SaborIntenso.com
Publicado a 06-05-2009, 09:40
por Neuza Costa
Como faço para o polvo ficar tenro?

Ao longo dos anos ouvi muitas teorias, bater com o polvo na bancada, cozer com uma cebola, congelar o polvo antes de cozer, até mesmo colocar o polvo na máquina de lavar.

Pois não é preciso tanto esforço. O truque é bem simples e garanto-vos que fica sempre tenrinho.

Lavem o polvo por água fria, e coloque-o numa panela e levem ao lume no mínimo, e não junte mais nada, nem sal, nem agua, nem cebolas.
O polvo vai perdendo a sua própria água e é nessa água que o polvo vai cozendo lentamente.


O tempo de cozedura depende do tamanho do polvo, um polvo pequeno demora aproximadamente 1 hora, e um polvo médio aproximadamente 2 horas.
Fotografias
Polvo Tenro-polvo01.jpg   Polvo Tenro-polvo02.jpg   Polvo Tenro-polvo03.jpg   Polvo Tenro-polvo04.jpg  
 
Antigo
05-01-2012, 19:09
31
Eu nunca cozinhei polvo.. mas tenciono fazê-lo em breve.

Gostaria de esclarecer um parte, Neuza, caso possas. Depois de cozer é importante deixá-lo arrefecer ou servi-lo logo?

Já agora, no que diz respeito a assar no forno, ouvi dizer que o segredo é 180º-200º e nada mais. Algum comentário relativo a isso?

E por fim, sempre li que não se deve colocar sal no polvo, pois ele de si, já tem imenso. Mas gostos são gostos.. :x
07-01-2012, 00:37
32
E ele pode ir directamente congelado para o tacho ou convém descongelar? :x
13-06-2012, 11:30
33
Ok. Gosto muito das vossas sugestões mas estou com um problema. Cozi o polvo na panela de pressão e o fundo da panela ficou manchada o que posso fazer???? Alguém me ajude!!!!!!!
02-08-2012, 21:46
34
A tecnica da cebola tambem já experimentei e resulta
03-08-2012, 08:56
35
Postado Originalmente por mila ferreira Ver Post
Ok. Gosto muito das vossas sugestões mas estou com um problema. Cozi o polvo na panela de pressão e o fundo da panela ficou manchada o que posso fazer???? Alguém me ajude!!!!!!!

Limpa com o produto de polir as placas do fogäo!
03-08-2012, 08:56
36
Postado Originalmente por miguel rosa Ver Post
A tecnica da cebola tambem já experimentei e resulta

Claro que sim, fica a cebola cozida mal seria !
20-07-2014, 21:07
37
Neuza obrigado por mais essa dica beijinhos
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®