SaborIntenso.com
Publicado a 04-05-2012, 20:39
por Neuza Costa
Receita em video de Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)
Ingredientes para 12 pessoas:

Para o Ganache:
  • 200g de chocolate de culinária em tablete
  • 200 ml de natas
Para o Bolo:
  • 4 ovos
  • 250g de açúcar
  • 210g de farinha de trigo sem fermento
  • 1 colher de sopa bem cheia de manteiga derretida
  • 100g de chocolate em pó
  • 125 ml de leite
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Preparação do Ganache:

1. Num tachinho, leve ao lume as natas e deixe aquecer muito bem.
Quando estiver quase a ferver, junte a tablete de chocolate partida em pedaços.
Misture muito bem até que fique um creme homogéneo.
Deixe arrefecer e guarde no frigorífico aproximadamente 4 horas até que fique um creme consistente.

Preparação do Bolo:

1. Parta os ovos e separe as gemas das claras.
Às gemas, junte o açúcar, a manteiga e o leite.
Bata durante 10 minutos até que fique cremoso.

2. Bata as claras em castelo.

3. Misture o chocolate em pó com o creme.
Alternadamente, envolva a farinha, o bicarbonato de sódio e as claras com o creme.

4. Coloque a massa numa forma (tamanho desejado) previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer aproximadamente 40 minutos.
Depois do bolo cozido, retire-o.

5. Depois do bolo frio e desenformado, corte-o ao meio para rechear com uma faca ou um cortador de bolos.
Retire a parte de cima.
Recheie com metade do creme de chocolate (ganache).
Coloque novamente a outra metade por cima.
Barre o bolo todo com o restante creme.

6. Decore a gosto.
A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 4274 kcal | Lipídios: 165g | Hidratos de Carbono: 622g | Proteinas: 71g
Por pessoa: Calorias: 356 kcal | Lipídios: 13,8g | Hidratos de Carbono: 51,8g | Proteinas: 5,9g



Tempo de preparação: 1 hora e 10 minutos + 4 horas
Custo total: 3.60 € | Custo por pessoa: 0.30 €

Fotografias
Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-1.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-2.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-3.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-4.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-5.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-6.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-7.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-8.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-9.jpg   Bolo de Aniversário SaborIntenso III (Bolo de Chocolate com Ganache)-bolo-aniversario-saborintenso-iii-10.jpg  

Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Aniversario-SaborIntenso-III-SaborIntenso.pdf (150.6 KB, 2984 visualizações)
Quem Fez
Odete BerenguerNuno_MonteiroMARTA CRUZAnaafonso83fernandofernandofernandoSusana Simoes Ferrao
 
Antigo
14-05-2012, 17:38
61
ola....eu gosta-va de saber onde se compra o corta bolos?obrigada
28-06-2012, 18:04
62
Esse bolo ficou maravilhoso! Ficou realmente divinal!
Obrigada pela receita!
07-10-2012, 19:03
63
que optimo aspecto e nem parece muito complicado de fazer
14-10-2012, 22:53
64
Boa noite Neuza,

Mais uma vez uma excelente receita que eu desejo imenso cozinhar.. já o tentei mas não consigo passar da fazer do ganache.. ou seja.. eu já utilizei natas para culinária( e não resultou, o chocolate no frigorífico começou a ficar em grumos, e as natas a transformar-se em manteiga...)

Gostaria de saber que natas são, são daquelas que estão na parte dos frescos ao pé dos iogurtes? Por favor, ajude-me..


Obrigada
15-10-2012, 09:27
65
Postado Originalmente por Edna Márina Ramos Ver Post
Boa noite Neuza,

Mais uma vez uma excelente receita que eu desejo imenso cozinhar.. já o tentei mas não consigo passar da fazer do ganache.. ou seja.. eu já utilizei natas para culinária( e não resultou, o chocolate no frigorífico começou a ficar em grumos, e as natas a transformar-se em manteiga...)

Gostaria de saber que natas são, são daquelas que estão na parte dos frescos ao pé dos iogurtes? Por favor, ajude-me..


Obrigada
Olá Edna,

eu uso natas mimosa para bater. Não será do chocolate, usa o de culinária?

Beijinhos
06-11-2012, 20:55
67
Olá Neuza :-)

Será que dá para fazer a receita dobrada deste bolo?

Com que peso fica +- este bolo?

Obrigada pela ajuda :-)
31-01-2013, 19:29
68
Que tipo de chocolate em pó uso?
Nesquik? Ou outro??
31-01-2013, 19:59
69
Postado Originalmente por Sofuiaa Ver Post
Que tipo de chocolate em pó uso?
Nesquik? Ou outro??
Olá Sofuiaa,

chocolate em pó para uso culinário, encontras em qualquer supermercado junto aos ingredientes para sobremesas.

Obrigado e beijinhos
17-05-2013, 08:31
70
Ola a todos hoje fiz bolo de chocolate com ganache más nao pus a cobertura da pasta portuguesa porq nesse momento nao tinha e nao quería esperar para fazer ese bolinho tam bom o meu maridinho e a minha filhota adoraram o meu pequenote a q ainda nao pode comer porq seguro q tambem le encantaría Eu so pus um pouco mais de chocolate para ficar um pouco mais intenso recomendo
17-05-2013, 08:48
71
Olá Marta,
deve ter ficado delicioso. Pena não teres colocado foto. Costuma-se dizer que os olhos também comem.
Goretti
25-06-2013, 16:21
72
Olá Neuza.
Reparei que fizeste a ganache apenas com chocolate e natas, desta forma a ganache fica bastante consistente certo? Como cobertura ou recheio não acaba por secar, tornando-se quase sólido?
25-06-2013, 18:11
73
Postado Originalmente por Carlos Bessa Ver Post
Olá Neuza.
Reparei que fizeste a ganache apenas com chocolate e natas, desta forma a ganache fica bastante consistente certo? Como cobertura ou recheio não acaba por secar, tornando-se quase sólido?
Olá Carlos,

fica cremoso, se levasse mais chocolate que natas, ai sim ficava rijo.

Beijinhos
26-06-2013, 23:35
74
Boa noite
Alguém me sabe esclarecer uma dúvida? Se o pó royal pode ser usado no lugar do bicarbonato de sódio?
Beijinhos
01-08-2013, 10:05
75
Bom dia, estou com uma duvida em relação a receita, o bolo nao leva fermento nenhum? Queria fazer este bolo mas não sei se vai crescer, como não leva fermento...
01-08-2013, 16:28
76
Postado Originalmente por cristinamiranda Ver Post
Bom dia, estou com uma duvida em relação a receita, o bolo nao leva fermento nenhum? Queria fazer este bolo mas não sei se vai crescer, como não leva fermento...
Olá Cristina,

O bicarbonato de sódio é que vai fazer crescer o bolo.

Beijinhos
28-01-2015, 23:44
77
obrigada neuza por esta receita, fiz este bolinho ficou 5 estrelas
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®