SaborIntenso.com
Publicado a 19-11-2009, 19:05
por Neuza Costa
Receita de Natal em vídeo de Sonhos
Ingredientes para 20 sonhos:
  • 125 ml de água
  • 125 ml de leite
  • 50g de margarina
  • Uma casca de limão
  • Uma pitada de sal
  • 150g de farinha
  • 4 ovos
  • Óleo para fritar
  • Açúcar q.b.
  • Canela em pó q.b.
Preparação:

1. Num tacho, leve ao lume a água, o leite, a casca de limão, a pitada de sal e a margarina.
Deixe ferver.
Logo que comece a ferver, junte a farinha de uma só vez e mexa muito bem até formar uma bola que descole do fundo do tacho.
Depois da bola de massa formada, coloque numa tigela, retire a casca de limão e deixe arrefecer um pouco.

2. Junte os ovos um a um e mexa muito bem com a colher de pau entre cada adição.
Mexa até a massa ficar homogénea.

3. Com a ajuda de duas colheres, faça bolas de massa, não muito grandes pois o seu volume irá triplicar.
Frite em óleo quente, mantendo sempre o lume brando.
Pique os sonhos de vez em quando com um garfo ou palito.
Deixe fritar até triplicarem de tamanho e ficarem lourinhos.
Depois de fritos, retire-os para um prato com papel absorvente.

4. Entretanto misture o açúcar com a canela a gosto.
Depois de fritos passe os sonhos pela mistura do açúcar e canela e coloque-os num prato de bolo.

Valores Nutricionais:
Total: Calorias: 187,6 kcal | Lipídios: 74g | Hidratos de Carbono: 222g | Proteinas: 42g
Por pessoa: Calorias: 93,8 kcal | Lipídios: 3,7g | Hidratos de Carbono: 11,1g | Proteinas: 2,1g


Tempo de preparação: 1 hora
Custo: 2.00 € | Custo por sonho: 0.10 €


Citação:
Estes fritos tradicionais de natal não podem faltar nas nossas mesas nesta quadra natalícia.
Os sonhos são sempre mais saborosos acabados de fazer.
Se quiserem não precisam de os fritar todos de uma vez, podem guardar a massa até 48 horas numa caixa no frigorífico e fritarem conforme for necessário.
Espero que gostem, bom apetite!
Neuza Costa.
Fotografias
Sonhos-sonhos-1.jpg   Sonhos-sonhos-2.jpg   Sonhos-sonhos-3.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Sonhos-SaborIntenso.pdf (97.2 KB, 2532 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Sonhos-FOTO-SaborIntenso.pdf (153.8 KB, 2731 visualizações)
Quem Fez
Laura VeigaLu motaSugarcraftcaditonunoSandra A.Mónica72Fa Pereirateresa céu silva
 
Antigo
08-01-2011, 00:17
31
Ola Neuza fiz sonhos e estavao uma delicia,ja fiz por outras receitas e tenho a dizer que os sonhos deste site sao os melhores,tenho pena de nao ter tido tempo de tirar fotos porque comeram-se rapido
07-04-2011, 08:39
32
Mais uma receita para o natal, aki na holanda chama se olieball
23-11-2011, 19:13
34
Eu fiz os sonhos e estavam óptimos.
Só consegui comer um, cá em casa ninguém me deixou ter tempo para mais, comeram tudo
22-12-2011, 17:27
35
Olá Neuza!

Esta receita parece-me fantástica! Vou fazer para este Natal, mas tenho uma dúvida: a farinha que utiliza para fazer os sonhos é com ou sem fermento? E para fazer os coscorões, utiliza que tipo de farinha?

Obrigada

Votos de um Feliz Natal!
26-12-2011, 13:29
36
Adoro sonhos, Normalmente é a minha avó que faz mas este ano fui eu que fiz e sinceramente foram um sucesso!! Adorei mesmo e são tão simples de fazer, tenho de postar a foto um dia destes! Beijo!
26-12-2011, 17:55
37
Postado Originalmente por Marilin Ver Post
Olá Neuza!

Esta receita parece-me fantástica! Vou fazer para este Natal, mas tenho uma dúvida: a farinha que utiliza para fazer os sonhos é com ou sem fermento? E para fazer os coscorões, utiliza que tipo de farinha?

Obrigada

Votos de um Feliz Natal!
Caso indicação em contrário é sempre farinha de trigo normal tipo 55 sem fermento
07-12-2012, 10:29
39
Olá Neuza. Eu fiz esta receita ontem, mas os meus sonhos mingaram. Quando estavam a fritar estavam grandes, mas quando tirei do óleo para o papel absorvente, eles encolheram. Porque será? Existe algum truque para eles não encolherem? Eu juntei um bocadinho de açucar na massa, porque o meu namorado gosta da massa doce, será que foi por isso? Obrigado.
15-12-2012, 14:52
40
Ola Neuza
Sou uma grande fã e quando tenho qualquer duvida venho logo aqui ver as suas sugestões!!
Acabei de fazer sonhos e ficaram deliciosos, tenho que dizer que foi a primeira vez que fiz e ficaram mesmo muito bons.... Obrigada pela receita
15-12-2012, 15:27
41
Postado Originalmente por PatBelbute Ver Post
Olá Neuza. Eu fiz esta receita ontem, mas os meus sonhos mingaram. Quando estavam a fritar estavam grandes, mas quando tirei do óleo para o papel absorvente, eles encolheram. Porque será? Existe algum truque para eles não encolherem? Eu juntei um bocadinho de açucar na massa, porque o meu namorado gosta da massa doce, será que foi por isso? Obrigado.
Olá,

foi mesmo pelo açúcar que eles mirraram.

Beijinhos
24-05-2013, 10:57
42
Eu sei que estamos no mês de Maio, mas que mal tem em comer doces de Natal a meio do Ano! Este Fim de Semana vou experimentar e vou postar as fotos
27-07-2014, 20:37
43
Olá meus amigos! Obrigada pela bela receita. Fiz hoje em minha casa. Aqui no Brasil chamamos de bolinhos de chuva... Ficou uma delícia!
28-07-2014, 16:28
44
Postado Originalmente por fergutterres Ver Post
Olá meus amigos! Obrigada pela bela receita. Fiz hoje em minha casa. Aqui no Brasil chamamos de bolinhos de chuva... Ficou uma delícia!

É mesmo fergutterres, apesar de ser mais típico no Natal, sabe bem a qualquer altura do ano, ficamos felizes que tenha gostado. Curiosamente os vossos Sonhos, são as nossas Bolas de Berlim .
Um abraço.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®