SaborIntenso.com
Publicado a 19-02-2011, 08:34
por JoséSampaio
O caramelo é o açúcar fundido que produz um cheiro aromático bastante característico quando se queima.

Para preparar o caramelo deita-se numa pequena caçarola uma colher de água e 50 g de açúcar em pó. Depois aquece-se até tomar a cor que se desejar.Em confeitaria e pastelaria, a cor do caramelo deve ser geralmente amarelo-escura ou castanho-escura.

Caramelo para barrar formas
Para barrar uma forma com caramelo, deita-se-lhe o açúcar e a água na proporção de 150 g de açúcar para uma colherada de água, e leva-se ao lume brando, deixando aquecer devagar até aparecer no meio do fundo um ponto amarelo. Começa-se, então, a espalhar o açúcar com uma colher de pau, andando com ela à roda para fazer a mistura de todo o açúcar. Quando se parar de mexer, aparece sempre no mesmo sítio o tal ponto amarelo. Vai-se mexendo sempre até se obter um caramelo muito louro. Pega-se, então, na forma com um pano em cada mão para evitar alguma queimadura, tira-se do lume e anda-se com ela à volta para fazer correr o açúcar pelas paredes da forma, desde o fundo até à borda.

Espero ajudar
  #1  
Antigo
24-02-2011, 21:01
2
O meu caramelo começa a encaroçar quando o açucar já está a ficar derretido. Já me disseram para pôr umas gotas de limão mas nem sempre resulta. Que fazer?
25-02-2011, 21:21
3
Postado Originalmente por mariajosec Ver Post
O meu caramelo começa a encaroçar quando o açucar já está a ficar derretido. Já me disseram para pôr umas gotas de limão mas nem sempre resulta. Que fazer?
Para o teu caramelo não encaroça fazes o seguinte: colocas a água com o açúcar e depois deixas a água ferver e ficar acastanhada e desligas de emediato o fogão.

Espero ajudar
25-02-2011, 21:47
4
Sou uma“nabica“a fazer caramelo..tanto ando que acabo por conseguir faze lo...
Obrigada pela dica.
14-04-2011, 21:29
6
Das várias vezes que fiz caramelo, aprendi algumas coisas (às vezes da pior maneira...)
- é mais difícil fazer caramelo em tachos anti-aderente;
- se depois de tirar o caramelo, ficarem pegados alguns pedaços queimados, tiram-se logo com uma espátula, ou então enche-se o tacho com água, para os pedaços não secarem que depois ficam mais difíceis de tirar;
- uma questão de fé: põe-se a água e o açúcar, mexe-se para dissolver e depois disso NÃO se mexe mais. Se se mexer quando já está a ferver, a água evapora-se deixando o açúcar numa pasta branca e sem graça, em vez do caramelo queimadinho. Só quando o açúcar já está todo queimado é que se tira com uma espátula - o melhor é mesmo verter directamente para a forma e tocar-lhe tão pouco quanto possível.

Espero que ajude, são coisinhas que correm mal a quem nunca fez, mas fica logo aprendido
10-04-2012, 19:43
7
Obrigado pelas dicas, Pintas. Vou as seguir com certeza!
26-03-2013, 20:37
8
o caramelo quando se faz nao se deve mexer porque?
27-03-2013, 10:01
9
tenho de ganhar coragem e fazer um dia destes!!
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®