bico, estou amando as receitas e aprendendo coisas novas, aqui no Brasil não usamos o grão para doces, na maioria das vezes só nos salgados.
18-03-2010, 09:03
15
Ontem descobri este site, e estou a adorar.
Tenho aprendido muito com os seus vidios e até já recomendei o site.

Bjs

Helena Almeida
09-12-2010, 15:27
16
Antes de mais nada, quero felicitar-vos por este site, estou adorando. Vou experimentar a fazer as azevias com grao. Que saudades...... Bjs.
08-01-2011, 13:51
17
Adoro azevias
E estas tem um aspecto...fantástico
15-03-2012, 12:08
18
Este doce nunca fiz e acho que nunca comi, mas não tenho dúvidas que deve ser magnifico. Beijinhos
16-12-2012, 15:39
19
Olá sem duvida que as vossas receitas são as melhores, ma tenho uma duvidazinha se não meter o doce de gila faz muita diferença?
Aguardo a resposta um grande beijo para a comunidade!
16-12-2012, 17:00
20
Postado Originalmente por Pata Roxa Ver Post
Olá sem duvida que as vossas receitas são as melhores, ma tenho uma duvidazinha se não meter o doce de gila faz muita diferença?
Aguardo a resposta um grande beijo para a comunidade!


Nao nao faz, tb nunca meto e sabem sempre bem.
19-12-2012, 03:02
21
Olá, SaborIntenso! Já sigo este site há algum tempo, e até já fiz algumas receitas (todas óptimas), mas só agora é que decidi juntar-me à comunidade. Começo, então, com uma dúvida. Neuza, este ano, no Natal, gostaria de fazer coscorões e azevias de grão, mas, como não tenho muito tempo no próprio dia, gostaria de saber se é possível prepará-los na véspera, e tê-los à temperatura ambiente (sem se estragarem), para os fritar no dia seguinte. Infelizmente, não tenho espaço no congelador... Grato desde já. E parabéns pelo site!
22-12-2012, 16:45
22
em vez da chila experimentei miolo de amêndoa picada. Delícia!
22-12-2012, 22:39
23
Postado Originalmente por Rui Nunes Ver Post
Olá, SaborIntenso! Já sigo este site há algum tempo, e até já fiz algumas receitas (todas óptimas), mas só agora é que decidi juntar-me à comunidade. Começo, então, com uma dúvida. Neuza, este ano, no Natal, gostaria de fazer coscorões e azevias de grão, mas, como não tenho muito tempo no próprio dia, gostaria de saber se é possível prepará-los na véspera, e tê-los à temperatura ambiente (sem se estragarem), para os fritar no dia seguinte. Infelizmente, não tenho espaço no congelador... Grato desde já. E parabéns pelo site!
Olá Rui,

a massa tem de ser feita no dia, mas faz o recheio no dia anterior.

Beijinhos
09-12-2015, 18:09
24
Olá querida Neuza e Sandro adoro azevias e não vou deixar passar esta quadra para experimentar pois parece-me ser fáceis de fazer- depois digo da experiência. um bjo e votos de festas felizes para todos os simpatizantes e membros do saborintenso.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®