Pesquisar Área do Chef Forum Novidades Comentários
Voltar   Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com > Comunidade de Cozinheiros > Perguntas e Respostas > Truques e Dicas

Polvo Tenro

Como faço para o polvo ficar tenro? Ao longo dos anos ouvi muitas teorias, bater com o polvo na bancada, ... no forum Truques e Dicas
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico

Antigo 06-05-2009, 09:40
Neuza Costa
24,774 votos em 2,545 mensagens

Registado em: Feb 2009
Neuza Costa's Portugal
Ideia Polvo Tenro

Como faço para o polvo ficar tenro?

Ao longo dos anos ouvi muitas teorias, bater com o polvo na bancada, cozer com uma cebola, congelar o polvo antes de cozer, até mesmo colocar o polvo na máquina de lavar.

Pois não é preciso tanto esforço. O truque é bem simples e garanto-vos que fica sempre tenrinho.

Lavem o polvo por água fria, e coloque-o numa panela e levem ao lume no mínimo, e não junte mais nada, nem sal, nem agua, nem cebolas.
O polvo vai perdendo a sua própria água e é nessa água que o polvo vai cozendo lentamente.

O tempo de cozedura depende do tamanho do polvo, um polvo pequeno demora aproximadamente 1 hora, e um polvo médio aproximadamente 2 horas.
Fotografias
Polvo Tenro-polvo01.jpg   Polvo Tenro-polvo02.jpg   Polvo Tenro-polvo03.jpg   Polvo Tenro-polvo04.jpg  
Antigo 27-12-2010, 11:43   #21
Maria Silveira
Querem saber a melhor?
A primeira vez que fiz polvo, disseram-me que tinha de o bater bastante para que ele ficasse bem tenro. Foi o que fiz! Dei-lhe tanta porrada que o desgraçado não teve outro remédio senão ficar mesmo bem tenrinho... Mas a melhor veio depois, quando olhei à volta tinha as paredes todas respingadas que depois de ter que lavar tudo, quem ficou "mole" fui eu, mas de tanto cansaço. Não batem no coitado, pois se o feitiço se vira contra o feitiçeiro, é uma chatice bem grande. Boas Festas, Bom Ano e muitas comidinhas boas...
bjs.

Antigo 27-03-2011, 19:11   #22
Esmeralda Pinto
Eu com o polvo já me aconteceu o bom - ficar bem cozido (espectaculo)
e o mau - estar três (3) horas a cozer e de seguida ir para o lixo, claro.......... (intragável) agora optei por comprar congelado, deixo-o descongelar e antes de colocá-lo na panela corto-lhe as pontas dos tentáculos e funciona.

Antigo 27-03-2011, 23:07   #23
mariajosec
Olá a todos,
tambem faço como a Neuza e demora uns 40min (após a fervura na panela de pressão). Fica delicioso e tenrinho!

Antigo 10-04-2011, 10:37   #24
Marisa Miguel

Ola,
Nunca tive problemas em cozer o polvo e ele ficar rijo.......criei o meu proprio método que nem as lições de culinaria que recebia da minha mãe e minhas avós me ajudavam nesta confecção......desde que "inventei" este método toda a minha família o adquiriu "grátis" =)
É assim: Compro sempre Polvo fresco e vivo de preferência, arranjo-o mt bem e bem lavadinho, congelo-o no máximo 1 semana, normalmente congelo-o para 2 dias o fazer. Coloco na panela de pressão um pouquinho de água, casca de 2 cebolas grandes, uma pitada de sal e o polvo acabado de sair do congelador, fecho muito bem e quando estiver a ferver (com o vapor a girar) coloco no mínimo e conto 15/20 minutos. Apago o fogão e deixo sair por completo a pressão. Et voilá...........posso come-lo logo a seguir que ele está completamente tenrinho........como alguém já disse aqui...."até se pode comer sem dentes" =)

Antigo 10-04-2011, 10:56   #25
Fernanda Amaral

Postado Originalmente por Marisa Miguel Ver Post
Ola,
Nunca tive problemas em cozer o polvo e ele ficar rijo.......criei o meu proprio método que nem as lições de culinaria que recebia da minha mãe e minhas avós me ajudavam nesta confecção......desde que "inventei" este método toda a minha família o adquiriu "grátis" =)
É assim: Compro sempre Polvo fresco e vivo de preferência, arranjo-o mt bem e bem lavadinho, congelo-o no máximo 1 semana, normalmente congelo-o para 2 dias o fazer. Coloco na panela de pressão um pouquinho de água, casca de 2 cebolas grandes, uma pitada de sal e o polvo acabado de sair do congelador, fecho muito bem e quando estiver a ferver (com o vapor a girar) coloco no mínimo e conto 15/20 minutos. Apago o fogão e deixo sair por completo a pressão. Et voilá...........posso come-lo logo a seguir que ele está completamente tenrinho........como alguém já disse aqui...."até se pode comer sem dentes" =)

Gostei da dica!
Muito obrigada!
Vou experimentar.
Beijinhos

Antigo 16-04-2011, 00:32   #26
golfinho1
Eu também já fiz assim, mas para cozer-lho mais rapido e mais tenrinho podemos colocar uma rolha ou garfo ou faca a sua receita e olhe que coze rápido também. bjs

Antigo 16-04-2011, 01:12   #27
carinanl

adorei a teoria da maquina de lavar, se for na maquina de secar com temperatura secalhar ja sai cozido

Antigo 08-07-2011, 23:02   #28
Teresa Aires

Obrigada pela ajuda não conhecia, vou experimentar.

Antigo 30-10-2011, 13:52   #29
Paula Canas
Eu simplesmente cozo com 3dl de coca-cola (uma lata)

Antigo 30-10-2011, 15:47   #30
glutao

Postado Originalmente por Paula Canas Ver Post
Eu simplesmente cozo com 3dl de coca-cola (uma lata)

Estamos sempre a aprender!

Escreve um comentário

Tags
dica, polvo, tenro

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada