SaborIntenso.com
Publicado a 21-01-2014, 16:12
por Neuza Costa
Receita em video de Bolo de Laranja e Mel
Ingredientes para 40 quadrados:
  • 4 ovos
  • 120g de açúcar
  • 120g de manteiga derretida
  • 3 colheres de sopa bem cheias de mel
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • Raspa de 1 laranja grande
  • Sumo de 1 laranja grande
  • 220g de farinha de trigo super fina com fermento em pó
  • Açúcar para polvilhar
Preparação:

1. Numa tigela, bata o açúcar com a manteiga até que fique um creme.
Parta os ovos e separe as gemas das claras.
Enquanto bate junte as gemas uma a uma ao creme.
Coloque as claras numa tigela.
Bata o creme durante 2 minutos.
Bata as claras em castelo bem firmes.

2. Ao creme, junte a canale em pó e o mel.
Misture tudo muito bem.
Junte a raspa e o sumo de laranja.
Misture.
Junte a farinha peneirada e mexa com a colher até que fique uma massa lisa.
Por fim, envolva cuidadosamente as claras em castelo com a massa.

3. Coloque a massa num tabuleiro com 35x22 cm previamente untado com manteiga e polvilhado com açúcar.
Alise.
Leve ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer durante 20 minutos.
Depois do bolo cozido, retire-o e deixe arrefecer.
Depois do bolo frio, sirva cortado em quadrados e polvilhado com açúcar.

E está pronto a servir.
A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 2704 kcal | Lipídios: 117g | Hidratos de Carbono: 374g | Proteinas: 46g
Por quadrado: Calorias: 67,6 kcal | Lipídios: 2,9g | Hidratos de Carbono: 9,4g | Proteinas: 1,15g


Tempo de preparação: 40 minutos
Custo total: 1.50 € | Custo por quadrado: 0.04 €


Citação:
Com o frio a chuva de Janeiro não há nada melhor que um chá quente e um bolinho para nos aquecer.
Esta receita simples e deliciosa, é rápida e económica.
Se quiserem podem usar uma forma redonda em vez do tabuleiro para cozer o bolo.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Bolo de Laranja e Mel-bolo-laranja-mel-1.jpg   Bolo de Laranja e Mel-bolo-laranja-mel-2.jpg   Bolo de Laranja e Mel-bolo-laranja-mel-3.jpg   Bolo de Laranja e Mel-bolo-laranja-mel-4.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Laranja-e-Mel-SaborIntenso.pdf (77.2 KB, 1200 visualizações)
Quem Fez
Angelaoliveirasugar cookie
  #1  
Antigo
21-01-2014, 17:52
2
ola Neuza como hoje estou com mais um pouquinho de tempo, passo por aqui e vejo este lindo bolinho gostei muito beijinhos tenho acompanhado todas receitas mas tem sido mesmo ver e vou fazendo tambem mas a falta de tempo nao tem premitido comentar um abraço a todos e continuem
21-01-2014, 19:52
3
Um chá e um bolinho é mesmo o que sabe bem num dia de frio e chuva como hoje.~
E este bolinho parece ser excelente. E os ingredientes, mel e laranja, são óptimos para esta altura do ano.

Beijinhos
21-01-2014, 21:50
4
Deve ser uma delicia este bolinho, então neste altura vem mesmo a calhar

Excelente ideia para o tempo que tem estado..

Beijinhos
21-01-2014, 22:44
5
Postado Originalmente por Monica Teixeira Ver Post
ola Neuza como hoje estou com mais um pouquinho de tempo, passo por aqui e vejo este lindo bolinho gostei muito beijinhos tenho acompanhado todas receitas mas tem sido mesmo ver e vou fazendo tambem mas a falta de tempo nao tem premitido comentar um abraço a todos e continuem
Obrigado querida pelo comentário. A vida é assim mesmo nem sempre há tempo para tudo.

Beijinhos
21-01-2014, 22:45
6
Postado Originalmente por Sandrinha1993 Ver Post
Deve ser uma delicia este bolinho, então neste altura vem mesmo a calhar

Excelente ideia para o tempo que tem estado..

Beijinhos
Obrigado Sandrinha.

Beijinhos
21-01-2014, 22:45
7
Postado Originalmente por Noémia Caseiro Ver Post
Um chá e um bolinho é mesmo o que sabe bem num dia de frio e chuva como hoje.~
E este bolinho parece ser excelente. E os ingredientes, mel e laranja, são óptimos para esta altura do ano.

Beijinhos
É uma delicia, vocês vão adorar.

Beijinhos
21-01-2014, 23:51
8
Este é o tipo de bolo que eu acho perfeito para o lanche, e é mais uma ideia para mandar para a "merenda" da manhã das minhas filhotas.
bjs
15-02-2014, 19:59
10
Eu fiz este bolo para o lanche e ficou muito muito bom *-*, amei

deu tudo certo,...adoro as receitas do sabor intenso porque dão sempre bem e tem o video a acompanhar, que na minha opinião ajuda imenso...

esta não é a primeira receita que faço através do sabor intenso, e todas as que já fiz, ficaram divinas xD,

Obrigada Neuza

continuação de um excelente trabalho

Bjnhs
26-04-2014, 21:44
11
Este bolo fica fofinho ou fica um pouco durinho?
28-04-2014, 17:08
12
Postado Originalmente por Darlene Alencar Ver Post
Este bolo fica fofinho ou fica um pouco durinho?
Olá Darlene,

fica muito fofinho.

Beijinhos
02-07-2014, 18:08
13
ola neuza , é possivel colocar a massa numa forma normal e este fica com o tamnho dos outros bolos? ou so da mesmo para esse tipo de forma?
02-07-2014, 19:59
14
Postado Originalmente por monicabrg Ver Post
ola neuza , é possivel colocar a massa numa forma normal e este fica com o tamnho dos outros bolos? ou so da mesmo para esse tipo de forma?
Sim pode usar outra forma.

Beijinhos
02-12-2014, 18:22
15
Ola.
eu fiz esta receita e infelizmente nao saiu bem. A massa nao tem nada a ver com a do video e tudomo resto fica diferente. Alguma dica?
obrigada.
03-12-2014, 13:16
16
Postado Originalmente por Andre&Sonia Ver Post
Ola.
eu fiz esta receita e infelizmente nao saiu bem. A massa nao tem nada a ver com a do video e tudomo resto fica diferente. Alguma dica?
obrigada.

Sinceramente não sei o que pode ter acontecido, e várias pessoas já fizeram e correu bem.
Não sei o que pode ter corrido mal, seguiu todos os ingredientes, procedimentos e temperatura do forno?
06-02-2015, 17:41
17
olá,boa tarde Neuza.fiz o Bolo de Laranja e Mel,pela primeira vez.tudo bem,até á cozedura.a forma ,untada com manteiga e polvilhada com açúcar,(conforme na receita)......pegou.gostava que me dissesse se há alguma outra maneira para não pegar.mas,estava...."SUPER".parabéns e obrigado
06-02-2015, 19:26
18
Postado Originalmente por troia454302 Ver Post
olá,boa tarde Neuza.fiz o Bolo de Laranja e Mel,pela primeira vez.tudo bem,até á cozedura.a forma ,untada com manteiga e polvilhada com açúcar,(conforme na receita)......pegou.gostava que me dissesse se há alguma outra maneira para não pegar.mas,estava...."SUPER".parabéns e obrigado
Boa noite,

alguma coisa não está a correr bem ou a forma está pouco untada, ou então a manteiga não é a correcta, está a usar mesmo manteiga? ou manteiga magra, cremosa para barrar, ou creme vegetal tipo planta? É que só a manteiga tradicional serve para a receita.
Em ultimo caso pode sempre untar a forma com manteiga, forrar com papel vegetal e unta-la novamente com manteiga e por fim polvilha-la com açúcar.

Espero ter ajudado.

Beijinhos
06-02-2015, 20:04
19
boa noite,Neuza. fiz este bolo,e untei a forma com manteiga,conforme a receita,e pegou.será margarina em vez de manteiga?obrigado
07-02-2015, 16:29
20
Postado Originalmente por troia454302 Ver Post
boa noite,Neuza. fiz este bolo,e untei a forma com manteiga,conforme a receita,e pegou.será margarina em vez de manteiga?obrigado
Olá Troia, como referi em cima, tem que ser manteiga, tem que confirmar na embalagem.

Beijinhos
08-09-2015, 19:30
21
Oi Neuza
Bom...como aqui no Brasil tem citrinos o ano inteiro, sempre ando confeccionando coisas à base de Laranjas ou Limas.
Este bolo é realmente uma delícia... já fiz duas vezes, mas confesso que em ambas tive muita dificuldade em obter o lindo creme de manteiga derretida e açúcar do seu vídeo. Tiro o chapéu à sua batedeira!!
Foi assim:
1 - da primeira vez usei uma batedeira manual simples e normal e a massa aerou bem pouco... tendo melhorado bastante depois de adicionar as gemas e envolver as claras em castelo. No final ficou deliciosos, mas 'baixinho'.
2 - da segunda resolvi partir para a batedeira planetária, mas depois de 7 minutos, ainda continuava líquida a mistura de manteiga derretida e açucar... nada de creme. Resolvi botar na geladeira (frigorífico) por uns 10 m para solidificar a manteiga e de novo na planetária. Aí, sim... virou um creme fofo mesmo antes de adicionar os ovos. No final, ficou bem bom. isto me levou a questionar:
Porque não bater a manteiga a temperatura ambiente com o açúcar? - Pessoalmente acho que manteiga derretida tem mais sabor e densidade,e se esse é o motivo concordo plenamente que é melhor usar manteiga derretida.
Estou tentado a mudar o procedimento e bater as gemas com o açúcar (como para um pão-de-ló), depois envolver a farinha alternadamente com a manteiga derretida e os demais ingredientes. Depois lhe digo como saiu...
Mais uma vez obrigado pela receita... é realmente um bolo fácil de montar e delicioso para um cafezinho ou chá da tarde.
10-10-2015, 02:05
22
olá Neuza,como está?Uma dúvida.......a situação"leve ao forno pré-aquecido"quer dizer.......liga-se o forno(temperatura e tempo)e ao fim de quanto tempo se mete lá o alimento?ou.......liga-se o forno(temperatura e tempo)e mete-se logo o tabuleiro?é que eu adquiri um forno eléctrico novo e tenho esta dúvida.obrigado e saudações culinárias.bjns
11-10-2015, 12:25
23
Postado Originalmente por troia454302 Ver Post
olá Neuza,como está?Uma dúvida.......a situação"leve ao forno pré-aquecido"quer dizer.......liga-se o forno(temperatura e tempo)e ao fim de quanto tempo se mete lá o alimento?ou.......liga-se o forno(temperatura e tempo)e mete-se logo o tabuleiro?é que eu adquiri um forno eléctrico novo e tenho esta dúvida.obrigado e saudações culinárias.bjns

Olá Troia. É só ligar o forno entre 5 a 10 minutos (pré-aquecer) nos 170ºC antes do ponto 3.
Ou seja, quando chegar ao ponto "Leve ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer durante 20 minutos", o forno já está na temperatura correcta para receber a forma com a massa.
02-04-2017, 19:24
24
Neuza
Dois anos depois voltei a fazer este bolo e... novamente não consegui fazer um creme batendo açucar branco e manteiga derretida na minha batedeira planetaria. A sua batedeira é fenomenal. No final, o bolo fica muito gostoso, mas mais denso que o do video e bem menos fofo. Assim, para quem tem este problema meu conselho é usar manteiga mole, não derretida, ou ligeiramente (parcialmente) derretida e nesta caso deixar ela bem fria). Depois de adicionar as gemas, melhora muito mas fica bem aquém do creme mostrado no video. É a terceira ou quarta vez que tento e o máximo que consigo é algo semelhante a um mingau de aveia ('poridge' dos ingleses). A batedeira faz diferença e a adição das 4 claras em castelo não consegue 'recuperar' a massa no nível mostrado no vídeo... a manteiga e o açucar têm que incorporar ar também.
28-04-2017, 10:46
25
Postado Originalmente por Jorge Bizarro Ver Post
Neuza
Dois anos depois voltei a fazer este bolo e... novamente não consegui fazer um creme batendo açucar branco e manteiga derretida na minha batedeira planetaria. A sua batedeira é fenomenal. No final, o bolo fica muito gostoso, mas mais denso que o do video e bem menos fofo. Assim, para quem tem este problema meu conselho é usar manteiga mole, não derretida, ou ligeiramente (parcialmente) derretida e nesta caso deixar ela bem fria). Depois de adicionar as gemas, melhora muito mas fica bem aquém do creme mostrado no video. É a terceira ou quarta vez que tento e o máximo que consigo é algo semelhante a um mingau de aveia ('poridge' dos ingleses). A batedeira faz diferença e a adição das 4 claras em castelo não consegue 'recuperar' a massa no nível mostrado no vídeo... a manteiga e o açucar têm que incorporar ar também.
Olá Jorge, experimente fazer com a manteiga à temperatura ambiente, sem ser derretida.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®