SaborIntenso.com
Publicado a 15-05-2009, 16:53
por Neuza Costa
Truques e dicas para as natas batidas ficarem firmes em chantilly

1- Verificar o teor de gordura. Convêm que o teor de gordura seja superior a 38%. As natas Light tem pouca gordura, logo é mais difícil de ficarem em chantilly.

2- Antes de bater as natas, guarde-as no congelador durante 20 minutos, e guarde também no congelador as vara da máquina e a tigela onde for bater as natas.

3-Bater as natas com açúcar em pó. 50grs de açúcar em pó por cada 2,5dl de natas.

4- Caso deseje usar natas light ou caso deseje que elas realmente fiquem muito firmes pode utilizar fixador de chantilly. Este fixador encontra-se à venda em qualquer hipermercado.
 
Antigo
25-05-2012, 23:53
31
Sinceramente acho que não há produto melhor de se ter em casa, já fiz cupcakes, decoração de bolos para festas de anos.
19-08-2012, 14:34
32
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Truques e dicas para as natas batidas ficarem firmes em chantilly

1- Verificar o teor de gordura. Convêm que o teor de gordura seja superior a 38%. As natas Light tem pouca gordura, logo é mais difícil de ficarem em chantilly.

2- Antes de bater as natas, guarde-as no congelador durante 20 minutos, e guarde também no congelador as vara da máquina e a tigela onde for bater as natas.

3-Bater as natas com açúcar em pó. 50grs de açúcar em pó por cada 2,5dl de natas.

4- Caso deseje usar natas light ou caso deseje que elas realmente fiquem muito firmes pode utilizar fixador de chantilly. Este fixador encontra-se à venda em qualquer hipermercado.
Boa tarde,

Já estou a ficar mesmo chateada com a história das natas batida. já é a minha 4 tentativa!!!! Acho que já está a chegar ao ponto da anedota. Fiz o seguinte: Verifiquei a quantidade de matéria gorda das natas (30% - era o que tinha na altura mas já comprei uma que tem 35% que foi o máximo que encontrei para a minha última tentativa), pus no congelador 12 horas, pus as tenazes e a tijela de vidro 20 mints no congelador. Comecei a batê-las e juntei cerca de 50g açúcar em pó e umas 5 ou 6 gotas de limão. Ficaram sempre liquidas após o início em que estavam maleaveis mas com a forma da embalagem.
O que é que fiz mal? Tê-las retirado do congelador um pouquinho antes de usar? Se não tirasse como as tirava da embalagem? Estavam duras como pedra! Queria decorar um bolo de iogurte maravilhoso que fiz e não tenho com que . Já agora quanto tempo se batem? E em que velocidade? Ouvi dizer que lenta é melhor p/ não passar o ponto!

Obrigada pela ajuda.
05-09-2012, 06:16
33
Olá,

Fui na semana passada aos hiper e supermercados, mas apenas encontrei natas com 30 e 35% de matéria gorda, mesmo as natas frescas têm apenas 30% de M.G. Lembro-me que há anos atrás, as natas em pacote que se vendiam junto do leite, têm no minino 40% de M.G. mas agora é dificil de encontrar este tipo de natas.
Também não tinha conseguido bater as natas em chantilly, acho que tenho de recorrer ao fixador...enfim...

Queria saber qual a marca das natas que Neuza utiliza nas suas receitas?
05-09-2012, 10:47
34
Postado Originalmente por mikejoe21 Ver Post
Olá,

Fui na semana passada aos hiper e supermercados, mas apenas encontrei natas com 30 e 35% de matéria gorda, mesmo as natas frescas têm apenas 30% de M.G. Lembro-me que há anos atrás, as natas em pacote que se vendiam junto do leite, têm no minino 40% de M.G. mas agora é dificil de encontrar este tipo de natas.
Também não tinha conseguido bater as natas em chantilly, acho que tenho de recorrer ao fixador...enfim...

Queria saber qual a marca das natas que Neuza utiliza nas suas receitas?
Eu utilizava as agros, mas agora vou ao "Cantinho dos Paladares" (loja que tem tudo para bolos) e compro lá umas que já têm açúcar e tudo.
É só mesmo bater. Custam 0,80€, mas garanto que vale a pena. Ficaram mesmo firmes!
Tambem vendem chantilly em pó, e é só adicionar leite. Tambem ficam muito boas.
De qualquer forma, as agros para mim são as melhores do supermercado e custam 0,49€ até nem são muito caras.
Mas se não for para bater as mais baratas servem.
Sei que não sou a Neuza, mas de qualquer formas espero ter ajudado!
05-09-2012, 13:22
35
Eu uso sempre Natas Mimosa para Bater aquele pacotinho verde que se vende em todos os supermercados, logo que chego a casa coloco no frigorífico e assim estão sempre prontas a usar.
Se colocam as natas no congelador é para refrescar um pouco antes de usar caso não estejam frias, claro que não é para congelarem durante 12 horas e depois descongelarem, assim perdem a qualidade.
Sinceramente comigo resulta sempre desde que estejam frescas.
05-09-2012, 21:55
36
eu faço como a neuza, compro e mantenho as no frio. kuando preciso ja estou frescas e e so bater. natas para bater, agros pacote vermelho ou mimosa pacote verde... ou as marca continente tb nao sao mas... normalmente bato na velocidade maxima, nunca tive problemas com as natas, saem sempre bem
10-09-2012, 21:00
37
Obrigada por partilharem estas dicas pois por vezes o meu chantily não fixa como eu desejava...agora já sei como fazê-lo.
15-02-2013, 16:36
38
boa tarde, estou um bocado atrapalhado vou fazer bacalhau com natas, mas comprei natas de bater por engano, da para fazer o bacalhau com estas natas fazer?
06-10-2014, 02:55
39
Obrigada pelas dicas Neuza.
No entanto, esses cuidados não servem muito quando a qualidade das natas não é a devida.
Apesar de todos os cuidados e mais alguns, sempre tive problemas em obter natas firmes com praticamente todas as marcas produzidas em Portugal. Até mesmo o chantifix não as deixava como eu queria...Sim, experimentei TODAS as marcas disponiveis no mercado . Até que um dia entrei no El corte ingles e comprei umas natas para bater da marca Aliada! O meu problema com natas ficou resolvido para todo o sempre ! É só começar a bater e em menos de 2 minutos, voiláa obtém-se umas natas cremosas e firmes como nunca vistas!! E ainda por cima são baratas, pois custam apenas 1,26€ um pack de 3!!
Depois de analisar os ingredientes que constituem as natas portuguesas das natas espanholas, reparei numa diferença enorme entre elas. As portuguesas contém estabilizador e emulsionantes, enquanto as natas espanholas são mais "naturais", pois contém apenas proteinas lácteas além da nata claro.
Pronto, deixei aqui a minha dica e opinião no que respeita a natas.

P.S. Não estou a criticar as natas nacionais, as nossas natas até são muito boas, mas são mais indicadas para outros fins e não propiamente para obter chantilly ou umas natas bem firmes e cremosas.
06-10-2014, 02:56
40
Postado Originalmente por albinmm Ver Post
boa tarde, estou um bocado atrapalhado vou fazer bacalhau com natas, mas comprei natas de bater por engano, da para fazer o bacalhau com estas natas fazer?
Olá. Não te preocupes com isso, eu também já usei natas para bater para fazer pratos salgados.
Deixará os teus cozinhados ainda mais cremosos
06-10-2014, 10:49
41
Postado Originalmente por SusyC Ver Post
Obrigada pelas dicas Neuza.
No entanto, esses cuidados não servem muito quando a qualidade das natas não é a devida.
Apesar de todos os cuidados e mais alguns, sempre tive problemas em obter natas firmes com praticamente todas as marcas produzidas em Portugal. Até mesmo o chantifix não as deixava como eu queria...Sim, experimentei TODAS as marcas disponiveis no mercado . Até que um dia entrei no El corte ingles e comprei umas natas para bater da marca Aliada! O meu problema com natas ficou resolvido para todo o sempre ! É só começar a bater e em menos de 2 minutos, voiláa obtém-se umas natas cremosas e firmes como nunca vistas!! E ainda por cima são baratas, pois custam apenas 1,26€ um pack de 3!!
Depois de analisar os ingredientes que constituem as natas portuguesas das natas espanholas, reparei numa diferença enorme entre elas. As portuguesas contém estabilizador e emulsionantes, enquanto as natas espanholas são mais "naturais", pois contém apenas proteinas lácteas além da nata claro.
Pronto, deixei aqui a minha dica e opinião no que respeita a natas.

P.S. Não estou a criticar as natas nacionais, as nossas natas até são muito boas, mas são mais indicadas para outros fins e não propiamente para obter chantilly ou umas natas bem firmes e cremosas.

Olá Susy, realmente a marca das natas tem de ser boa, mas desde que não seja de linha branca de supermercados, dou-me bem com todas, mimosa, longa vida, parmalat.... o que já me aconteceu foi o frigorifico já não estar a fazer o frio devido e as natas já não atingiam a temperatura devida, logo nunca atingiam o ponto, de resto ficam sempre bem, consistentes como se fosse claras em castelo.
06-10-2014, 14:54
42
Postado Originalmente por Neuza Costa Ver Post
Olá Susy, realmente a marca das natas tem de ser boa, mas desde que não seja de linha branca de supermercados, dou-me bem com todas, mimosa, longa vida, parmalat.... o que já me aconteceu foi o frigorifico já não estar a fazer o frio devido e as natas já não atingiam a temperatura devida, logo nunca atingiam o ponto, de resto ficam sempre bem, consistentes como se fosse claras em castelo.
Olá Neuza. Quanto ao frio acho que o problema nunca veio daí, porque eu as deixava dias antes no frigorifico e mesmo assim ainda as deixava 10 minutos no congelador antes de as bater para garantir que ficavam bem fresquinhas. Não sei se a marca influencia muito, acho mesmo que o facto de meterem emulsionantes e coisas interfere com o resultado. Acredito que consigas obter natas cremosas, há pessoas que conseguem esse milagre no entanto é dificil que fiquem bem bem firmes. Se tiveres oportunidade de comprar alguma nata de marca espanhola, mesmo de marca branca vais notar muito a diferença acredita. Desafio-te a experimentar alguma made in spain e aqui fico a aguardar a tua opinião!
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®