SaborIntenso.com
Publicado a 08-02-2011, 13:03
por Neuza Costa
Receita em video de Bolinhos Rápidos de Laranja
Ingredientes para 12 bolinhos:
  • 2 ovos
  • 125g de açúcar
  • Raspa de uma laranja
  • Sumo de uma laranja
  • 100g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 100g de manteiga derretida
  • Açúcar para polvilhar
Preparação:

1. Numa tigela, bata os ovos, o açúcar, a manteiga, a raspa de laranja, a farinha, o sumo de laranja e o fermento em pó.
Bata até tudo ficar misturado.l

2. Coloque a massa em forminhas de silicone sem encher muito.
Caso utilizem forminhas normais, devem ser untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar.

3. Leve ao forno pré-aquecido nos 180º e deixe cozer durante 13 minutos.

4. Depois dos bolinhos cozidos, abra o forno e polvilhe com açúcar.
Volte a fechar o forno e desligue.
Deixe os bolinhos 2 minutos no forno para o açúcar agarrar.

Depois de desenformados estão prontos a servir.



Tempo de preparação: 20 minutos
Custo total: 0.80 € | Custo por bolinho: 0.06 €
Fotografias
Bolinhos Rápidos de Laranja-bolinhos-rapidos-laranja-1.jpg   Bolinhos Rápidos de Laranja-bolinhos-rapidos-laranja-2.jpg   Bolinhos Rápidos de Laranja-bolinhos-rapidos-laranja-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolinhos-Rápidos-de-Laranja-SaborIntenso.pdf (95.3 KB, 2254 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Bolinhos-Rápidos-de-Laranja-FOTO-SaborIntenso.pdf (161.0 KB, 3052 visualizações)
Quem Fez
debya_Carlos BessaMaria J.tadeu almeidaAnaSRPaulaMacedoSAPereiraMonika
 
Antigo
08-06-2012, 20:54
61
Uma receita a experimentar em breve )
06-07-2012, 17:41
62
Adorei! Os bolinhos ficam húmidos por dentro, uma delícia!
04-09-2012, 21:21
63
fiz os bolinhos de laranja ficaram mto bons!
17-11-2012, 12:52
65
Deliciosos e fofinhos. Os meus saíram hoje.Obrigada Neuza.
03-12-2012, 17:17
66
Esta vai ser a minha primeira experiencia

Parece-me bem para começar, parecem deliciosos ...

Vou experimentar =)
28-01-2013, 17:49
67
Ola...
Estes queques são muito bons e fáceis de fazer....
Obrigada!
18-11-2013, 16:50
68
Otra vez: Felicidades.

Una maravilla… receta precisa y que sale sin problema.

Use moldes de silicona… no me gustaron. Compraré los de papel de toda la vida (además creo que son más higiénicos).

Gracias. ¡Huuummm! que ricos. Gracias de parte de toda la familia.
01-02-2014, 11:54
69
Bom dia Neuza

EM primeiro lugar queria parabenizar toda a equipe do Sabor Intenso...
Tenho algumas questões sobre esta receita. Resumidamente, fiz estes bolinhos e fiacaram muito gostosos, mas com consistencia de queijadinha ou pudim, que nem a torta de laranja. Como as pessoas que comem minhas sobremesas têm 'problemas' de colesterol - e porque gosto - ultimamente tenho adaptado muitas receitas substituindo parte ou toda gordura saturada (manteiga/margarina) por azeite extra-virgem ligeiramente frutado, inclusive em crumbles. Em algumas receitas, como é o caso desta, onde a gordura saturada confere certa textura ou sabor ao produto final costumo substituir até 1/3 ou 1/2 da manteiga/margarina. Nestes bolinhos, usei 1/2 de manteiga (50 g) e azeite (40g) já que a receita indica usar esta liquefeita. Não tenho batedeira, pelo que fiz com um 'fouet' de mão.
Minhas perguntas:
1 - Esses bolinhos habitualmente ficam com textura de queijadinha/pudim (densos) ou mais aerados?
2 - Os ovos devem ser batidos até ao 'ponto-de-letra', que nem Pão-de-Ló? - Ou tanto faz (pode ter sido esta a falha no meu preparado, por não ter batedeira)?
3 - seria interessante saber a quantidade em ml do sumo de laranja, pois aqui no Brasil, onde vivo, tem laranja-pera, cuja cor é menos alaranjada (chega a ser verde por fora) e o tamanho é cerca de 2/3 de uma Laranja da Bahia, semelhante à usada no vídeo. Por isso, usei o suco de duas laranjas dessas, cerca de 150 ml. Se foi sumo demais, pode explicar o 'apudinzamento' do produto final

Finalmente, gostaria de algumas dicas sobre o uso do azeite em sobremesas, crostas de tarte, biscoitos, etc. .. ou se tem alguma receita no site.

Grato pela atenção
01-02-2014, 16:39
70
Postado Originalmente por Jorge Bizarro Ver Post
Bom dia Neuza

EM primeiro lugar queria parabenizar toda a equipe do Sabor Intenso...
Tenho algumas questões sobre esta receita. Resumidamente, fiz estes bolinhos e fiacaram muito gostosos, mas com consistencia de queijadinha ou pudim, que nem a torta de laranja. Como as pessoas que comem minhas sobremesas têm 'problemas' de colesterol - e porque gosto - ultimamente tenho adaptado muitas receitas substituindo parte ou toda gordura saturada (manteiga/margarina) por azeite extra-virgem ligeiramente frutado, inclusive em crumbles. Em algumas receitas, como é o caso desta, onde a gordura saturada confere certa textura ou sabor ao produto final costumo substituir até 1/3 ou 1/2 da manteiga/margarina. Nestes bolinhos, usei 1/2 de manteiga (50 g) e azeite (40g) já que a receita indica usar esta liquefeita. Não tenho batedeira, pelo que fiz com um 'fouet' de mão.
Minhas perguntas:
1 - Esses bolinhos habitualmente ficam com textura de queijadinha/pudim (densos) ou mais aerados?
2 - Os ovos devem ser batidos até ao 'ponto-de-letra', que nem Pão-de-Ló? - Ou tanto faz (pode ter sido esta a falha no meu preparado, por não ter batedeira)?
3 - seria interessante saber a quantidade em ml do sumo de laranja, pois aqui no Brasil, onde vivo, tem laranja-pera, cuja cor é menos alaranjada (chega a ser verde por fora) e o tamanho é cerca de 2/3 de uma Laranja da Bahia, semelhante à usada no vídeo. Por isso, usei o suco de duas laranjas dessas, cerca de 150 ml. Se foi sumo demais, pode explicar o 'apudinzamento' do produto final

Finalmente, gostaria de algumas dicas sobre o uso do azeite em sobremesas, crostas de tarte, biscoitos, etc. .. ou se tem alguma receita no site.

Grato pela atenção
Olá Jorge,

Por si só os bolinhos de laranja são bastante humidos quase queijada, mas claro que o azeite altera a consintência e sabor dos bolinhos.
Em relação a outras sobremesas faz quase sempre diferença não ser manteiga, pois mesmo sendo manteiga derretida o sabor e consistência será sempre diferente. Em relação a quantidades depende da sobremesa e qual é o efeito, se é para massa de bolo, se para doces frios, o ideal é ir alterando ao poucos e testando. Por exemplo numa massa de tarte vai colocando azeite aos poucos até encontrar a consistência correcta.

Obrigado e beijinhos
29-05-2014, 01:45
71
Oi Neuza

Hoje voltei a fazer estes bolinhos (pois estamos em plena estação de citrinos aqui). Fiz com tangerinas, que era o que tinha aqui; usei metade manteiga e metade azeite extra virgem, bati à mão muito bem os ovos com o açúcar (tenho um otimo instrumento para tal agora) e ficaram no ponto. No meu forno - mesmo a 180 C, medidos com termómetro de forno - 13 minutos é pouco, acho que se quiser eles mais tostadinhos necessito de 25-30 m. ACho que para quem faz à mão, o ponto chave é o batimento dos ovos com o açucar: tem que incorporar bastante ar e duplicar o volume ao menos.
18-09-2014, 13:21
73
Olá Neuza. . Estes bolinhos parecem deliciosos . A farinha utilizada e a de trigo sem fermento? Beijinhos e obrigado pelo excelente trabalho que faz
18-09-2014, 13:31
74
Olá Neuza . . Os bolinhos parecem deliciosos a farinha utilizada e a de trigo sem fermento?
Beijinhos e obrigado pelo excelente trabalho que faz
18-09-2014, 17:07
75
Postado Originalmente por Maria J. Ver Post
Olá Neuza . . Os bolinhos parecem deliciosos a farinha utilizada e a de trigo sem fermento?
Beijinhos e obrigado pelo excelente trabalho que faz
Olá Maria,

caso indicação em contrário é sempre farinha de trigo sem fermento.


Obrigado e beijinhos
20-09-2014, 22:23
76
Olá Neuza

Já fiz mais vezes estes bolinhos, mas ainda não me saem sempre da mesma maneira. Apesar de ter um forno caprichoso (agora vai automaticamente de 160-170 para > de 210 C) acho que o problema está na quantidade exata de liquido. Me parece que, pelo tamanho do copo que usa no vídeo, devem ser entre 150-200 ml. Se usar demasiado liquido ficam meio 'solados' como se diz no Brasil (hoje fiz com 250 ml medidos, forno 170C e saíram solados). Pode ser que forno abaixo de 180 tenha o mesmo efeito, mas deveria ser compensado por mais tempo de cozimento. Vi no primeiro comentário da série que recomenda usar 100 ml de leite e pedacinhos de maçã. Como as laranjas variam de lugar para lugar em tamanho, seria possivel indicar realmente a medida aproximada em ml do sumo?

Desde já, obrigado!
21-09-2014, 12:48
77
Postado Originalmente por Jorge Bizarro Ver Post
Olá Neuza

Já fiz mais vezes estes bolinhos, mas ainda não me saem sempre da mesma maneira. Apesar de ter um forno caprichoso (agora vai automaticamente de 160-170 para > de 210 C) acho que o problema está na quantidade exata de liquido. Me parece que, pelo tamanho do copo que usa no vídeo, devem ser entre 150-200 ml. Se usar demasiado liquido ficam meio 'solados' como se diz no Brasil (hoje fiz com 250 ml medidos, forno 170C e saíram solados). Pode ser que forno abaixo de 180 tenha o mesmo efeito, mas deveria ser compensado por mais tempo de cozimento. Vi no primeiro comentário da série que recomenda usar 100 ml de leite e pedacinhos de maçã. Como as laranjas variam de lugar para lugar em tamanho, seria possivel indicar realmente a medida aproximada em ml do sumo?

Desde já, obrigado!
Olá Jorge,

as laranjas não são todas iguais aqui também variam os tamanho mas anda por volta de 100ml a 125ml.
Estes bolinhos fazem sucesso pela sua simplicidade, por isso não há grande ciência, a temperatura deve ser por volta dos 170º a 180º e o tempo é por volta dos 13 minutos mas poderá ser mais tempo depende do forno, convém sempre confirmar se a massa está cozida com um palito antes de retirar no forno.
Também convém seguir a quantidade dos restantes ingrediente, substituir a manteiga por azeite, pode não dar o melhor resultado.

Beijinhos
22-09-2014, 12:26
78
Hummm.... realmente acho que o problema está em usar demasiado sumo (seguramente bem mais de 150 ml).
As duas ultimas vezes que fiz usei manteiga, mas também saem muito bem com 2/3 manteiga (70g) e 1/3 azeite (20g).
Tenho gente aqui com problemas de colesterol, por isso sempre vejo como diminuir o teor de gordura saturada.
Grato pelas dicas... o problema está mesmo na quantidade de líquido; se adicionar demais retira o ar da massa e vira um pudim.
22-09-2014, 14:11
79
Postado Originalmente por Jorge Bizarro Ver Post
Hummm.... realmente acho que o problema está em usar demasiado sumo (seguramente bem mais de 150 ml).
As duas ultimas vezes que fiz usei manteiga, mas também saem muito bem com 2/3 manteiga (70g) e 1/3 azeite (20g).
Tenho gente aqui com problemas de colesterol, por isso sempre vejo como diminuir o teor de gordura saturada.
Grato pelas dicas... o problema está mesmo na quantidade de líquido; se adicionar demais retira o ar da massa e vira um pudim.
Olá Jorge, mas mais vale apenas reduzir a manteiga para 70g e não adicionar azeite...
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®