SaborIntenso.com
Publicado a 23-08-2011, 16:39
por Angelina
Olá,
Por causa das receitas deliciosas indicadas neste site engordei.
Tive que deixar o site por uns tempos, porque já estava a ficar totalmente viciada...é que cada receita é melhor que a outra
Assim, para emagrecer recorri a uma nutricionista que me disse que entre outras coisas, apenas posso utilizar durante o dia 3 colheres de chá de azeite e nem sequer pensr em óleo, manteiga ou margarina.
A solução é fazer tudo em cru, ou seja, não refogar e substituir ppor ervas aromáticas.
Agradecia que me dessem ideias e porque não o S.I. aproveitar 1 tópico só com receitas que não engordem?
Aposto que a Neuza, consegue isso e muito mais ... pois tudo o que ela faz/inventa é absolutamente delicioso.
Beijinhos
Angelina
  #1  
Antigo
23-08-2011, 17:19
2
Ola Angelina!
Eu, para fazer um refogado, utilizo apenas 1 colher de sopa de azeite.
Para fritar, seja o que for, em vez de utilizar oleo ou manteiga, utilizo uma colher de sopa de agua.
Penso que manteiga de soja, nao sera ma ideia.
Para quem goste de soja, em vez de utilizar natas, sempre pode substitui-las por natas/creme de soja.
Para temperar carne ou peixe utilizo, sal, ervas aromaticas e alho em po. Da bom gosto na mesma. E, nao engorda tanto.
Também ja experimentei substituir o sal por sumo de limao, juntando umas ervas ou especiarias. E uma coisa que se tem que ir fazendo gradualmente, para nos irmos habituando à falta de sal nas comidas.

A menta, alecrim ou oregao são deliciosos com cordeiro.
O coentro ou alecrim para a carne de porco.
O tomilho, orégao ou loureiro, para a carne de vaca.

Espero ter ajudado em alguma coisa...ao menos nos temperos
23-08-2011, 17:29
3
Olá!

eu uso um pulverizador de azeite como este:



pulveriza o azeite nas saladas e frigideiras, fica espalhadinho mas muito pouca quantidade.
Aconselho vivamente porque o aroma do azeite fica no cozinhado mas corta-se muito mesmo na quantidade!

Beijinho
23-08-2011, 18:13
4
Olá Angelina!
Eu também tenho muito cuidado com a minha "linha", aliás, com a de toda a família...marido e filhotes...
Porém, não abdico do sabor por inteiro dos alimentos. Claro que uso sempre " por baixo" as medidas das gorduras, açúcares e sal. Praticamente não faço fritos e procuro sempre utilizar muitos legumes e especiarias. Mas acredito que o truque está em dosearmos bem a quantidade do que comemos e não cozinhá-lo de forma "desenxabida"...abdicando disto ou daquilo...
Tudo de bom!
24-08-2011, 12:34
5
Postado Originalmente por sofiac Ver Post
Olá!

eu uso um pulverizador de azeite como este:



pulveriza o azeite nas saladas e frigideiras, fica espalhadinho mas muito pouca quantidade.
Aconselho vivamente porque o aroma do azeite fica no cozinhado mas corta-se muito mesmo na quantidade!

Beijinho
e muito giro o pulverizador, onde compraste?
24-08-2011, 12:36
6
Postado Originalmente por Monika Ver Post
Ola Angelina!
Eu, para fazer um refogado, utilizo apenas 1 colher de sopa de azeite.
Para fritar, seja o que for, em vez de utilizar oleo ou manteiga, utilizo uma colher de sopa de agua.
quando fritas um bife ou ovo so usas uma colher de agua? Não percebi, podes explicar melhor.
Eu raramente faço fritos em casa, mas é sempre bom saber outras alternativas mais saudaveis!
24-08-2011, 12:43
7
Postado Originalmente por lucia1 Ver Post
quando fritas um bife ou ovo so usas uma colher de agua? Não percebi, podes explicar melhor.
Eu raramente faço fritos em casa, mas é sempre bom saber outras alternativas mais saudaveis!

Ola Lucia!
Se for ovo, frito com oleo.
Quanto à carne, depende do que for. Se for carne de peru, ou frango, pode-se fritar em agua. A agua serve mais para nao se pegar e ficar a carne humida, mas sem gordura.
Pois evapora depressa e, é preciso estar sempre a acrescentar.
Para carne de vaca ou porco, pince-lo a carne antes, com um pouco de azeite e alguns oregaos. Da gosto e vai evaporando à medida que frita.


Volta e meia também fujo aos cuidados e exagero nas gorduras!!
25-08-2011, 02:01
8
Postado Originalmente por lucia1 Ver Post
e muito giro o pulverizador, onde compraste?
Foi oferecido por isso não sei! Mas diria que no corte ingles encontras
26-08-2011, 14:08
9
A Mónica deu uma excelente explicação.
Eu faço muita vezes a carne na chapa, sem deixar queimar. Porco e Vaca são óptimos assim, depois é só temperares a gosto. Quanto ao frango, cozinha-se sem a pele e com um colher de sopa de azeite (isto para refogar).
Podes também assar a carne no forno, adicionando pouquíssimas gorduras.
Podes fazer muita receita de peixe sem acrescentar gorduras.
Mas o melhor mesmo é comermos o que gostamos moderadamente e praticar algum tipo de exercício físico para queimarmos pelo menos parte da gordura que se ingere.
Beijinhos
26-08-2011, 14:23
10
Postado Originalmente por Monika Ver Post
Ola Angelina!
Eu, para fazer um refogado, utilizo apenas 1 colher de sopa de azeite.
Para fritar, seja o que for, em vez de utilizar oleo ou manteiga, utilizo uma colher de sopa de agua.
Penso que manteiga de soja, nao sera ma ideia.
Para quem goste de soja, em vez de utilizar natas, sempre pode substitui-las por natas/creme de soja.
Para temperar carne ou peixe utilizo, sal, ervas aromaticas e alho em po. Da bom gosto na mesma. E, nao engorda tanto.
Também ja experimentei substituir o sal por sumo de limao, juntando umas ervas ou especiarias. E uma coisa que se tem que ir fazendo gradualmente, para nos irmos habituando à falta de sal nas comidas.

A menta, alecrim ou oregao são deliciosos com cordeiro.
O coentro ou alecrim para a carne de porco.
O tomilho, orégao ou loureiro, para a carne de vaca.

Espero ter ajudado em alguma coisa...ao menos nos temperos

Quanto ás ervas aromaticas o ideal é ter em casa vasinhos com as mesmas, porque frescas sempre á mão dão melhor gosto.

Para: Frango/peru - tomilho e salvia e manjerona
Peixes a vapor, cozidos ou caldeiradas - hortelã da ribeira e talo de aipo
" grelhados sal e oregãos
Os poejos tambem ligam muito bem com os peixes e principalmente Bacalhau ou em Açordas/sopas alentejanas
Carne de porco - tomilho, alecrim, pimenta, sal, alho e canela
Sopas - hortelã, talo de aipo(que quiser que fique com sabor mais intenso pode colocar as folhas do aipo)

Penso que assim já dei mais uma ajudinha
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®