SaborIntenso.com

Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com

Videos de Doces Videos de Carne Videos de Peixe e Mariscos Videos de Sopas Videos de Saladas, Molhos e Acompanhamentos Videos de Entradas e Petiscos Videos Diversos
Voltar   Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com > Comunidade de Cozinheiros > Perguntas e Respostas > Truques e Dicas

Polvo Tenro

Como faço para o polvo ficar tenro? Ao longo dos anos ouvi muitas teorias, bater com o polvo na bancada, ... no forum Truques e Dicas
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico

Antigo 06-05-2009, 10:40
Neuza Costa
16,211 votos em 1,798 mensagens

Registado em: Feb 2009
Neuza Costa's Portugal
Ideia Polvo Tenro

Como faço para o polvo ficar tenro?

Ao longo dos anos ouvi muitas teorias, bater com o polvo na bancada, cozer com uma cebola, congelar o polvo antes de cozer, até mesmo colocar o polvo na máquina de lavar.

Pois não é preciso tanto esforço. O truque é bem simples e garanto-vos que fica sempre tenrinho.

Lavem o polvo por água fria, e coloque-o numa panela e levem ao lume no mínimo, e não junte mais nada, nem sal, nem agua, nem cebolas.
O polvo vai perdendo a sua própria água e é nessa água que o polvo vai cozendo lentamente.

O tempo de cozedura depende do tamanho do polvo, um polvo pequeno demora aproximadamente 1 hora, e um polvo médio aproximadamente 2 horas.
Fotografias
Polvo Tenro-polvo01.jpg   Polvo Tenro-polvo02.jpg   Polvo Tenro-polvo03.jpg   Polvo Tenro-polvo04.jpg  
Antigo 08-09-2010, 13:41   #11
vanessa23

Eu já ouvi falar em colocar uma rolha na cozedura do polvo,
Mas nunca experimentei essa teoria,
Bj

Antigo 08-09-2010, 14:01   #12
glutao

Postado Originalmente por vanessa23 Ver Post
Eu já ouvi falar em colocar uma rolha na cozedura do polvo,
Mas nunca experimentei essa teoria,
Bj
Isso de cebolas, rolhas etc... È tudo tangas acreditem.
Polvo para dentro da panela sem água e deixar cozer.

Antigo 08-09-2010, 14:11   #13
salima kara
Concordo. Polvo dentro da panela e sozinho ( coitadinho ) e 1 hora em lume brando ... resultado é polvo tenrinho. Tal como neuza ensinou. E resulta ???? Se resulta ....!

Antigo 10-09-2010, 16:53   #14
angelabarros
de bater no pobre do polvo nunca tinha ouvido, ja pa nao falar na makina de lavar... lol, mas eu faço da seguinte maneira: descongelo o polvo e ponho na panela juntamente com coca-cola... é verdade, coca-cola, mas so um pouco. nao se preocupem k nao fica a saber a coca-cola. coze num instantinho.

Antigo 10-09-2010, 20:04   #15
glutao

Postado Originalmente por angelabarros Ver Post
de bater no pobre do polvo nunca tinha ouvido, ja pa nao falar na makina de lavar... lol, mas eu faço da seguinte maneira: descongelo o polvo e ponho na panela juntamente com coca-cola... é verdade, coca-cola, mas so um pouco. nao se preocupem k nao fica a saber a coca-cola. coze num instantinho.

Bela ideia para a próxima que cozer polvo meto um Cálice de Martini

Antigo 10-09-2010, 21:00   #16
suelin

Postado Originalmente por salima kara Ver Post
Concordo. Polvo dentro da panela e sozinho ( coitadinho ) e 1 hora em lume brando ... resultado é polvo tenrinho. Tal como neuza ensinou. E resulta ???? Se resulta ....!

Sózinho na panela, mas ao menos vai feliz com o martini!!!

Antigo 18-09-2010, 19:09   #17
Pipinha
Olá Neuza
Tentei fazer o mesmo estes dias, mas o meu polvo ficou sem água e muito rijo .. onde terei falhado?

Antigo 07-12-2010, 23:24   #18
Madrecita
Bem...essa da máquina de lavar...se for na centrifugação...de certeza que fica tenro...se não sair pelos buraquinhos...ahahah!
Brincadeiras à parte, realmente o frio quebra os músculos e não há rigidez que resista...a cebola em cima do polvo serve somente de "ampulheta"-quando a picamos e ela cede...o polvo está cozido, nem é necessário pressão, sim, porque polvo tenro não é propriamente polvo papa...Se quisermos coe-lo frsco, sem congelar, temos que ter cuidado na escolha: ao pegar no polvo pela cabeça, os tentáculos devem ficar todos escorridos, isto é, com as pontas bem penduradinhas, sem enrolar, pois polvo que enrola...só serve de bola...bons cozinhados!

Antigo 26-12-2010, 11:07   #19
Dadinha
Eu cozo com a cebola e costumo dar-me bem. Vou experimentar sem água. Experimentem cortar as pontas das "pernas" do polvo. Não mirra e rende portanto muito mais. (receita do Norte)

Antigo 26-12-2010, 22:33   #20
Carlos Ferreira

Olha Neusa Desculpa a minha ignorância mas na minha opinião e experiência própria gosto de colocar uma cebola média e um dente de alho junto com o polvo.

Resposta

Tags
dica, polvo, tenro

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada