Pesquisar Área do Chef Forum Novidades Comentários
Voltar   Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com > Geral > Videos de Culinária > Videos de Doces

Doce de Abóbora Chila (Gila)

Receita de Natal em video de Doce de Abóbora Chila (Doce) Ingredientes: 1 abóbora chila Igual peso de açúcar da ... no forum Videos de Doces
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico

Antigo 27-11-2009, 00:01
Neuza Costa
24,100 votos em 2,466 mensagens

Registado em: Feb 2009
Neuza Costa's Portugal
Video Doce de Abóbora Chila (Gila)

Receita de Natal em video de Doce de Abóbora Chila (Doce)
Ingredientes:
  • 1 abóbora chila
  • Igual peso de açúcar da abóbora cozida e escorrida
  • 1 casquinha de limão
  • 1 pau de canela
  • Sal q.b.
  • 250 ml de água
Preparação:

1. Parta a abóbora atirando-a ao chão. Não utilize facas o objectos metálicos, pois altera o sabor da chila.
Com as mãos, separe a abóbora em vários pedaços.
Retire as sementes e os filamentos mais amarelos.

2. Lave os pedaços de abóbora em vários águas, até deixar de deitar espuma.
Coloque os pedaços de abóbora num alguidar com bastante água e com a casca virada para cima.
Deixe a abóbora no alguidar de um dia para o outro.

3. No dia seguinte, coloque uma panela grande com água a ferver e tempere com sal.
Junte a abóbora e deixe cozer durante 40 minutos até ficar bem tenrinha e começar a se separar da casca.
Depois de cozida, retire e deixe arrefecer um pouco.

4. Com a ajuda de uma colher de pau ou de plástico, nunca metálica, raspe a abóbora para dentro de uma tigela.
Coloque num escorredor e deixe escorrer durante 30 minutos. (Depois de escorrido, pese, e o peso do açúcar será igual).

5. Num tacho, leve ao lume o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão.
Mexa e deixe ferver até atingir o ponto pérola.
Passado cerca de 8 minutos passe com a colher na calda, se começar a cair em gotas, está no ponto.

6. Junte a abóbora de chila e sem parar de mexer, vá separando os fios.
Quando passar com uma colher no fundo do tacho e fizer uma estrada, está pronto.
Apague o lume.
Depois de fria, guarde em frascos próprios.

This text will be replaced

Tempo de preparação: 50 minutos + 1 dia
Custo: 5.50 €
Fotografias
Doce de Abóbora Chila (Gila)-doce-abobora-chila-1.jpg   Doce de Abóbora Chila (Gila)-doce-abobora-chila-2.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Doce-de-Abobora-Chila-SaborIntenso.pdf (99.7 KB, 1348 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Doce-de-Abobora-Chila-FOTO-SaborIntenso.pdf (144.3 KB, 1122 visualizações)
Antigo 01-11-2011, 13:39   #11
haoxina

mt obrigado pelas receitas tenho aprendido mt consigo, hoje mm fiz o doce de gila seguindo a sua receita e ficou optimo.

Antigo 03-03-2013, 19:53   #12
DaniellaCarvalho
Não sei se estou a fazer o meu comentário no sitio certo, mas aqui vai....

Boa noite Neuza e Sandro,
Descobri o vosso site à dois dias por acaso, quando andava à procura da receita do doce de abóbora de chila, e desde logo fiquei maravilhada com os vossos videos, a Neuza explica muito bem tudo aquilo que confeciona, para quem é praticamente extriante na cozinha, como eu, isso é muito bom.
Obrigado Neuza pelas suas explicações.
Hoje já confecionei o doce de abóbora chila, mais um doce e uma entrada, e ficou tudo muito bom.
Agora que encontrei o vosso site ninguém me vai separar dele e a cozinha passará a ser a minha companheira.

Não sei muito bem como é que o vosso site funciona, mas aos poucos vou descobrindo.

Aguardo por receitas novas.

Bjinhos

Antigo 03-03-2013, 19:55   #13
DaniellaCarvalho
Não sei se estou a fazer o meu comentário no sitio certo, mas aqui vai....

Boa noite Neuza e Sandro,
Descobri o vosso site à dois dias por acaso, quando andava à procura da receita do doce de abóbora de chila, e desde logo fiquei maravilhada com os vossos videos, a Neuza explica muito bem tudo aquilo que confeciona, para quem é praticamente extriante na cozinha, como eu, isso é muito bom.
Obrigado Neuza pelas suas explicações.
Hoje já confecionei o doce de abóbora chila, mais um doce e uma entrada.
Agora que encontrei o vosso site ninguém me vai separar dele e a cozinha passará a ser a minha companheira.

Não sei muito bem como é que o vosso site funciona, mas aos poucos vou descobrindo.

Aguardo por receitas novas.

Bjinhos

Escreve um comentário

Tags
abóbora chila, açúcar, água, canela, doce, limão, natal, sal, video-saborintenso
Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Doce de Abóbora Simples Lili Gelados, Frutas, Compotas e Outros Doces 2 17-12-2012 20:16
Sopa de Abóbora com Agriões Neuza Costa Videos de Sopas 9 31-12-2011 15:05
Fritas de Abóbora ilda mourão Doces Fritos 1 18-11-2009 20:07
Sopa Creme de Abóbora Robot SI Sopas 0 28-05-2009 15:36
Sopa de Abóbora com Estrelinhas Robot SI Sopas 0 20-05-2009 16:04

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada