SaborIntenso.com
Publicado a 04-03-2016, 15:41
por Neuza Costa
Receita em vídeo de Bolo de Café com Chocolate Preto e Creme de Mascarpone
Ingredientes para 16 pessoas:

Para o Bolo:
  • 160g de manteiga
  • 200g de açúcar mascavado
  • 6 ovos
  • 200 ml de leite
  • 200g de farinha de trigo com fermento
  • 3 colheres de sopa de café solúvel
  • 100g de chocolate negro para culinária com 70% de cacau partido em pedaços
  • 1 forma redonda com 24 cm de diâmetro previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha
Para a Calda:
  • 100g de açúcar
  • 150 ml de água
  • 125 ml de creme de whisky
Para o Recheio:
  • 1 lata de leite condensado cozido com 397g
Para a Cobertura:
  • 200 ml de natas frescas para bater
  • 100g de açúcar em pó
  • 200g de queijo mascarpone
  • 1 colher de chá de cacau magro em pó
  • Grãos de café para decorar
Preparação:

1. Faça o bolo.
Num tachinho leve ao lume o leite e deixe aquecer bem.
Quando o leite estiver quente, misture o café e apague o lume.
Adicione o chocolate e mexa até que derreta.
Deixe arrefecer durante 5 minutos.

2. Numa tigela, coloque a manteiga cortada em pedaços e o açúcar.
Bata até que fique um creme.
Parta os ovos e separe as gemas das claras.
Enquanto bate, adicione as gemas uma a uma e aos poucos, a mistura do café com o chocolate.
Bata durante 3 minutos na velocidade mínima até que fique cremoso.

3. Bata as claras em castelo bem firmes.
Aos poucos e alternadamente, adicione ao creme de café a farinha peneirada e as claras.
Envolva cuidadosamente com uma colher.
Depois da massa homogénea, coloque-a na forma.
Com a forma, dê 3 a 4 pancadas secas na bancada para retirar o excesso de ar e para que a massa fique bem espalhada.

4. Leve ao forno pré-aquecido nos 170ºC e deixe cozer aproximadamente 50 minutos.
Antes de retirar do forno, verifique com um palito se o bolo está cozido.
Desenforme o bolo sobre uma grelha e deixe arrefecer totalmente.

5. Entretanto, faça a calda.
Num tachinho, leve ao lume a água e o açúcar.
Mexa e deixe ferver durante 3 minutos.
Passados os 3 minutos, apague o lume e misture o creme de whisky.

6. Entretanto, faça a cobertura.
Bata as natas até que fiquem consistentes.
Enquanto bate, adicione aos poucos o açúcar.
Quando o chantilly estiver firmes, adicione aos poucos o queijo mascarpone e bata até que fique um creme homogéneo.

7. Com uma faca de serilha, corte cuidadosamente o bolo ao meio para rechear.
Coloque a parte de cima do bolo num prato de servir, com o miolo virado para cima.

8. Divida a calda ao meio e regue as duas metades do bolo por igual.

9. Espalhe o leite condensado cozido, previamente mexido com uma colher, por cima da metade do bolo que está no prato de servir.
Vire a metade do bolo que está na grelha sobre um prato e com cuidado coloque-a sobre a outra metade.
Aconchegue bem o bolo.

10. Com uma faca, cubra o bolo por igual com o creme de mascarpone.
Com cuidado, polvilhe o bolo com o cacau em pó e decore a gosto com os grãos de café.
Guarde no frigorífico até à hora de servir.
A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 7427 kcal | Lipídios: 474g | Hidratos de Carbono: 790g | Proteinas: 116g
Por pessoa: Calorias: 464,2 kcal | Lipídios: 29,6g | Hidratos de Carbono: 49,4g | Proteinas: 7,3


Tempo de preparação: 1 hora e 30 minutos + 1 hora
Custo total: 10.00 € | Custo por pessoa: 0.63 €


Citação:
Não existem palavras suficientes para descrever o prazer de cada pedacinho deste delicioso bolo.
O café, o chocolate negro, o licor de whisky e o queijo mascarpone fazem a combinação perfeita neste bolo ideal para ocasiões especiais como o dia do Pai.
Podem substituir o licor de whisky, por whisky, brandy ou caramelo liquido para quem não quiser usar bebidas alcoólicas.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Bolo de Café com Chocolate Preto e Creme de Mascarpone-bolo-cafe-chocolate-negro-creme-mascarpone-1.jpg   Bolo de Café com Chocolate Preto e Creme de Mascarpone-bolo-cafe-chocolate-negro-creme-mascarpone-2.jpg   Bolo de Café com Chocolate Preto e Creme de Mascarpone-bolo-cafe-chocolate-negro-creme-mascarpone-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Cafe-com-Chocolate-Negro-e-Creme-de-Mascarpone-SaborIntenso.pdf (111.5 KB, 582 visualizações)
  #1  
Antigo
05-03-2016, 14:57
2
Que bolinho mais lindo e tão delicioso que deve ser.

Beijinhos
06-03-2016, 19:39
3
Tem um ar bem delicioso, lá isso tem!
Mas infelizmente com tanta tecnologia, ainda nao se lembraram de fazer ecrans "magicos"
Senao ia aí, tirar um bocadinho de bolo para moi!
Que maravilha
Bjinho
18-03-2016, 12:09
5
acho que deve de ficar tao bom, mas a calda é mesmo necessaria? se ficasse sem calda ficaria mt seco? é que nao parece nada.. e tb porque o meu marido nao é muito fã de bolos mt humidos...
14-04-2016, 14:16
6
Mas que bem. E que boa combinação..

Beijocas
20-05-2016, 15:41
7
Tem um aspeto delicioso. Vou fazer este fim de semana e se não o comermos antes de tirar a foto, depois mostro como ficou Pode-se substituir o whisky por licor de cafe? Só para não ter de comprar mais uma garrafa para "fazer bolos", porque de resto não consumimos dessas bebidas cá em casa
25-10-2016, 08:24
8
Que calda posso usar sem incluir bebidas tipo whisky?
Obrigada
10-11-2016, 19:38
9
Postado Originalmente por Joana B. Ver Post
Que calda posso usar sem incluir bebidas tipo whisky?
Obrigada
Nesta receita a calda que fica bem é alguma que inclua álcool com creme de whisky, brandy ou licores como ginjinha e de café.
Se não quiser usar nenhuma bebida, pode fazer a calda aromatizada com baunilha.

Beijinhos
20-06-2017, 14:05
10
Olá Neuza!

Quando vi esta receita pensei: é a minha cara! Tem tudo o que eu gosto! Já fiz a receita por duas vezes e o resultado final é divinal (eu faço com caramelo na calda, como sugere, para quem não quer colocar alcool).

Contudo, de ambas as vezes tive uma dificuldade: ao juntar o creme de chocolate e café ao creme de ovos acabei por obter uma massa liquida e não cremosa (como a do video da Neuza). Não desisti... Juntei a farinha e as claras - conforme instruções - e no final a massa ficou fofa. Mas não entendo porque é que isto me acontece. Junto aos pouquinhos, batendo na velocidade mais baixa.
O chocolate que uso é de culinária.

Se me souber dar uma dicas, agradecia.
E obrigada pelas fantásticas partilhas.
05-07-2017, 15:06
11
Postado Originalmente por Sonnie Ver Post
Olá Neuza!

Quando vi esta receita pensei: é a minha cara! Tem tudo o que eu gosto! Já fiz a receita por duas vezes e o resultado final é divinal (eu faço com caramelo na calda, como sugere, para quem não quer colocar alcool).

Contudo, de ambas as vezes tive uma dificuldade: ao juntar o creme de chocolate e café ao creme de ovos acabei por obter uma massa liquida e não cremosa (como a do video da Neuza). Não desisti... Juntei a farinha e as claras - conforme instruções - e no final a massa ficou fofa. Mas não entendo porque é que isto me acontece. Junto aos pouquinhos, batendo na velocidade mais baixa.
O chocolate que uso é de culinária.

Se me souber dar uma dicas, agradecia.
E obrigada pelas fantásticas partilhas.
Olá Sonnie,

sim o chocolate é de culinária, talvez o medidor não esteja correcto e coloque um pouco mais de leite.
Mas se o resultado final sai bem é o que interessa, às vezes pode até ser da marca do chocolate, pode ter mais gordura e faz logo diferença.

Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®