SaborIntenso.com
Publicado a 23-04-2010, 17:26
por Neuza Costa
Receita em video de Pastéis de Nata
Ingredientes para 24 pastéis:
Preparação:

1. Com o rolo da massa, estenda a massa num rectângulo.
Enrole a massa num rolo, acalcando bem.
Corte a massa em rodelas com espessura de 1,5 cm.

2. Coloque as rodelas dentro das formas dos pasteis, untadas com manteiga.
Com os polegares, comece a fazer pressão no centro da massa e espalhe-a até aos bordos de forma a que estes fiquem mais grossos, ficando a massa mais fininha no fundo.
Coloque as formas num tabuleiro de ir ao forno.

3. Dissolva a farinha num pouco de leite.
Leve o restante leite ao lume, junte o pau de canela e a casca de limão.
Quando estiver a ferver, junte a farinha e mexa bem.
Mexa até começar a ferver e apague o lume.

4. Num tacho, leve ao lume o açúcar e a água e mexa.
Depois de começar a ferver, deixe ferver exactamente 3 minutos.
Junte a calda de açúcar em fio ao leite e misture bem.
Coe tudo num passador e deixe arrefecer
NOTA: Deixe mesmo arrefecer até ficar frio.

5. Junte as gemas com o creme e mexa bem.
Encha as formas com o creme.
Leve ao forno pré-aquecido nos 250º durante 17 minutos.

6. Depois de cozidos, desenforme.
Sirva quentes ou frios, polvilhados com açúcar em pó ou canela em pó.

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 5063 kcal | Lipídios: 184g | Hidratos de Carbono: 786g | Proteinas: 76g
Por pessoa: Calorias: 211 kcal | Lipídios: 7,7g | Hidratos de Carbono: 32,8g | Proteinas: 3,2g


Tempo de preparação: 1 hora


Citação:
Estes docinhos dispensam apresentação. Fazem para da nossa gastronomia e são amados por todos.
Perfeitos a qualquer hora do dia.
Feitos em casa são tão bons como os das mais prestigiadas pastelarias.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Pastéis de Nata-pasteis-nata-1.jpg   Pastéis de Nata-pasteis-nata-2.jpg   Pastéis de Nata-pasteis-nata-3.jpg   Pastéis de Nata-pasteis-nata-4.jpg   Pastéis de Nata-pasteis-nata-5.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Pastéis-de-Nata-SaborIntenso.pdf (96.9 KB, 8037 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Pastéis-de-Nata-FOTO-SaborIntenso.pdf (190.3 KB, 6840 visualizações)
Quem Fez
JU_MfernandofernandoPaula SoeiroCatia MartinhoamericosilvaNuno_Monteirofernando
 
Antigo
24-04-2010, 22:38
31
Quase que ia tendo um ataque ao ver aquelas natas saindo do forno, pois é o pastel que mais gosto deliro quando vou a uma padaria não resisto sem comprar uma ou duas , mas com este vídeo vou fazé-las em casa pois é muito fácil de fazer e vou engordar uns kilinhos a come-las.

Obrigada Neuza por esta delicia de receita...

Beijinhos
25-04-2010, 01:08
32
Postado Originalmente por Sandro Vilar Ver Post
Eu já limpei 8.

Já agora, a margarina para folhados foi comprada na Makro, por isso se alguém tiver acesso e quiser fazer a massa folhada compre ou peça a alguém que tenha cartão, que lá há de certeza.
Sim é verdade, a Makro vende. Qualquer pessoa pode comprar, desde que tenha cartão, não tem de ser necessariamente para uso da empresa, pode ser para utilização individual.
25-04-2010, 01:12
33
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá a todos,

-Em relação à massa fresca à venda apenas conheço a que se vende nos supermercados normalmente para tartes, nas padarias penso que não se vende.
O Lidl vende umas massas folhadas frescas em formato rectangular, que sempre ajuda para fazer os cortes direitos para os pasteis.

Normalmente os supermercados vendem as bases para tarte, redondas, que talvez não sejam tão práticas para o efeito.
25-04-2010, 03:45
34
Só posso dizer uma coisa...absolutamente DIVINAIS

Não sei se é da massa folhada crocante, se é do creme, ou das duas coisas juntas.
Só sei que depois de comer o primeiro apetece comer logo outro e depois mais outro e não parar.

Beijinhos
25-04-2010, 10:53
35
Postado Originalmente por ncaseiro Ver Post
Só posso dizer uma coisa...absolutamente DIVINAIS

Não sei se é da massa folhada crocante, se é do creme, ou das duas coisas juntas.
Só sei que depois de comer o primeiro apetece comer logo outro e depois mais outro e não parar.

Beijinhos
Também já fizeste? Isto é que é gente rápida, e gulosa

Parabéns, deixaram-me curiosidade também.
25-04-2010, 10:57
36
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá a todos,

não me querendo elogiar muito, é verdade são uma coisa do outro mundo...
Gaba-te à vontade, não pares de te gabar porque é bem justo

Tu és o Cristino Ronaldo* e Mourinho* da Cozinha, és competente e podes abrir a boca para o dizer.

--------
* perdoem-me aqueles que não gostam destas duas pessoas ...
25-04-2010, 13:24
37
Postado Originalmente por Raquel F Ver Post
Gaba-te à vontade, não pares de te gabar porque é bem justo

Tu és o Cristino Ronaldo* e Mourinho* da Cozinha, és competente e podes abrir a boca para o dizer.

--------
* perdoem-me aqueles que não gostam destas duas pessoas ...
Olá Raquel,

muito obrigado pelos comentário, não sei tudo mas tento aprender ao máximo para poder partilhar com vocês.

A gulosa da ncaseiro, não os fez ainda, mas tem a sorte de ser minha mamã e veio cá buscar uns quantos logo que saíram do forno.


Obrigado e beijinhos grandes.
25-04-2010, 15:11
38
Olá, tenho uma pergunta a fazer, a calda do açúcar é para se juntar toda???' é que no video nao se viu a colocar toda dai a minha duvida, obrigada beijinhos e bons cozinhados...
25-04-2010, 16:06
39
Postado Originalmente por carla patricia Ver Post
Olá, tenho uma pergunta a fazer, a calda do açúcar é para se juntar toda???' é que no video nao se viu a colocar toda dai a minha duvida, obrigada beijinhos e bons cozinhados...

Olá Carla, sim é para por toda.
Bjoca.
25-04-2010, 18:35
40
Oi Neuza
que bom sao estes pasteis, esperimentei e
sairam uma delicia.
mais uma vez obrigada
25-04-2010, 19:05
41
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Raquel,

muito obrigado pelos comentário, não sei tudo mas tento aprender ao máximo para poder partilhar com vocês.

A gulosa da ncaseiro, não os fez ainda, mas tem a sorte de ser minha mamã e veio cá buscar uns quantos logo que saíram do forno.


Obrigado e beijinhos grandes.
Que S O R T E

Sra NCaseiro, parabéns pela filha que tem
26-04-2010, 00:52
42
Olá Raquel F

Em primeiro lugar (e como se costuma dizer) a Sra está no céu. Por isso é só mesmo ncaseiro (Noémia Caseiro).

Em segundo lugar obrigada pelos parabéns. É mesmo uma sorte ter uma filha como a Neuza e não é só pelas coisas maravilhosas que ela faz na cozinha.

Beijinhos
26-04-2010, 09:50
43
Postado Originalmente por ncaseiro Ver Post
Olá Raquel F

Em primeiro lugar (e como se costuma dizer) a Sra está no céu. Por isso é só mesmo ncaseiro (Noémia Caseiro).

Em segundo lugar obrigada pelos parabéns. É mesmo uma sorte ter uma filha como a Neuza e não é só pelas coisas maravilhosas que ela faz na cozinha.

Beijinhos
Olá Noémia Caseiro,

Sabe como é, uma pessoa verifica que está a falar com uma mãe e muda logo de dircurso

Obrigada e continuação de uma excelente semana.

Raquel
26-04-2010, 10:20
44
Bom dia Neuza,
Só hoje (segunda) é que vi a receita desses pastéis de nata e que aspecto!!!!
É o meu bolo preferido e com um café a acompanhar então.......... delícia
Tenho que experimentar.
Muito obrigada por mais esta delícia, assim não há dieta que resista.
PARABÉNS
27-04-2010, 20:30
45
ola neuza olha o sait tá um espectáculo adoro as tuas receitas no domingo fix rissoto de frango com cogumelos e ficou uma delicia e no mesmo dia tb fix os pasteis de nata olha um espectáculo ja engordei mais uns kilitos.lolol mas adorei...
27-04-2010, 21:57
46
Que perdição...
Vou experimentar no próximo fim de semana.
Obrigada
28-04-2010, 10:27
47

Olá Neuza, fiz ontem á noite esta receitas dos pastéis de nata, mas como não tinha forminhas pequenas, fiz um enorme pastel de nata ficou deliciosa, fantástica mesmo...
ficou muito melhor do que os pastéis que a gente come por aí...
Num instantinho desapareceu e nem uma migalhinha ficou...

Muito obrigada Neuza, agoraposso fazer coisas que pensava que nunca iria fazer porque era difícil... mas afinal não é verdade, posso fazer coisas deliciosas

Muitos beijinhos, muito obrigada e continuação de tudo de bom
28-04-2010, 13:51
48
Que maravilha
So uma pergunta a farinha é normal ao tem de ser maizena
obrigado e muitos Parabens
28-04-2010, 14:03
49
Postado Originalmente por Susana Santos Ver Post
Que maravilha
So uma pergunta a farinha é normal ao tem de ser maizena
obrigado e muitos Parabens

Olá Susana, diz maizena em algum sitio?
É farinha normal.
Bjoca e obrigado.
28-04-2010, 14:30
50
Da proxima vez acordese de mim...
Faga uma foto de ese pastelón............
Beijos
28-04-2010, 15:54
51
eu fiz os pastéis de natas ficaram uma maravilha, queria colocar uma foto mas não sobrou nenhum!!!
28-04-2010, 20:11
52
Olá Neuza e Sandro.Eu tambem fiz as natas seguindo esta receita,ficaram com um sabor de se lhe tirar o chapeu!
Mas se a casca ficou no ponto,já o creme ficou com uma textura ligeiramente mais sólida (tipo queijada),terá cozido demais?
O forno usado foi o de um fogão doméstico normal,o qual pre-aqueceu durante 15 min em lume alto (penso que o maximo de temperatura que aquilo atinja sejam 250º) e após colocar as natas no interior mais 17 min em lume igualmente alto...
Este tipo de forno vulgar, não possui indicador de temperatura,por isso é que precisava saber se existem outros tempos e temperaturas a ter em conta,no pre-aquecimento e na cozedura.
Se me pudessem ajudar,agradecia imenso.


BJS
29-04-2010, 11:22
53
Tantra
tentei colocar a foto, mas não consegui se alguém me puder ajudar... eu tenho as fotos

era mesmo um gande "pastelón" e delicioso k desapareceu num ápice...

beijinhos
29-04-2010, 11:26
54
Postado Originalmente por LiLISanTos Ver Post
Mas se a casca ficou no ponto,já o creme ficou com uma textura ligeiramente mais sólida (tipo queijada),terá cozido demais?


BJS
Olá Lili,

penso que o que aconteceu é que deves ter posto um pouco de farinha a mais e ficou mais grosso o creme.
Beijinhos
30-04-2010, 13:25
55
Olá Neuza, tenho visto muitos postes a dizerem que as experiências feitas (pasteis de nata) teem corrido mal, a minha pergunta é : Utilizas a ventilização do forno quando eles estão assar???, porque é que normalmente os pasteis ficam mais camados nos bordos da massa folhada??? e o que fazes para que os pasteis fiquem tão coradinhos??? os teus ficaram mesmo perfeitosss de babar só de olhar, beijinhos e continua assim a presentear-nos com os teus belos cozinhadoss.
01-05-2010, 01:20
56
Postado Originalmente por carla patricia Ver Post
Olá Neuza, tenho visto muitos postes a dizerem que as experiências feitas (pasteis de nata) teem corrido mal, a minha pergunta é : Utilizas a ventilização do forno quando eles estão assar???, porque é que normalmente os pasteis ficam mais camados nos bordos da massa folhada??? e o que fazes para que os pasteis fiquem tão coradinhos??? os teus ficaram mesmo perfeitosss de babar só de olhar, beijinhos e continua assim a presentear-nos com os teus belos cozinhadoss.

Olá Carla,

Utilizamos sempre o simbolo de ventoinha que não é mais que as duas placas ligadas com o ventoinha para dissipar o calor pelo forno. Como já tinha dito no post da Duxa, o pessoal tem que averiguar as caracteristcas do forno e jogar um bocado com isso, não é fácil, mas também falo como um leigo... apenas estou a relatar o que vi a Neuza a fazer. A Neuza não está cá este fim de semana para responder, mas quando filmei a receita, lembro-me de ter dito: **** ** **** **** *** * **** ****** ** (ou seja, são só palavrões, estavam mesmo bons). .... há que tentar até arranjar o jeito, mas o truque para sairem perfeitos está mesmo no forno. Mais uma vez, na receita foram utiilizadas as duas placas, a 250º durante 17 minutos (tal como está na receita) a meio do forno e sairam Pastéis de Belém. Acho que é ir tentanto até acertar. A grande vantagem deste doce, a meu ver, é que mesmo que não saiam com aquele aspecto bonito, de sabor de certeza que é a loucura, vocês é que são uns esquisitos () eu comia os do Glutão, da Catariana da Tantra e não deixava nada para ninguém

Edit: Agora a sério, é importante para que a parte lateral dos pastéis fique bonita como dizes, é importante que ao colocar a massa folhada seja pressionada no fundo da forma de modo a que fique bem fina no fundo e nas laterais inferiores, deixando uma camada mais grossa nas laterais superiores. Dependendo do forno, é também importante para o caso de não ficarem com aquele aspecto tostado, que coloquem no topo do forno mais perto da grelha superior. Tem que se jogar um pouco de forma a que não queime, nem coza demasiado, frizando novamente, tem tudo a ver com o forno e saber lidar com ele, porque são todos diferentes...
Bjos.
01-05-2010, 17:39
57
Olá, muito obrigada pela resposta assim com a explicação vai ajudar muitooo. Bom fim de semana
02-05-2010, 16:40
58
Simplesmente excelente ...
só tenho uma pergunta a farinha é normal
ou é farinha maizena
Ficaram mesmo impecáveis, muitos parabéns!!
Obrigada e Beijinhos
03-05-2010, 21:10
59
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Lili,

penso que o que aconteceu é que deves ter posto um pouco de farinha a mais e ficou mais grosso o creme.
Beijinhos
Olá Neuza,voltei a tentar e desta vez consegui!As natas ficaram iguaizinhas ás tuas,exceptuando aquelas tipicas manchas pretas que ficam no creme (ficou amarelo liso e brilhante),mas isso é meramente impossivel neste forno .
Volto a referir que o sabor é do outro mundo e desta feita,em vez de um,deitei dois paus de canela e ainda melhor ficou
Muito Obrigado pela ajuda,pelo video e...POR FAVOR,CONTINUA!

beijokas
04-05-2010, 15:59
60
Ola...

As meninas que experimentaram foi com farinha normal ou maizena.

Já houve uma menina que perguntou mas ainda não tive resposta.

Obrigada
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®