SaborIntenso.com
Publicado a 19-03-2011, 01:51
por Neuza Costa
Receita em video de Bolo de Frutos Silvestres
Ingredientes para 12 fatias:
  • 200g de frutos silvestres congelados
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 4 ovos
  • 150g de açúcar fino
  • 175g de manteiga amolecida
  • 250g de farinha
  • 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
  • 1 colher de chá bem cheia de essência de baunilha
  • 100g de crème fraîche
Para a cobertura:
  • 100g de açúcar fino
  • 100g de crème fraîche
  • 200g de queijo fresco para barrar
  • 125g de framboesas
  • 120g de mirtilos
Preparação:

1. Num tachinho, leve ao lume os frutos silvestres congelados, as 3 colheres de sopa de açúcar e o pau de canela.
Mexa e deixe cozinhar em lume brando durante 10 minutos.
Quando o molho estiver bem grosso, apague o lume.
Deixe arrefecer.

2. Numa tigela, coloque a manteiga e o açúcar.
Bata até ficar um creme branco.
Entretanto, parta os ovos e separe as gemas das claras.
Junte a gemas uma a uma ao creme.
Quando tudo estiver bem misturado, junte a baunilha, o crème fraîche e bata mais um pouco.

3. Bata as claras em castelo.

4. Junte ao creme o fermento e alternadamente a farinha e as claras.
Envolva tudo muito bem.
Por fim, junte o doce de frutos silvestres sem o pau de canela.
Envolva um pouco sem misturar muito.

5. Coloque a massa numa forma redonda sem buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Espalhe bem a massa e leve ao forno pré-aquecido nos 180º durante 20 minutos até que o bolo fique cozido.
Depois do bolo cozido, retire-o do forno, desenforme e deixe arrefecer totalmente.

6. Depois do bolo frio, faça a cobertura.
Coloque o crème fraîche numa tigela e bata um pouco.
Junte o queijo e o açúcar.
Bata até que fique um creme bem liso.

7. Cubra o bolo com o creme.
Decore com as framboesas e os mirtilos.
Leve ao frigorífico até ficar bem fresquinho.



Tempo de preparação: 1 hora
Custo total : 12.00 € | Custo por fatia: 1.00 €
Fotografias
Bolo de Frutos Silvestres-bolo-frutos-silvestres-1.jpg   Bolo de Frutos Silvestres-bolo-frutos-silvestres-2.jpg   Bolo de Frutos Silvestres-bolo-frutos-silvestres-3.jpg   Bolo de Frutos Silvestres-bolo-frutos-silvestres-4.jpg   Bolo de Frutos Silvestres-bolo-frutos-silvestres-5.jpg   Bolo de Frutos Silvestres-bolo-frutos-silvestres-6.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Frutos-Silvestres-SaborIntenso.pdf (106.0 KB, 1325 visualizações)
Quem Fez
ritamendesfgoncalvesPaula SoeiroPaula Soeiroanamrscjarochasanvivi
 
Antigo
25-03-2011, 17:09
31
Que aspecto delicioso! Tambem irei experimentar fazer para ver como me sai!
Gosto muito deste site!
25-03-2011, 19:35
32
boa noite,

Açucar fino é o mesmo que açucar em pó?
Ou pode ser substitiuido?
obrigado a todos
25-03-2011, 19:52
33
Postado Originalmente por rui meireles Ver Post
boa noite,

Açucar fino é o mesmo que açucar em pó?
Ou pode ser substitiuido?
obrigado a todos

Olá Rui.
O açúcar fino encontras no supermercado, junto ao açúcar normal, o pacote é semelhante mas diz açúcar fino... não é açúcar em pó.
Abraço.
25-03-2011, 20:27
34
boa noite,

Ok para a cobertura uso açucar fino, mas para o bolo usei em pó, fica muito mal!!!!!!!
So o vou comer amanha.
Obrigado
25-03-2011, 21:51
35
Boa noite,
Quando puderem digam qq coisa, é q gostava de fazer 1 surpresa à esposa e gostava q saisse bem.

Obrigado
30-03-2011, 14:25
36
boa tarde,

Vou vos fazer 1 pergunta q me baralharam todo: 150gr de açucar em po é igual a 150 gr de açucar fino?
É q nesta receita usei em pó em vez de açucar fino.
Obrigado
04-04-2011, 10:05
37
Vou fazer este bolo para o aniversário da minha mãe. Vamos ver como corre. Vou tirar foto e pôr aqui no forum.
Como o bolo é para o jantar de amanha, estou com um dilema, ou faço hoje de vespera e depois é só pôr a cobertura, ou adianto o que poder hoje e amanha de manha antes do trabalho faço o bolo...ainda não sei.
Uma pergunta, não tenho essencia de baunilha, mas tenho açucar baunilhado. Posso substituir um pouco do açucar por este, ou o resultado nem se sente? Obrigada
04-04-2011, 14:39
38
Postado Originalmente por rui meireles Ver Post
boa tarde,

Vou vos fazer 1 pergunta q me baralharam todo: 150gr de açucar em po é igual a 150 gr de açucar fino?
É q nesta receita usei em pó em vez de açucar fino.
Obrigado

Olá Rui, apesar de teres feito a pergunta 3 vezes, se repares respondi-te logo... açúcar fino, não é açúcar em pó, é mais parecido com o açúcar normal, mas um pouco mais fino. No pacote diz Açúcar Fino.
Abraço.
04-04-2011, 14:58
39
Postado Originalmente por Sónia Basílio Ver Post
Vou fazer este bolo para o aniversário da minha mãe. Vamos ver como corre. Vou tirar foto e pôr aqui no forum.
Como o bolo é para o jantar de amanha, estou com um dilema, ou faço hoje de vespera e depois é só pôr a cobertura, ou adianto o que poder hoje e amanha de manha antes do trabalho faço o bolo...ainda não sei.
Uma pergunta, não tenho essencia de baunilha, mas tenho açucar baunilhado. Posso substituir um pouco do açucar por este, ou o resultado nem se sente? Obrigada

Olá Sónia,

faz um bocadinho de diferença não ter o sabor da baunilha.

Beijinhos.
04-04-2011, 15:15
40
Boa tarde

Gostava de saber se para desenformar o bolo é suficiente barrar com manteiga e polvilhar com farinha?
É q por vezes untam com manteiga e forram com papel vegetal? e as vezes ainda colocam manteiga por cima do papel vegetal?
Gostava da vossa explicação

Obrigado
04-04-2011, 15:21
41
Postado Originalmente por rui meireles Ver Post
Boa tarde

Gostava de saber se para desenformar o bolo é suficiente barrar com manteiga e polvilhar com farinha?
É q por vezes untam com manteiga e forram com papel vegetal? e as vezes ainda colocam manteiga por cima do papel vegetal?
Gostava da vossa explicação

Obrigado

Olá Rui.
Os bolos em que se utiliza papel vegetal para forrar, normalmente agarram mais porque não levam gordura na massa. Esse não precisa de papel vegetal. Já viste a resposta do açúcar?
Abraço.
04-04-2011, 15:43
43
Postado Originalmente por rui meireles Ver Post
ja obrigado sandro

Também podes clicar no botão Obrigado.
Abraço.
05-04-2011, 12:16
44
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Sónia,

faz um bocadinho de diferença não ter o sabor da baunilha.

Beijinhos.
Obrigada Neuza. Eu lá fui comprar a baunilha. Hoje de manha toda contente lá fui fazer o bolo, deparei-me com duas situações. Não tinha manteiga, só light, e açucar só o normal Estive para desistir, mas como já tinha os ingredientes pesados, avancei. Não tem nada a ver com o que está no forum, mas o meu marido cortou uma fatia transparente e disse que estava bom. Parece-me que lá me safei
Logo depois de coberto, tiro uma foto.

Já agora qual a diferença do açucar fino e do normal? É a quantidade que é diferente? A textura que o bolo fica?

Mais uma vez, obrigada Neuza pela dica e pela receita.
05-04-2011, 15:40
45
Postado Originalmente por Sónia Basílio Ver Post
Obrigada Neuza. Eu lá fui comprar a baunilha. Hoje de manha toda contente lá fui fazer o bolo, deparei-me com duas situações. Não tinha manteiga, só light, e açucar só o normal Estive para desistir, mas como já tinha os ingredientes pesados, avancei. Não tem nada a ver com o que está no forum, mas o meu marido cortou uma fatia transparente e disse que estava bom. Parece-me que lá me safei
Logo depois de coberto, tiro uma foto.

Já agora qual a diferença do açucar fino e do normal? É a quantidade que é diferente? A textura que o bolo fica?

Mais uma vez, obrigada Neuza pela dica e pela receita.
Olá Sónia,

o açúcar fino torna o bolo mais leve, e não se encontra os grãos de açúcar no creme, fica uma cobertura lisa e suave.

Beijinhos
11-07-2011, 21:59
46
Eu fiz e ficou mt bonito, pena não ter tido tempo para tirar uma foto!
31-05-2012, 23:03
48
Oh meu deus que bolo deliciosoooooooo!! Eu ADORO frutos silvestres por isso para mim este bolo deve ser mesmo daqueles para cair pro lado e não me deixar entrar no bikini neste verao xD
Muitissimo obrigada! é desta que engordo

Beijinho!
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®