SaborIntenso.com
Publicado a 07-05-2009, 17:42
por Tiago L. Dias
Isto é uma que me tira do sério.
Como só faço comer em casa ao fim de semana, nunca tenho muita comida em casa e em relação ás batatas, temos batatas para assar, para, cozer, para fritar, para eu sei lá mais o quê.
eu fritar batatas é coisa que nunca faço na vida, mas cozer e assar ainda vou fazendo. A questão é: não consigo ter uma batata generica para tudo? As batatas para assar normalmente são mais pequenas, mas eu compro para cozer, e uso para cozer e assar. No caso do assar, eu deixo um pouco a cozer já assim fatiadas, tipo entaladela e depois é que meto no forno, cozo um pouco 1º para não demorar tanto tempo no forno... e o meu a gastar electricidade... upa upa....
Já pensei em comprar para assar, mas depois essas para cozer são muito pequenas....
Mas existe diferença no sabor por exemplo se usar a de cozer para assar? e vice-versa? Se o tamanho não for muito diferente qual é a diferença?
  #1  
Antigo
07-05-2009, 18:28
2
Embora as batatas tenham muitas formas e cores, têm duas categorias básicas - as cerosas (batata branca) e as farinhentas (batata vermelha).
Para obter melhor resultado, é importante escolher a variedade certa.
As batatas brancas têm mais humidade e pouco amido e são ideais para as fazer cozidas.
As Vermelhas tem mais amido, por isso são mais leves e porosas por isso são óptimas para assar, fritar e ficam mais cremosas em purés e gratinados

A batata vermelha pequenina para assar, é boa mas facilmente substituída pela batata vermelha para fritar.
O que podes fazer é escolher as batatas mais pequena, e corta-las em cubos, e assim assam mais depressa e ficam mais saborosas.

A batata branca, apenas serve para cozer, ou para fazeres sopa, pois para fritar, fica mole, e para assar muitas fezes desfaz-se, também é facilmente substituída pela batata vermelha.


O que eu aconselho é comprares a batata vermelha para tudo, escolhe uma de boa qualidade. Para cozer tens de ter mais atenção, tanto podem cozer rápido e começarem a desfazer-se ou podem demorar mais tempo a cozer, mas isso vais controlando com um garfo.
Podes ainda cozer com pele, mantêm mais a consistência da batata e assim aproveitas os nutrientes que estão na casca.
E para assar cortas em cubos e assim nem precisar de as cozer antes.

Espero que estejas mais esclarecido, mais qualquer coisa pergunta
27-02-2010, 04:07
3
Obrigada Neuza
Muito bem esclarecido.
01-05-2012, 19:42
4
Esta era também uma dúvida que ainda não tinha conseguido esclarecer. Muito obrigada pela resposta, Neuza.
02-05-2012, 09:58
5
Óptimas dicas Neuza, tambem preciso de comprar batatas e também não me dá jeito comprar varias variedades!
Já agora, onde costumam comprar batatas boas? Conhecem algum super que venda boas batatas?Já comprei no Jumbo e detestei!Eu costumo ter batatas da horta do meu pai ( brancas), mas ainda não estão boas para apanhar!
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®