SaborIntenso.com
Publicado a 28-01-2010, 21:10
por Neuza Costa
Receita em video de Bolo de Maçã
Ingredientes para 12 fatias:
  • 10 colheres de sopa de farinha
  • 13 colheres de sopa de açúcar
  • 4 ovos
  • 6 colheres de sopa de óleo
  • 6 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de chá de açúcar baunilhado
  • 1 colher de chá bem cheia de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 8 maçãs cortadas em fatias fininhas
  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 40g de manteiga derretida
  • Manteiga para untar
Preparação:

1. Unte uma forma com manteiga.

2. Parta os 4 ovos para uma tigela.
Bata e junte o açúcar, o açúcar baunilhado, a pitada de sal, o fermento, a farinha, o óleo e o leite.
Bata tudo muito bem.

3. Coloque a massa na forma e cubra com as fatias de maçã.
Leve a cozer em forno pré-aquecido nos 170º cerca de 40 minutos.

4. Entretanto numa tigela, bata o ovo, as 4 colheres de sopa de açúcar e a manteiga derretida.
Quando o bolo já tiver aumentado de tamanho, cerca de 15 minutos antes de retirar o bolo do forno, deite a mistura anterior por cima do bolo.
Depois do bolo cozido, retire do forno e de desenformado está pronto a servir.



Tempo de preparação: 1 hora e 20 minutos
Custo: 3.80 € | Custo por fatia: 0.31 €
Fotografias
Bolo de Maçã-bolo-maca-1.jpg   Bolo de Maçã-bolo-maca-2.jpg   Bolo de Maçã-bolo-maca-3.jpg   Bolo de Maçã-bolo-maca-4.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Maçã-SaborIntenso.pdf (97.0 KB, 1725 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Bolo-de-Maçã-FOTO-SaborIntenso.pdf (154.5 KB, 2300 visualizações)
Quem Fez
AngelaoliveiraiZnoGouDAngelaoliveiraAngelaoliveiraNelia PedrosaCarlos BessacemitaCarlos Bessa
 
Antigo
15-02-2010, 19:18
31
Óla Neuza,fez o bolo de maça sem mudar nada na receita,mas como Zezinha as maças se misturaram na massa e não sei por que?Podes me ajudar sff?
Fotografias
Bolo de Maçã-bolo-maca.jpg  
21-02-2010, 15:08
32
este bolo é um espectaculo....ai k águas na boca
bjs
21-02-2010, 19:29
33
Neuza,
Não tenho açúcar baunilhado, posso omiti-lo da receita, colocando apenas o normal?
Beijoss e Obrigada
21-02-2010, 21:05
34
Olá Lili,

sim pode ser feito sem o açúcar baunilhado.
23-02-2010, 22:15
35
Olá Mirela,

o que me parece ter acontecido é que a minha forma é mais larga e o peso da maçã ficou mais dividido, numa forma não tão larga a maçã deve ter feito muito peso e acabou por afundar na massa.
24-02-2010, 19:40
36
Olá Neuza,
Obrigada pela a sua resposta ,vou tentar a fazer outra vez no fim de semana.
02-04-2010, 11:44
37
ola neuza hoje vou fazer este bolo de maça que me parece muito bommmm,depois conto como ficou,até mais,xau
02-04-2010, 16:48
38
Postado Originalmente por joaoinverno Ver Post
ola neuza hoje vou fazer este bolo de maça que me parece muito bommmm,depois conto como ficou,até mais,xau
este bolo ficou uma maravilha,obrigado memo,mas levou mais de 40m no forno,nao sei,mas sei q ficou bom,queres provar?crias...
21-05-2010, 14:06
39
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Mirela,

o que me parece ter acontecido é que a minha forma é mais larga e o peso da maçã ficou mais dividido, numa forma não tão larga a maçã deve ter feito muito peso e acabou por afundar na massa.
foi o k aconteceu ao meu... mas comeu-se todo na mesma... á colher heheheheh k vergonha
para a próxima há-de ser melhor... assim espero!
06-06-2010, 20:47
40
ja fiz o meu....esta delicioso, obrigada neuza!!!
08-10-2011, 17:46
42
Neuza além de ficar lindo também ficou uma delicia obg
Bjs.
18-11-2011, 15:02
43
eu fiz o bolo tal e qual na receita....mas fiz o bolo numa dorma de vidro...sera que fiz mal
15-03-2012, 12:47
44
A apresentação deste bolo até doi de tão bonito que tá!!! Beijos
10-07-2012, 15:32
45
Vi as fotografias das pessoas que fizeram e parece-me deliciosooooooooooo
Tambem tenho de fazer!
Mas dá a sensação que alguns dos bolos ficaram "secos" por dentro... e eu gosto é que fiquem húmidos!!!
Será que à Neuza também ficou seco?
11-07-2012, 07:45
46
Gostei muito Neuza, obrigada.
Parece-me muito delicioso. Vou fazê-lo talvez este fim de semana .
11-07-2012, 12:52
47
Postado Originalmente por Bifa Ver Post
Vi as fotografias das pessoas que fizeram e parece-me deliciosooooooooooo
Tambem tenho de fazer!
Mas dá a sensação que alguns dos bolos ficaram "secos" por dentro... e eu gosto é que fiquem húmidos!!!
Será que à Neuza também ficou seco?
Olá Bifa,

pode fazer não fica nada seco.

Beijinhos
23-02-2014, 15:18
48
Fiz ontem. Ficou muito bom. Adorei
23-11-2014, 18:32
49
Experimentei este bolo e ficou uma delicia. No entanto ficou pequeno em termos de altura, vejam na foto:

Qual foi o problema? Forma talvez demasiado grande?
Para a proxima estou a pensar em duplicar todos os ingredientes. Isso não afecta o resultado final em termos de sabor pois nao?
Fotografias
Bolo de Maçã-ss-2014-11-23-06.26.34-.jpg.jpg
Visualizações: 29
Tamanho: 9.1 KB
ID:	69966  
24-11-2014, 10:23
50
Postado Originalmente por iZnoGouD Ver Post
Experimentei este bolo e ficou uma delicia. No entanto ficou pequeno em termos de altura, vejam na foto:

Qual foi o problema? Forma talvez demasiado grande?
Para a proxima estou a pensar em duplicar todos os ingredientes. Isso não afecta o resultado final em termos de sabor pois nao?
Pois realmente é fácil comparar com a foto do original a sua forma é pelo menos o dobro do tamanho, a solução é simples ou faz o dobro da receita ou uma uma forma de bolo mais pequena.

Beijinhos.
24-11-2014, 12:55
51
Neuza, qual o tamanho da forma que utilizou?

Bjs
24-11-2014, 15:01
52
Postado Originalmente por mfreitas86 Ver Post
Neuza, qual o tamanho da forma que utilizou?

Bjs
Tem 30 cm de diametro.

Beijinhos
24-12-2014, 15:04
53
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Pois realmente é fácil comparar com a foto do original a sua forma é pelo menos o dobro do tamanho, a solução é simples ou faz o dobro da receita ou uma uma forma de bolo mais pequena.

Beijinhos.
Aqui fica o resultado da segunda experiencia, agora com o dobro da receita. Desta vez tive um pouco o problema contrario, a forma revelou-se um pouco pequena pelo menos em altura e acabou por arramar um pouco ao meter a mistura
Outro problema que se pode ver pelas fotos foi o desenformar. Nao desenformou nada bem e ficou um pouco colado na forma na parte de baixo do bolo. Como previno isto? Nao sei se foi pouca manteiga ou entao se calhar devia ter deixado arrefecer antes de desenformar? Outra coisa que modo de cozedura usas-te no forno? Tive que o cozer bem mais que os 40min, levou o dobro do tempo.
Desculpa o interrogatorio mas gostava de saber a tua opinião sobre estes problemazitos que surgiram, o bolo ficou bom na mesma mas para a proxima tem de sair melhor!

So mais uma coisa achei que faltava qualquer coisa a meio do bolo a dar sabor, tem a maça e a mistura em cima mas depois até á base nao tem mais nada assim a sobressair. Achas que meter umas rodelas de banana a meio por exemplo pode resultar bem? Ou vai dar asneira?



29-12-2014, 10:50
54
Postado Originalmente por iZnoGouD Ver Post
Aqui fica o resultado da segunda experiencia, agora com o dobro da receita. Desta vez tive um pouco o problema contrario, a forma revelou-se um pouco pequena pelo menos em altura e acabou por arramar um pouco ao meter a mistura
Outro problema que se pode ver pelas fotos foi o desenformar. Nao desenformou nada bem e ficou um pouco colado na forma na parte de baixo do bolo. Como previno isto? Nao sei se foi pouca manteiga ou entao se calhar devia ter deixado arrefecer antes de desenformar? Outra coisa que modo de cozedura usas-te no forno? Tive que o cozer bem mais que os 40min, levou o dobro do tempo.
Desculpa o interrogatorio mas gostava de saber a tua opinião sobre estes problemazitos que surgiram, o bolo ficou bom na mesma mas para a proxima tem de sair melhor!

So mais uma coisa achei que faltava qualquer coisa a meio do bolo a dar sabor, tem a maça e a mistura em cima mas depois até á base nao tem mais nada assim a sobressair. Achas que meter umas rodelas de banana a meio por exemplo pode resultar bem? Ou vai dar asneira?



Bom dia,

as receitas existem e as quantidade não é por acaso, em alguns bolos estas alterações fazem mais diferença que outros.
O tempo de forno,então se a massa é o dobro , é claro que demora quase o dobro do tempo para cozer, pois o volume é muito maior, uma batata grande demora mais tempo a cozer que uma pequena, isto aplica-se a tudo.
Como é o dobro da massa fica mais pesada, a maçã fica no fundo,logo agarra mais e fica menos saboroso, principalmente quando não levo a cobertura na totalidade.

A melhor solução é arranjar uma forma que caiba e que se ajuste melhor à quantidade da massa e cobertura, de preferencia anti-aderente.

Beijinhos e boas festas.
23-06-2015, 10:21
55
maravilhoso.

bolos de maça há muitos mas como este creio que não há igual. experiementar para testemunhar que é de facto uma delicia
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®