Pesquisar Receitas Forum Novidades Comentários
Voltar   Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com > Geral > Videos de Culinária > Videos de Doces

Folar da Páscoa

Receita em video de Folar da Páscoa Ingredientes: 900g de farinha 40g de fermento de padeiro 180g de açúcar 3 ... no forum Videos de Doces
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico

Antigo 29-03-2010, 20:09
Neuza Costa
29,262 votos em 2,923 mensagens

Registado em: Feb 2009
Neuza Costa's Portugal
Video Folar da Páscoa

Receita em video de Folar da Páscoa
Ingredientes:
  • 900g de farinha
  • 40g de fermento de padeiro
  • 180g de açúcar
  • 3 ovos
  • 125g de manteiga
  • Sumo de uma laranja grande
  • 200 ml de leite morno
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 1 colher de café de erva doce
  • Sal fino q.b.
  • 3 ovos cozidos
  • 1 ovo batido
  • Geleia para pincelar q.b.
  • Farinha para polvilhar q.b.
Preparação:

1. Num alguidar, desfaça o fermento no leite morno.
Junte a farinha, os ovos, uma pitada de sal fino, o açúcar, a manteiga, o sumo de laranja, a erva doce e a canela em pó.
Amasse muito bem durante 10 minutos com as varinhas em espiral.
Cubra o alguidar com um pano e deixe levedar em local quente durante 1 hora e meia.

2. Depois da massa bem levedada, polvilhe a bancada com bastante farinha.
Deite a massa sobre a bancada, polvilhe com farinha e amasse muito bem até deixar de colar nas mãos.
Se necessário, acrescente mais farinha.
Forme uma bola com a massa e retire 1/3.
Com a parte maior, forme uma bola achatada.
Coloque num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha e achate ligeiramente a massa.
Coloque os ovos cozidos no centro e acalque bem para ficarem bem presos à massa.
Pincele a massa com o ovo batido.
Amasse um pouco a restante massa e faça com ela rolinhos finos.
Coloque um rolinho à volta de cada ovo e cinco rolinhos em cruz sobre o folar.
Pincele novamente com o ovo batido.

3. Leve ao forno pré-aquecido nos 180º entre 45 a 55 minutos.

4. Depois da massa cozida, retire do forno e pincele com geleia.

Tempo de preparação: 40m + 1h30 + 1h
Custo: 3.50 €
Fotografias
Folar da Páscoa-folar-da-pascoa.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Folar-da-Páscoa-SaborIntenso.pdf (98.8 KB, 1046 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Folar-da-Páscoa-FOTO-SaborIntenso.pdf (166.2 KB, 1245 visualizações)
Quem Fez
Marisa Diasana ribeiroSandybellfernandofernandojfpereiraCatia Pereiramanelinha
Antigo 30-03-2010, 11:26   #21
silviabrigitte

Olá!
O nosso folar é diferente, colocamos enchidos e carne de porco, é uma delicia, desse nunca provei mas também tem bom aspecto.
Beijos

Antigo 30-03-2010, 13:47   #22
Maria Silveira
Olá, tem bom aspecto e muito fácil de fazer.
Cá na Ilha Terceira, os folares são ligeiramente diferentes. Não levam as especiarias, nem o sumo de laranja e ao sair do forno são "untados" com manteiga. Pela Páscoa levam os ovos cozidos em cima, tal como este, e nas festas do Espirito Santo, e as tradicionais da Ilha, fazem-se dando-lhe o nome de massa sovada. Também temos o hábito de em vez de pôr em tabuleiros untados com manteiga e polvilhados de farinha, pomos em folhas de coquilho, é assim que lhe chamamos, e vão a cozer ao forno. Dá-lhes um gosto muito especial. São excelentes! E se forem cozidos em forno de lenha, ainda são melhores.
Um grande beijinho para todos e votos de uma SANTA PÁSCOA.

Antigo 30-03-2010, 15:11   #23
mariana5

Neuza Não resisti e já o fui fazer hehehe, já o coloquei no "Eu Fiz" e saí me bem pois ficou lindo e muito fofinho por dentro, só não pús os ovos, perdoa-me, mas ninguém cá em casa gosta de ovos cozidos de resto 5*****, obrigado por mais este útil video, só assim me atrevi a fazê-lo, com a tua ajuda...

Antigo 30-03-2010, 15:56   #24
glutao

Obrigado pela receita mas näo vou à bola com folares säo gostos, mas tem um aspecto expectacular. No dia de Pascoa vai sair Bolo Rei, nisso é que sou Barra

Antigo 30-03-2010, 16:55   #25
Ilda

Nunca pensei que fosse assim tao facil fazer o folar, quando chegar á Alemanha vou experimentar, pois aqui em Portugal nao tenho possibilidade de o fazer. Obrigada Neuza.

Bjinhos

Antigo 30-03-2010, 19:53   #26
Raquel F

Olá Neuza,

Estou fascinada!

São este tipo de receitas que me fazem vir à Internet: o folar, o bolo rei, etc. Acreditem quando digo que eu desejava muito saber fazer o folar da páscoa (este com ovos) mas via as receitas e pensava que aquilo não ia dar resultado... quando vi que estava programado aqui no Sabor Intenso até me ri e pensei "nem de propósito".

Obrigado e Parabéns. Parece simples de fazer e espero ter tempo para o experimentar ainda esta Páscoa.

Uma pergunta: os 45/50 minutos são suficientes? É que nestas coisas eu tenho sempre medo que saia muito seco ou então cru... Muito obrigada Neuza e Sandro.

Já agora, dá para ver uma foto depois de partido? ... se possível, não quero abusar ...

Raquel

Antigo 30-03-2010, 21:11   #27
Gloria Moreira

Parece delicioso tenho que fazer esta pascoa muitos Parabens Neusa e Sandro beijinhos

Antigo 30-03-2010, 23:14   #28
Noémia Caseiro
Nunca liguei muito a folares da Páscoa, mas depois de provar este mudei de opinião.
É mesmo muito bom.

Beijinhos

Antigo 31-03-2010, 12:55   #29
Sandro Vilar

Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Já agora, dá para ver uma foto depois de partido? ... se possível, não quero abusar ...
Olá Raquel, infelizmente só tirei fotos exteriores.
Bjs.

Antigo 31-03-2010, 12:55   #30
catty

ola neuza.este ano pela primeira vez vou fazer o folar da pascoa e espero que corra bem!posso substituir o fermento de padeiro em fermento em po?
beijinhos

Escreve um comentário

Tags
açúcar, doce, farinha, fermento de padeiro, folar, geleia, laranja, leite, manteiga, ovo, páscoa, sal, sumo de laranja, video-saborintenso, canela, erva-doce
Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Folar de Valpaços (Tradicional) ICatarina Bolas e Folares 5 05-04-2012 13:50
Folar de Páscoa ICatarina Bolas e Folares 1 09-03-2010 17:27
Ovo de Páscoa Lili Gelados, Frutas, Compotas e Outros Doces 2 08-03-2010 00:50
Folar de Carne ilda mourão Bolas e Folares 0 25-02-2010 18:46
Folar ilda mourão Bolas e Folares 1 05-02-2010 18:42

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Copyright © 2009-2014 SaborIntenso®