SaborIntenso.com
Publicado a 04-05-2010, 21:42
por Neuza Costa
Receita em video de Bolo de Aniversário
Ingredientes para 20 fatias:

Para o recheio:
  • 250g de açúcar
  • 8 gemas
  • 2 colheres de chá rasas de farinha maizena
  • 100 ml de água
Para o bolo:
  • 12 ovos
  • 500g de amêndoa moída
  • 500g de açúcar
  • Manteiga para untar q.b.
  • Papel vegetal para forrar
Para a decoração (Opcional):
Preparação do recheio:

Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar.
Mexa e deixe ferver durante 5 minutos.
Apague o lume e deixe arrefecer.
Junte as gemas e misture.
Junte a farinha maizena e misture tudo muito bem.
Leve novamente ao lume, mexendo sempre até começar a «querer» ferver e apague o lume de imediato.
Deixe arrefecer.

Preparação do bolo:

1. Parta os ovos e separe as gemas das claras.
Junte o açúcar às gemas e bata até ficar uma gemada esbranquiçada.

2. Bata as claras em castelo.

3. Junte às gemas alternadamente a amêndoa e as claras e envolva muito bem.

4. Unte com manteiga um tabuleiro de ir ao forno.
Forre-o com papel vegetal e unte novamente com manteiga.
Deite a massa no tabuleiro.

5. Leve a cozer no forno pré-aquecido nos 160º entre 50 minutos a 1 hora.

6. Depois do bolo cozido, desenforme para um prato ou uma tábua de bolo e deixe arrefecer.
Corte o bolo ao meio e retire a parte de cima para um prato.

7. Recheie o bolo com doce de ovos e reserve um pouco para cobrir.
Coloque a outra metade do bolo por cima e barre-o com uma camada fina de doce, apenas o suficiente para a pasta portuguesa agarrar.

8. Polvilhe a bancada com farinha maizena para poder estender a pasta portuguesa.
Esta pasta deve ser amassada para ser mais fácil de trabalhar.
Depois da pasta estendida, cubra o bolo com ela e corte conforme desejar.
Decore o bolo a gosto.

Esta cobertura e decoração é opcional, podem utilizar outra cobertura, como por exemplo a de doce de ovos ou de chocolate.



Tempo de preparação: 1 hora e meia
Custo total (sem decoração): 10.50 € | Custo por fatia (sem decoração): 0.52 €
Fotografias
Bolo de Aniversário SaborIntenso-bolo-aniversario-saborintenso-1.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso-bolo-aniversario-saborintenso-2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Aniversário-SaborIntenso-SaborIntenso.pdf (104.7 KB, 1948 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Aniversário-SaborIntenso-FOTO-SaborIntenso.pdf (145.3 KB, 2171 visualizações)
Quem Fez
Natalia1anacarameloAninhas84ramiCatia PereiraSweetCarmen Santosacsgg
 
Antigo
16-06-2010, 01:26
61
O bolo é lindo e pelo jeito muito saboroso.

lurdinha
17-06-2010, 19:34
62
Olá.Fiz este bolo para o aniversário da minha filha mais nova e ficou super saboroso.
Não ficou tão perfeito com o da Neuza mas o sabor ficou sem duvida intenso!
Tenho feito muitas receitas deste site que é simplesmente espectacular1 Parabéns
Fotografias
Bolo de Aniversário SaborIntenso-dscf3559.jpg  
12-07-2010, 12:49
63
Olá
Mais uma vez parabéns pelo site. Que informar que fiz este bolo, mas sem a decoração, e ficou um espectáculo, muito saboroso e acima de tudo simples de se fazer.
Beijinhos
14-07-2010, 08:54
64
Oi, gostava de saber onde posso arranjar essa massa portuguesa, pois tudo o que eu encontro nas grandes superficies, é pasta de amendoa mas em muito pouca quantidade, gostava que me informasse onde comprar, gostava de fazer o bolo para os anos do meu marido que vai realizar agora no proximo dia 29 de Julho.
Muito obrigado e continuem
14-07-2010, 10:58
65
Postado Originalmente por Carla Conde Ver Post
Oi, gostava de saber onde posso arranjar essa massa portuguesa, pois tudo o que eu encontro nas grandes superficies, é pasta de amendoa mas em muito pouca quantidade, gostava que me informasse onde comprar, gostava de fazer o bolo para os anos do meu marido que vai realizar agora no proximo dia 29 de Julho.
Muito obrigado e continuem
Olá Carla,

Todos os materiais que usei desde as pastas, o gel e o marcador de letras comprei na loja ISTOFAZ-SE.
Comprei mesmo na loja física, mas pode ser comprado online nesta ou numa outra loja do género.
Istofaz-se. Tudo se faz!

Beijinhos
19-07-2010, 16:08
66
olá neuza
queria fazer este bolo de aniversario para quarta feira e nunca vi a venda a cobertura mas queria saber se posso cobrir o bolo com outra cobertura qual é que combina com essa massa. Agradeço a sua ajuda Muito obrigado por nós ajudares a supreender e criar momentos felizes...
19-07-2010, 16:40
67
Postado Originalmente por amora Ver Post
olá neuza
queria fazer este bolo de aniversario para quarta feira e nunca vi a venda a cobertura mas queria saber se posso cobrir o bolo com outra cobertura qual é que combina com essa massa. Agradeço a sua ajuda Muito obrigado por nós ajudares a supreender e criar momentos felizes...
Olá amora,

podes fazer a cobertura de doce de ovos ou chantilly, mas para esta altura do ano o chantilly é mais fresco.
Para fazeres o chantilly para cobertura aconselho que uses uns pacotinhos que há à venda nos hipermercados que se chama fixador de chantilly, e que o faças conforme as instruções da embalagem.
Assim fica bem consistente e podes fazer alguma decoração com ele.

Beijinhos
19-07-2010, 16:45
68
Postado Originalmente por jomani Ver Post
Olá.Fiz este bolo para o aniversário da minha filha mais nova e ficou super saboroso.
Não ficou tão perfeito com o da Neuza mas o sabor ficou sem duvida intenso!
Tenho feito muitas receitas deste site que é simplesmente espectacular1 Parabéns
ficou lindo o teu bolo, so e pena nao o teres posto no eu fiz.beijocas
20-07-2010, 17:20
69
Muito obrigado vou fazer depois se ficar bonito mando uma foto..
22-07-2010, 14:21
70
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Carina,

sim brevemente irei fazer o tronco de natal.
Esta semana já está programado o bolo rei, mas para a próxima semana vem o tronco de natal.

Beijinhos.
ola neuza onde e que compra a pasta portuguesa e os outros acessorios que utilizou no bolo de aniversario?

pipanacozinha
22-07-2010, 16:10
71
Postado Originalmente por pipanacozinha Ver Post
ola neuza onde e que compra a pasta portuguesa e os outros acessorios que utilizou no bolo de aniversario?

pipanacozinha

Movido para Bolo de Aniversário. Pipanacozinha, as perguntas devem ser feitas no tópico correcto, não ao acaso em qualquer tópico.
A resposta à tua pergunta está neste tópico. Clica no ingrediente em cima onde diz Pasta Portuguesa.
Bjs.
20-08-2010, 19:20
72
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá a todos,

muito obrigado pelos comentários.
A diferença entre massapão e pasta portuguesa é que a massapão é feita a base de amêndoa e a pasta portuguesa é mais à base de açúcar e a amido. E a pasta portuguesa é mais fácil de trabalhar.
Todos os materiais que usei desde as pastas, o gel e o marcador de letras comprei na loja ISTOFAZ-SE.
Comprei mesmo na loja física, mas pode ser comprado online nesta ou numa outra loja do género.
Istofaz-se. Tudo se faz!

Beijinhos a todos.
Ola Neuza Costa 1º que tudo és brilhante 5***** parabéns agora ao resto só lhe queria fazer uma pergunta onde encontrar Pasta portuguesa colorida obrigada-...
20-08-2010, 19:36
73
Postado Originalmente por torcato Ver Post
Ola Neuza Costa 1º que tudo és brilhante 5***** parabéns agora ao resto só lhe queria fazer uma pergunta onde encontrar Pasta portuguesa colorida obrigada-...

Olá Torcato, clica em Pasta Portuguesa Colorida nos ingredientes que vai para o post para o link da loja.
Bj
26-08-2010, 21:01
74
ola muito boa noite! o meu filho vai fazer 1 aninho em outubro e eu gostava de fazer este bolo de aniversário mas o problema é que eu nao encontro a pasta portuguesa já procurei em varios super e hiper mercados mas nao encontro gostava de ter a vossa ajuda! Beijoca
27-08-2010, 17:16
75
Postado Originalmente por AnaMarques Ver Post
ola muito boa noite! o meu filho vai fazer 1 aninho em outubro e eu gostava de fazer este bolo de aniversário mas o problema é que eu nao encontro a pasta portuguesa já procurei em varios super e hiper mercados mas nao encontro gostava de ter a vossa ajuda! Beijoca
Olá Ana Marques,

clica em Pasta Portuguesa Colorida nos ingredientes que vai para o post para o link da loja.

Beijinhos
06-10-2010, 14:28
76
Boa tarde,

podem dizer-me onde se compra essa massa portuguesa colorida ?

Obrigado
06-10-2010, 15:14
77
Postado Originalmente por Sónia Alves Ver Post
Boa tarde,

podem dizer-me onde se compra essa massa portuguesa colorida ?

Obrigado

Não quero ser chato, mas essa pergunta é feita várias vezes em todas as páginas... procurem um bocado.
06-10-2010, 15:56
79
Postado Originalmente por alfredo santos Ver Post
pareces mal disposto...........

Sempre bem disposto.
24-11-2010, 20:55
80
A todos da equipa Sabor Intenso o meu muito obrigado. Há anos que andava a tentar encontar a receita do bolo de amêndoa tal como foi o bolo do meu casamento, e graças a vocês finalmente encontrei-o. Ficou uma delicia, só não encontrei a pasta portuguesa, puz fios de ovos por cima.... parabéns a toda a equipa e às mãozinhas de fada da Neuza. bjs pa todos.
04-01-2011, 13:44
81
Neuza

Parabens pelo bolo! esta muito giro!

so tenho uma duvida, quero experiementar esta receita mas num bolo mais pequeno entao estava a pensar usar os 6 ovos com 250g da amendoa e do açucar.

ira estragar a receita?

e o tempo de cozedura talvez seja menor nao?
obrigado
Mary
04-01-2011, 16:35
82
Postado Originalmente por marpinto Ver Post
Neuza

Parabens pelo bolo! esta muito giro!

so tenho uma duvida, quero experiementar esta receita mas num bolo mais pequeno entao estava a pensar usar os 6 ovos com 250g da amendoa e do açucar.

ira estragar a receita?

e o tempo de cozedura talvez seja menor nao?
obrigado
Mary
Olá marpinto,

sim podes reduzir para metade, em relação ao tempo de cozedura deve ser por volta dos 35 a 40 minutos.

Beijinhos.
04-01-2011, 23:26
84
Postado Originalmente por Cristina Borges Ver Post
Parabens Sabor Intenso!

Já foi há 8 meses, mas não faz mal
Obrigado na mesma! Agora é a 4 de Maio.
Bjinho.
27-01-2011, 10:59
85
Acabei de ver este vídeo, e achei que trabalhar com a pasta não era nada dificil, aliás tinha uma ideia completamente diferente, vamos ver se não estou enganada qd experimentar. O bolo deve ser óptimo, o recheio idem idem aspas aspas.... e ta td dito, mts parabéns.
28-01-2011, 20:23
86
Formidável!! Que lindo bolo!
Foi a primeira vez que eu vi trabalhar a pasta americana.
Obrigada pela ideia. PARABÉNS a vocês que estão a fazer um trabalho exemplar, magnífico, tão útil e tão bem organizado.
Beijinhos
23-02-2011, 15:29
87
Boa tarde, tava a pensar ser eu propria a fazer o meu bolo de aniversario e vi o da neuza w gostei muito, so nao gosto da amendoa.
O que sera que posso sustituir ser ser frutos secos?

Obrigada
26-02-2011, 23:27
88
Ola eu tb fiz este bolo!
Neuza é mt bom.
obrigado
07-03-2011, 18:08
89
olá neuza.Gostaria de saber como se faz e quais as quantidades para cobrir este delicioso bolo com a cobertura de doce de ovos.A cobertura têm alguma coisa a ver com a maneira como se faz o recheio ou nâo?
28-04-2011, 18:13
90
é possivel por o recheio como cobertura?
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®