SaborIntenso.com
Publicado a 04-05-2010, 21:42
por Neuza Costa
Receita em video de Bolo de Aniversário
Ingredientes para 20 fatias:

Para o recheio:
  • 250g de açúcar
  • 8 gemas
  • 2 colheres de chá rasas de farinha maizena
  • 100 ml de água
Para o bolo:
  • 12 ovos
  • 500g de amêndoa moída
  • 500g de açúcar
  • Manteiga para untar q.b.
  • Papel vegetal para forrar
Para a decoração (Opcional):
Preparação do recheio:

Num tacho, leve ao lume a água e o açúcar.
Mexa e deixe ferver durante 5 minutos.
Apague o lume e deixe arrefecer.
Junte as gemas e misture.
Junte a farinha maizena e misture tudo muito bem.
Leve novamente ao lume, mexendo sempre até começar a «querer» ferver e apague o lume de imediato.
Deixe arrefecer.

Preparação do bolo:

1. Parta os ovos e separe as gemas das claras.
Junte o açúcar às gemas e bata até ficar uma gemada esbranquiçada.

2. Bata as claras em castelo.

3. Junte às gemas alternadamente a amêndoa e as claras e envolva muito bem.

4. Unte com manteiga um tabuleiro de ir ao forno.
Forre-o com papel vegetal e unte novamente com manteiga.
Deite a massa no tabuleiro.

5. Leve a cozer no forno pré-aquecido nos 160º entre 50 minutos a 1 hora.

6. Depois do bolo cozido, desenforme para um prato ou uma tábua de bolo e deixe arrefecer.
Corte o bolo ao meio e retire a parte de cima para um prato.

7. Recheie o bolo com doce de ovos e reserve um pouco para cobrir.
Coloque a outra metade do bolo por cima e barre-o com uma camada fina de doce, apenas o suficiente para a pasta portuguesa agarrar.

8. Polvilhe a bancada com farinha maizena para poder estender a pasta portuguesa.
Esta pasta deve ser amassada para ser mais fácil de trabalhar.
Depois da pasta estendida, cubra o bolo com ela e corte conforme desejar.
Decore o bolo a gosto.

Esta cobertura e decoração é opcional, podem utilizar outra cobertura, como por exemplo a de doce de ovos ou de chocolate.



Tempo de preparação: 1 hora e meia
Custo total (sem decoração): 10.50 € | Custo por fatia (sem decoração): 0.52 €
Fotografias
Bolo de Aniversário SaborIntenso-bolo-aniversario-saborintenso-1.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso-bolo-aniversario-saborintenso-2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Aniversário-SaborIntenso-SaborIntenso.pdf (104.7 KB, 1948 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Aniversário-SaborIntenso-FOTO-SaborIntenso.pdf (145.3 KB, 2171 visualizações)
Quem Fez
Natalia1anacarameloAninhas84ramiCatia PereiraSweetCarmen Santosacsgg
 
Antigo
28-04-2011, 18:17
91
ah, ja li ali que sim depois de amanha tenho uma festinha de anos po meu entiado e ele pediu-me imensooooo que fosse eu a fazer um bolo de doce de ovos para os anos dele, e eu nao sabia fazer :P agora ja sei :P

Belo bolo muitos parabens
19-09-2011, 17:09
92
boa tarde ,gostaria de saber aonde é que a neuza compra os produtos para decoração dos bolos inclusivamente a massa pão .
obrigado
19-09-2011, 17:14
93
Postado Originalmente por maldivas Ver Post
boa tarde ,gostaria de saber aonde é que a neuza compra os produtos para decoração dos bolos inclusivamente a massa pão .
obrigado
Olá Maldivas, tens aqui: https://www.saborintenso.com/f23/bol...1-5/#post31197
Bj.
17-11-2011, 15:24
94
Neuza, estou a pensar fazer esta receita para o meu bolo de aniversário. Pretende fazê-lo em forma redonda com 24cm de diâmetro. Porém, como quero fazer-lhe uma decoração com pasta americana gostava de saber se o bolo atingirá tamanho suficiente. Queria que ficasse com alguma altura e como a receita não leva qualquer tipo de levedante tenho receio que fique um bolo baixinho...

Obrigada por todas as receitas maravilhosas que me têm proporcionado tão bons momentos na cozinha

Um beijinho.
25-11-2011, 19:35
95
Postado Originalmente por Lunaa Ver Post
Neuza, estou a pensar fazer esta receita para o meu bolo de aniversário. Pretende fazê-lo em forma redonda com 24cm de diâmetro. Porém, como quero fazer-lhe uma decoração com pasta americana gostava de saber se o bolo atingirá tamanho suficiente. Queria que ficasse com alguma altura e como a receita não leva qualquer tipo de levedante tenho receio que fique um bolo baixinho...

Obrigada por todas as receitas maravilhosas que me têm proporcionado tão bons momentos na cozinha

Um beijinho.

Já respondi por mensagem.
Mas sim podes fazer na forma redonda.

Beijinhos
26-07-2012, 20:54
98
olá Neuza.... desde já agradeço o tempo prestado a responder a esta mensagem...
Vi que quando decoraram o bolo usaram um cortador de letras para escrever "sabor intenso" eu gostaria de saber se me poderia mandar o link do cortador ou apenas dizer-me se o marcador que utilizou tem ejector ou não....
27-07-2012, 15:34
99
Postado Originalmente por joanaalves Ver Post
olá Neuza.... desde já agradeço o tempo prestado a responder a esta mensagem...
Vi que quando decoraram o bolo usaram um cortador de letras para escrever "sabor intenso" eu gostaria de saber se me poderia mandar o link do cortador ou apenas dizer-me se o marcador que utilizou tem ejector ou não....

Olá Joana,

eu comprei numa loja em lisboa que é o "isto faz-se". São marcadores de letras sem injectores.

Beijinhos
22-08-2012, 13:47
100
alguem (especialmente a neuza) sabe uma receita perceptivel ou pode fazer um video de como fazer a pasta portugues por favor?
09-09-2012, 22:21
101
Boa noite, gostaria de saber se é possivel trocar a amendoa por farinha. E se é, em que quantidades?
Desde já obrigado
08-10-2012, 17:24
102
Olá..

Queria fazer este bolo para os anos da minha mãe será que me pode dizer mais ou menos a medida do tabuleiro?

Obrigada
11-10-2012, 10:35
103
Preciso de uma ajudinha urgente...

Dá para fazer metade desta receita?

obrigada
11-10-2012, 13:45
104
Postado Originalmente por SofiaG. Ver Post
Preciso de uma ajudinha urgente...

Dá para fazer metade desta receita?

obrigada

Olá Sofia,

sim podes fazer metade.

Beijinhos
07-12-2012, 15:23
106
Olá! Preciso de uma ajuda. Qual o tamanho do tabuleiro que foi usado para este bolo?
Obrigada. Beijinhos
24-04-2013, 22:31
107
Boa noite.
Também gostava de saber o tamanho da forma.
Enviei a algum tempo uma mensagem privada para os administradores do portal mas até hoje nada.
Se alguém souber o tamanho da forma utilizada ou da melhor para o bolo de aniversário responda por favor.
Muito obrigado.
25-04-2013, 08:29
108
Olá,

a forma tem 35x23 cm, mas podem usar outro formato.

Beijinhos e obrigado
10-07-2013, 16:57
109
olha eu tenho uma pergunta. vou fazer um bolo d'anos pra sabado e gostava de usar este recheio mas podes me dizer se posso faze-lo com antecedencia e guardar no frigorifico? se sim por quanto tempo?
obrigado.
11-07-2013, 14:23
110
Postado Originalmente por regine Ver Post
olha eu tenho uma pergunta. vou fazer um bolo d'anos pra sabado e gostava de usar este recheio mas podes me dizer se posso faze-lo com antecedencia e guardar no frigorifico? se sim por quanto tempo?
obrigado.
Olá Regine,

sim podes fazer no dia anterior.

Beijinhos
11-09-2014, 10:30
111
Olá Neuza,
Quero fazer um bolo de batizado usando a receita do bolo acima indicado mas tenho uma dúvida. Vou utilizar uma forma redonda mas não sei qual o diâmetro da mesma será o mais indicado. Será que me pode ajudar?
Obrigada pelos os vossos excelentes vídeos.

Beijinhos
11-09-2014, 18:48
112
Postado Originalmente por candó Ver Post
Olá Neuza,
Quero fazer um bolo de batizado usando a receita do bolo acima indicado mas tenho uma dúvida. Vou utilizar uma forma redonda mas não sei qual o diâmetro da mesma será o mais indicado. Será que me pode ajudar?
Obrigada pelos os vossos excelentes vídeos.

Beijinhos
Olá Candó,

para fazer numa forma redonda o ideal seria numa de 28 cm, mas não pode ser muito baixa.

Beijinhos e obrigado.
12-09-2014, 09:50
113
Olá Neuza,

Obrigada pela ajuda.

Um beijinho e parabéns pelos seus excelentes vídeos que tanto me têm ensinado .
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®