SaborIntenso.com
Publicado a 25-10-2011, 20:52
por Neuza Costa
Receita em video de Croissants
Ingredientes para 20 croissants
  • 600g de farinha de trigo sem fermento
  • 25g de fermento de padeiro
  • 220 ml de água
  • Meia colher de café de sal fino
  • 50g de açúcar
  • 3 ovos
  • 150g de manteiga cortada em pedacinhos
  • 1 ovo batido para pincelar
  • Farinha para polvilhar
  • Açúcar em pó para polvilhar
Preparação:

1. Numa tigela, dissolva o fermento com a água.

2. Numa tigela, coloque a farinha, o fermento dissolvido na água, o sal, o açúcar e os ovos partidos.
Amasse muito bem até que a massa comece a descolar da tigela.

3. Polvilhe a bancada como farinha.
Por cima da farinha coloque a massa e polvilhe a massa com um pouco de farinha.
Amasse um pouco até que a massa deixe de colar nas mãos.
Faça uma bola e cubra com um pano.
Deixe levedar durante 1 hora.

4. Passado 1 hora, polvilhe a massa com farinha e estenda-a.
Espalhe a manteiga sobre a massa.
Dobre as abas da massa de modo que a manteiga fique bem embrulhada.
De vez em quando, polvilhe a bancada com farinha para que a massa não cole.
Estenda a massa num rectângulo e dobre-a em três como se fosse uma carta e amasse.
Repita o processo da dobragem mais duas vezes.
Por fim, estenda a massa.

5. Corte a massa em rectângulos.
Para fazer croissants pequenos, corte a massa com 15 cm de largura.
Para fazer croissants maiores, corte a massa com 17 cm de largura.
Corte os rectângulos em triângulos.
Enrole cada triângulo da parte mais larga para a parte mais fina.
Depois dos triângulos enrolados, dobre as pontas ligeiramente para dentro para que os croissants fiquem arredondados.
Coloque os croissants em tabuleiros polvilhados com farinha.
Tape o tabuleiro com um pano e deixe descansar durante 1 hora, até que a massa levede mais um pouco.

6. Passado 1 hora, pincele os croissants com ovo batido.
Caso não queira gastar os croissants todos de uma vez, pode congelá-los antes de os pincelar.
Leve os croissants ao forno pré-aquecido nos 170º e deixe cozer entre 15 a 20 minutos.
Depois dos croissants cozidos, retire-os.
Sirva os croissants polvilhados com açúcar em pó.



Tempo de preparação: 3 horas
Custo total: 1.20 € | Custo por croissant: 0.06 €


Fotografias
Croissants-croissants-1.jpg   Croissants-croissants-2.jpg   Croissants-croissants-3.jpg   Croissants-croissants-4.jpg   Croissants-croissants-5.jpg   Croissants-croissants-6.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Croissants-SaborIntenso.pdf (139.1 KB, 2238 visualizações)
Quem Fez
fernandorita vieiracarapinhaMarta EngenheiroSylvia RodriguesSylvia RodriguesMaria Suberrita vieira
 
Antigo
03-04-2012, 20:47
91
Mais 2 questõeszitas rápidas para a Neuza ou para algum membro que já tenha feito a receita. Tenho sempre esta dúvida, o ovo mexido para pincelar deve ser apenas a gema ou inteiro? não sei se inteiro se notará o branco da clara?? se rechear os croissants com nutela (gulosa!!!!), acham que devo fazê-lo ao enrolá-los antes de irem ao forno ou depois de cozidos faço um furito e recheio?bigada.
06-04-2012, 09:50
92
Postado Originalmente por csantospinho Ver Post
Mais 2 questõeszitas rápidas para a Neuza ou para algum membro que já tenha feito a receita. Tenho sempre esta dúvida, o ovo mexido para pincelar deve ser apenas a gema ou inteiro? não sei se inteiro se notará o branco da clara?? se rechear os croissants com nutela (gulosa!!!!), acham que devo fazê-lo ao enrolá-los antes de irem ao forno ou depois de cozidos faço um furito e recheio?bigada.
OLá csantospinho,

para pincelar é o ovo inteiro e para rechear é quando se está a enrolar.

Beijinhos
25-04-2012, 00:26
93
hmmm que óptimo aspecto..mas o que mais nos encantou foi os aspecto bem caseiro e tradicional.

Obrigado por essa receita maravilhosa
26-04-2012, 12:45
94
Boa Tarde, Neuza.

Antes de mais gostaria de vos dar os meus Parabéns pelo excelente site. Já há muito que faço deste site o meu ajudante para as várias experiências culinárias a que me aventuro, e sempre que me apetece preparar algo diferente é daqui que parte a minha pesquisa.
Em relação aos croissants, queria apenas colocar uma questão. Eu fiz esta receita, mas os meus croissants ficaram um pouco insossos, ou seja, os croissants que compramos numa confeitaria são, regra geral, mais doces e estes não calharam assim, mesmo com o açúcar em pó por cima. Será que me calharam mal ou a receita é mesmo assim? Se for assim, será que posso colocar um pouco mais de açúcar, sem que isso afecte a receita? Não sei se a Neuza já experimentou.

Obrigado e continuação de boa culinária
Daniela
26-04-2012, 15:08
95
Postado Originalmente por Daniela Mortagua Ver Post
Boa Tarde, Neuza.

Antes de mais gostaria de vos dar os meus Parabéns pelo excelente site. Já há muito que faço deste site o meu ajudante para as várias experiências culinárias a que me aventuro, e sempre que me apetece preparar algo diferente é daqui que parte a minha pesquisa.
Em relação aos croissants, queria apenas colocar uma questão. Eu fiz esta receita, mas os meus croissants ficaram um pouco insossos, ou seja, os croissants que compramos numa confeitaria são, regra geral, mais doces e estes não calharam assim, mesmo com o açúcar em pó por cima. Será que me calharam mal ou a receita é mesmo assim? Se for assim, será que posso colocar um pouco mais de açúcar, sem que isso afecte a receita? Não sei se a Neuza já experimentou.

Obrigado e continuação de boa culinária
Daniela
Olá Daniela,

são mesmo assim, os croissants simples nunca tem muito açúcar. Mas se quiseres podes colocar mais açúcar.

Beijinhos
18-12-2012, 01:52
96
Bem Neuza expermentei essa receita e ficou boa mas não tão boa como eu faço na minha escola com o meu Professor\Chefe de Pastelaria. Ele estagiou em Bruxelas e em Paris e trouxe esta receita de um dos mais conceituados chefes de pastelaria de Bruxelas :

1L de Leite
650g de Natas
20g de Sal
1Kg de Farinha
100g de Açucar

Só isto e terás uns croissants optimos.
28-05-2013, 10:41
97
Ola Neuza,

Se não usar os croissants todos posso congelar os que sobram?

Atentamente
28-05-2013, 15:59
98
Postado Originalmente por andreia barbosa Ver Post
Ola Neuza,

Se não usar os croissants todos posso congelar os que sobram?

Atentamente
Sim.

Obrigado.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®