SaborIntenso.com
Publicado a 23-04-2010, 17:14
por Neuza Costa
Receita em video de Massa Folhada
Ingredientes para 2 Kg de massa folhada:
  • 1 kg de farinha
  • 750g de margarina para folhados (NOTA: esta margarina é difícil de encontrar nos supermercados. Encontra-se facilmente em estabelecimentos destinados a profissionais da hotelaria e restauração.
  • 600 ml de água
  • Sal q.b.
  • Farinha para polvilhar
Preparação:

1. Coloque a farinha no centro da bancada.
Tempere com umas pedrinhas de sal.
Abra um buraco no meio da farinha e deite um pouco de água.
Misture a farinha com a água a partir de dentro e aos poucos junte mais água.
Amasse tudo até ficar bem misturado e a descolar das mãos.
Faça uma bola e dê um corte em formato de cruz.
Deixe descansar durante 30 minutos.

2. Corte a margarina em pedacinhos pequenos.

3. Na bancada limpa, polvilhe com farinha.
Com o rolo da massa, estenda a massa em formato de rectângulo.
Com os dedos, amoleça a margarina e espalhe sobre a massa.
Feche as abas laterais da massa e una bem as pontas.
Polvilhe de vez em quando com farinha para a massa não colocar.
Com o rolo, pressione a massa e estenda de novo.
Feche as abas novamente e repita o processo mais duas vezes.
Feche a massa como um livro.

4. E está pronta a ser utilizada.
Corte-a conforme o fim que se destinar.
Pode congelar para futuras utilizações.



Tempo de preparação: 1 hora
Custo total: 2.50 €
Fotografias
Massa Folhada-massa-folhada.jpg  
Ficheiros Anexados
Tipo de Ficheiro: pdf Massa-Folhada-SaborIntenso.pdf (97.0 KB, 53296 visualizações)
Tipo de Ficheiro: pdf Massa-Folhada-FOTO-SaborIntenso.pdf (123.7 KB, 53207 visualizações)
Quem Fez
nessah90ALuciaVânia Pereiranessah90Tantra
 
Antigo
28-08-2011, 10:36
31
Bom dia

Mais 1 pergunta sobre a margarina especial para folhados.... Não consigo encontrar em lado nenhum, à Makro não posso ir. Fiz os vossos pasteis de nata, que maravilha, dito por toda a familia. Muitos parabens.
Agora gostava de fazer os mesmos mas com a massa folhada caseira, mas não encontro a tal margarina.
Não posso substituir por manteiga sem sal? ou outra hipótese.
Obrigado
10-11-2011, 22:29
32
Boa Noite

Hoje finalmente decidi experimentar fazer a massa folhada e depois de fazer umas empadas posso afirmar que ficou muito boa! Nunca pensei que ficasse assim. A partir de agora nunca mais compro massa congelada.

11-11-2011, 18:28
33
Muito boa esta explicação já apontei.
Obg Neuza Bjs.
29-11-2011, 12:09
34
á muito tempo que ando tentada a fazer esta massa folhada, pois o meu marido adora massa folhada, seja em doces ou salgados...
foi entao que hoje decidi experimentar.
nao arranjei a margarina propria para folhados e entao fiz com a "vaqueiro para bolos" que nem sabia que existia...por acaso fui pegar da prateleira do supermercado, vaqueiro normal e vi essa ao lado e trouxe.
como nao sabia se ia dar certo, fiz metade da receita.... e que arrependida que estou,..... nao é que a massa ficou um espetaculo...... como estava muito curiosa para ver o resultado final, cortei um pouco da massa e pus no forno... quando tirei...... lindaaaaaaaaaaa.... bem folhadinha, nao ficou muito alta,.... ficou perfeita .nao pus fotos porque o meu querido filho lembrou se de dar banho á maquina....rrrrr
03-03-2012, 21:52
35
Postado Originalmente por Anadajjo Ver Post
Obrigada Neuza e sempre bom aprender como se faz a massa folhada. Mas para encontrar a manteiga para folhados e que mais complicado, mas irei tentar

Beijinhoss!
Eu tambem não tinha margarina para folhados por isso pus margarina normal e resoutou.
Espero ter ajudado
06-03-2012, 10:07
36
Bom dia Neuza, sou novo por cá mas já "copio" as suas receitas há algum tempo e são fantásticas ... aliás, no meu aniversário, em Janeiro, fiz o prato de Bacalhau com broa e farinheira e todos adoraram, tanto que já fiz mais vezes e é delicioso.

Tenho uma dúvida que se prende com as farinhas, fico sempre na duvida que farinha você se refere, se com ou sem fermento?? a pergunta pode ser estranha, mas quem anda nisto do amor pela cozinha há pouco como eu fica sempre na duvida.

Cumprimentos,
Artur Sousa
06-03-2012, 10:17
37
Postado Originalmente por Artur Sousa Ver Post
Bom dia Neuza, sou novo por cá mas já "copio" as suas receitas há algum tempo e são fantásticas ... aliás, no meu aniversário, em Janeiro, fiz o prato de Bacalhau com broa e farinheira e todos adoraram, tanto que já fiz mais vezes e é delicioso.

Tenho uma dúvida que se prende com as farinhas, fico sempre na duvida que farinha você se refere, se com ou sem fermento?? a pergunta pode ser estranha, mas quem anda nisto do amor pela cozinha há pouco como eu fica sempre na duvida.

Cumprimentos,
Artur Sousa

Olá Artur.
Nas receitas mais recentes já colocamos, mas nestas onde diz apenas farinha, é sempre farinha de trigo sem fermento.
Abraço.
06-03-2012, 12:34
38
Postado Originalmente por Sandro Vilar Ver Post
Olá Artur.
Nas receitas mais recentes já colocamos, mas nestas onde diz apenas farinha, é sempre farinha de trigo sem fermento.
Abraço.
Então muito obrigado ...
17-03-2012, 05:07
39
Neuza, suas receitas sao EXCELENTES!!!!!! sempre as vejo no youtube. Hoje mesmo fiz esta massa folheada, nao encontrei a margarina para folhados, fiz com a normal e ficou muito bom!!! E ainda estou aprendendo a cozinhar! Obrigada!!!!
05-05-2012, 23:30
40
ola neuza aqui sou a finaliberal da almanha fim uma tarte de laranja que me saiu muito bem obrigado pela ajuda felicidades .
10-07-2012, 15:17
41
Bem, aqui no supermercado o continente alguem ja comprou essa manteiga?Queria comprar se souberem deixem o nome da manteiga por favor
Obrigada
11-07-2012, 12:56
42
Postado Originalmente por Ninady Ver Post
Bem, aqui no supermercado o continente alguem ja comprou essa manteiga?Queria comprar se souberem deixem o nome da manteiga por favor
Obrigada
Olá Ninady,

não só existe nos supermercados tipo makro, infelizmente o continente deixou de vender, chama-se margarina para folhados.
28-01-2013, 21:22
43
Olá, essa massa tem mesmo bom aspecto mas gostava de saber se não se pode utilizar outro tipo de margarina?
29-01-2013, 07:12
44
Postado Originalmente por Cristiana Oliveira Ver Post
Olá, essa massa tem mesmo bom aspecto mas gostava de saber se não se pode utilizar outro tipo de margarina?
Olá Cristina,

já várias pessoas fizeram com margarina normal e resultou muito bem.

Beijinhos
12-02-2013, 00:11
45
Aqui onde vivo estou a usar becel e diz servir para essas coisas diz ser margarina também e possível usar ou tem mesmo de ser essa especifica

Obrigada
12-02-2013, 01:14
46
Postado Originalmente por Debora soares Ver Post
Aqui onde vivo estou a usar becel e diz servir para essas coisas diz ser margarina também e possível usar ou tem mesmo de ser essa especifica

Obrigada

Olá Debora,

a becel é magra não serve, tem de ser margarina normal tipo vaqueiro.
04-03-2013, 00:33
47
Podemos fazer a massa numa batedeira sem ser a mão
04-03-2013, 12:06
48
Postado Originalmente por Debora soares Ver Post
Podemos fazer a massa numa batedeira sem ser a mão
Depende da batedeira, esta massa é consistente, se a máquina não aguentar,pode estragar.

Beijinhos
10-10-2013, 01:35
49
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Receita em video de Massa Folhada
Ingredientes para 2 Kg de massa folhada:
  • 1 kg de farinha
  • 750g de margarina para folhados (NOTA: esta margarina é dificil de encontrar nos supermercados.
  • Encontra-se facilmente em estabelicimentos destinados a profissionais da hotelaria e restauração.
  • 600 ml de água
  • Sal q.b.
  • Farinha para polvilhar
Preparação:

1. Coloque a farinha no centro da bancada.
Tempere com umas pedrinhas de sal.
Abra um buraco no meio da farinha e deite um pouco de água.
Misture a farinha com a água a partir de dentro e aos poucos junte mais água.
Amasse tudo até ficar bem misturado e a descolar das mãos.
Faça uma bola e dê um corte em formato de cruz.
Deixe descansar durante 30 minutos.

2. Corte a margarina em pedacinhos pequenos.

3. Na bancada limpa, polvilhe com farinha.
Com o rolo da massa, estenda a massa em formato de rectângulo.
Com os dedos, amoleça a margarina e espalhe sobre a massa.
Feche as abas laterais da massa e una bem as pontas.
Polvilhe de vez em quando com farinha para a massa não colocar.
Com o rolo, pressione a massa e estenda de novo.
Feche as abas novamente e repita o processo mais duas vezes.
Feche a massa como um livro.

4. E está pronta a ser utilizada.
Corte-a conforme o fim que se destinar.
Pode congelar para futuras utilizações.



Tempo de preparação: 1 hora
Custo total: 2.50 €
Sou Português mas vivo aqui no Brasil, fiquei muito felz por ser aceito por vocês, estou adorando as receitas de Neusa Amaral ela é muito abilidosa.
10-10-2013, 01:41
50
Quero te agradecer por essas maravilhosas receitas, estou adorando, a de pasteis de nata(pastel de Belem) maravilhosos eu adoro, fiz e ficaram muito gostosos. obrigado
01-12-2013, 22:56
51
Ola Neuza,
gostaria de saber se posso fazer metade da massa, se essa massa pode ser congelada e por quanto tempo. Obrigada, um grande abraço!
02-12-2013, 09:16
52
Postado Originalmente por Giovana Pillon Ver Post
Ola Neuza,
gostaria de saber se posso fazer metade da massa, se essa massa pode ser congelada e por quanto tempo. Obrigada, um grande abraço!
Olá Giovana,

sim pode fazer metade da receita e congelar, aproximadamente até 1 mês.

Obrigado e beijinhos
21-04-2015, 21:40
53
A verdade é que ficou bastante bem, mas não ficam com tantas capas, não fica tão bem como as de compra mas de sabor está muito bem.
22-04-2015, 11:06
54
Postado Originalmente por Andreia Peres Ver Post
A verdade é que ficou bastante bem, mas não ficam com tantas capas, não fica tão bem como as de compra mas de sabor está muito bem.
Olá Andreia, se não ficou com tantas folhas alguma coisa fizeste mal, pois a minha fica com mais folhas e mais definidas do que as de compra.

Bjs
23-04-2015, 23:58
55
A manteiga que usei não era a própria para fazer massa folhada e também a maneira de amassar foi diferente! Para a próxima já sei. O primeiro intento é sempre de prova. Mas obrigado pelo cometário. Beijinho e bom sucesso com o vosso trabalho diário.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®