SaborIntenso.com
Publicado a 30-10-2012, 11:30
por Neuza Costa
Receita em video de Broas de Mel
Ingredientes para 52 broas:
  • 500g de farinha de trigo sem fermento
  • 260g de açúcar amarelo
  • 75g de nozes picadas grosseiramente
  • 250 ml de azeite
  • 200 ml de mel
  • 500 ml de água
  • Meia colher de café de sal
  • 5g de erva-doce em pó
  • 5g de canela em pó
  • Farinha para polvilhar
  • Açúcar branco para polvilhar
Preparação:

1. Num tacho largo leve ao lume a água, o azeite, o mel, a canela em pó, a erva-doce, o sal e o açúcar amarelo.
Mexa e deixe ferver.

2. Quando começar a ferver, baixe o lume.
Adicione as nozes e a farinha de uma só vez.
Sem parar de mexer, deixe cozer em lume brando durante 3 minutos.
Passado os 3 minutos e quando a massa descolar do fundo, retire.

3. Coloque a massa por cima da bancada polvilhada com farinha.
Deixe arrefecer ligeiramente até que a consiga moldar.

4. Com bolinhas de massa faça broas pequenas em formato de folha e acalque ligeiramente.
Coloque as broas num tabuleiro de ir ao forno polvilhado com farinha.
Com a ajuda de uma faca utilizando o lado contrário da lâmina faça losangos na superficie da broa.

5. Leve ao forno pré-aquecido nos 230º e deixe cozer entre 15 a 20 minutos.
Quando as broas estiverem loirinhas, retire-as.
Deixe arrefecer ligeiramente.

6. Coloque-as num prato e polvilhe-as com açúcar.
Depois de frias estão prontas a servir.

Se quiser, coloque numa caixa e pode guardar até 1 mês.
A equipa do SaborIntenso.com deseja-lhe um bom apetite!

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 6144,6 kcal | Lipídios: 304g | Hidratos de Carbono: 811,5g | Proteinas: 63,9g
Por broa: Calorias: 118,2 kcal | Lipídios: 5,8g | Hidratos de Carbono: 15,6g | Proteinas: 1,2g


Tempo de preparação: 1 hora
Custo total: 4.00 € | Custo por broa: 0.08 €


Citação:
Quando era pequena ainda não se festejava o halloween em Portugal, mas sim os Santos, era um dia especial para as crianças que andavam a bater de porta a porta a pedir os bolinhos.
A tradição não morreu mas está-se a perder.
Na minha família era tradição fazer estas broas para a ocasião.
Esta receita típica da zona de Abrantes é deliciosa e fácil de fazer.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Broas de Mel-broas-mel-1.jpg   Broas de Mel-broas-mel-2.jpg   Broas de Mel-broas-mel-3.jpg   Broas de Mel-broas-mel-4.jpg   Broas de Mel-broas-mel-5.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Broas-de-Mel-SaborIntenso.pdf (145.7 KB, 1482 visualizações)
Quem Fez
SusyCSimão PereiraMonikasanvivi
  #1  
Antigo
30-10-2012, 11:46
2
parecem me otimas estas broinhas, ainda ontem uma amiga minha trouxe me umas que a sua mãe tinha feito.
ja estava ha algum tempo a matutar como seria esta receita. agora já sei!lol
tenho mesmo de experimentar.
bjinhos
30-10-2012, 12:00
3
onde se pode comprar erva-doce em pó? as broas parecem deliciosas
30-10-2012, 12:16
4
Raquel compra nos super ou hiper na zona das especiarias Facilmente encontra
Ai aqui no norte nao é tradicao estas broas mas passa a ser sei que aki tb temos umas broas de mel a venda ate nas pastelarias mas sao redondas.. Nem sei se sera a mesma coisa, mas vou fazer estas no feriado tb
Obrigada neuza... Tenho algumas fotos para passar e nunca mais me lembro a ver se dp trago td
30-10-2012, 12:43
5
Bem eu ADOREI a receita super fácil e delíciosa...quem sabe não faço amanhã para entregar aos meninos que batem a porta na noite de Halloween , sempre não eram só doces e certamente iam adorar

Neuza achas q substituir o mel por geleia de marmelo faz o mesmo efeito ?? Tenho muita geleia para gastar e era uma forma de a gastar, mas suponho que não dê Aguardo a tua opinião
30-10-2012, 12:53
6
Postado Originalmente por gabriela73 Ver Post
Bem eu ADOREI a receita super fácil e delíciosa...quem sabe não faço amanhã para entregar aos meninos que batem a porta na noite de Halloween , sempre não eram só doces e certamente iam adorar

Neuza achas q substituir o mel por geleia de marmelo faz o mesmo efeito ?? Tenho muita geleia para gastar e era uma forma de a gastar, mas suponho que não dê Aguardo a tua opinião
Olá Gabriela,

sinceramente não sei, irá ficar diferente de certeza.

Beijinhos
30-10-2012, 13:21
7
Postado Originalmente por manelinha Ver Post
Raquel compra nos super ou hiper na zona das especiarias Facilmente encontra
Ai aqui no norte nao é tradicao estas broas mas passa a ser sei que aki tb temos umas broas de mel a venda ate nas pastelarias mas sao redondas.. Nem sei se sera a mesma coisa, mas vou fazer estas no feriado tb
Obrigada neuza... Tenho algumas fotos para passar e nunca mais me lembro a ver se dp trago td
Normalmente compro no Continente.
30-10-2012, 14:12
8
Postado Originalmente por manelinha Ver Post
Ai aqui no norte nao é tradicao estas broas mas passa a ser sei que aki tb temos umas broas de mel a venda ate nas pastelarias mas sao redondas.. Nem sei se sera a mesma coisa, mas vou fazer estas no feriado tb
realmente eu quando as vejo nas pastelarias ou supermercados pelo-me todo pra comprar uma. simplesmente adoro-as!
30-10-2012, 14:25
9
Olà Neuzinha

quando vi q fizes te esta receitinha nem queria acreditar no q via, pois estas Broinhas de mel sao o meu maior pecado

quando vou a Portugal, vou sempre a uma pastelaria chamada "Regina Doce" q as fazem jà à muitos anos e sao uma Delicia, mas agora a "Regina" q me desculpe mas irei graças a ti as fazer eu mesma

e claro a Vivi tb Adora!!!!!!

Obrigada Neuzinha pela Maravilhosa receitinha e pela belíssima historia q partilhas conosco

Beijinhos Grande Grandes
30-10-2012, 15:00
11
Que belas broas Neuza, devem estar bem deliciosas
30-10-2012, 16:01
12
Hummmm. Adoro broas de mel, tenho que provar estas.
30-10-2012, 21:29
13
Hum...que saudades,
estas broas são uma delícia.

Beijinhos
30-10-2012, 23:47
14
Andava à procura da receita das broas à dois atrás. E hoje já cá está no SI. A Neuza parece que adivinhou que andava à procura da receita. Muito obrigado pela receita. Gosto muito destas broas de Mel, moro a 45 Km de Abrantes, e nesta altura do ano encontra-se muitas broas de mel a vender nas pastelarias.
31-10-2012, 09:57
15
Adorei!
Na minha terra de família (Figueiró dos Vinhos) também se pede o bolinho... Eu ia sempre pedir, com os outros meninos lá, pois vivia na cidade todo o ano, e na cidade não se pede o bolinho...
Davam-nos tudo, até chouriços caseiros! Adorava aquilo...
Aqui a tradição é fazer umas broas duras e secas, com todos os frutos secos que tivermos.. Mas adorei essas, são muito mais fáceis de fazer, e parecem uma delícia! Obrigada
31-10-2012, 11:24
16
Eu adoro esta broinhas de mel das confeitarias, nunca me aventurei a fazer! Obrigado Neuza pela partilha, assim já se pode fazer em casa
31-10-2012, 14:56
17
Como? Guardar um mês, nao digas isso nem a brincar!
Ficaram bem boas, à proxima vou ai mexer o tacho.
01-11-2012, 20:50
18
Desde pequena que ouço dizer que as broas de mel, que via nas pastelarias, eram feitas de bolos "recessos" e eu acreditei!! se calhar era para não as comer!!

Parabéns pela receita! Tem um otimo aspeto
02-11-2012, 11:49
19
Bom dia gente linda e simpatica,


Fiz as broas ficaram maravilhosas...mas como sempre não tirei fotos...preguiça...

Deixei as broas que sobraram na minha mãe para não existirem tentações...kkkk


bjs com carinho para todos de uma grande fã deste site...
07-11-2012, 18:40
20
tenho mesmo que fazer esta receita o meu marido gosta muito de broas de mel..... e parece super fácil
18-11-2012, 09:47
21
Também tenho de fazer estas broas!
Obrigada Neuza.
11-12-2014, 09:21
22
Eu tamben fiz essas broas estao uma delicia... e sao mesmo simples de fazer obrigado Neuza pela receita
21-10-2015, 21:43
23
Olá gostei imenso destas broinhas e aproximamos muito rapidamente para o natal e é uma boa ideia para fazer estas broas obrigada pela ajuda que me vai facilitar muito obrigada um bjo para os dois
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®