SaborIntenso.com
Publicado a 06-05-2009, 09:40
por Neuza Costa
Como faço para o polvo ficar tenro?

Ao longo dos anos ouvi muitas teorias, bater com o polvo na bancada, cozer com uma cebola, congelar o polvo antes de cozer, até mesmo colocar o polvo na máquina de lavar.

Pois não é preciso tanto esforço. O truque é bem simples e garanto-vos que fica sempre tenrinho.

Lavem o polvo por água fria, e coloque-o numa panela e levem ao lume no mínimo, e não junte mais nada, nem sal, nem agua, nem cebolas.
O polvo vai perdendo a sua própria água e é nessa água que o polvo vai cozendo lentamente.


O tempo de cozedura depende do tamanho do polvo, um polvo pequeno demora aproximadamente 1 hora, e um polvo médio aproximadamente 2 horas.
Fotografias
Polvo Tenro-polvo01.jpg   Polvo Tenro-polvo02.jpg   Polvo Tenro-polvo03.jpg   Polvo Tenro-polvo04.jpg  
  #1  
Antigo
05-12-2009, 01:08
2
Olá Neuza,

Parabéns pelo site e pela amabilidade em dividir com todos os seus conhecimentos, como apreciador ou amante da culinária portuguesa visitarei sempre que possivel este site e se me for permitido oferecerei meus humildes conhecimentos em troca dos muitos que certamente recebo de todos os demais usuários .
Sobre o cozimento do polvo, são realmente cómicas as diversas formas que minha mãe, tias e avós preparavam o polvo, chegavam a ir para a estrada bater o polvo no asfalto na entrada da aldeia próxima a Bragança, eu era uma criança já se vão vários anos . Um dia num estágio gastronómico em Tóquio aprendi com um chef japones a cozinhar o polvo na panela de pressão, apenas lave e limpe o polvo e coloque-o na panela , sem água mas com umas pitadas de sal, a gosto, durante exatos 14 minutos contados após o inicio da fervura ( quando a panela começa a soltar pressão ) .
Desta forma consegue um excelente cozimento e com economia de tempo .

Abraço a todos
08-01-2010, 13:26
3
na máquina de lavar? em que programa?

a minha mãe também faz assim e fico muito bom, as pessoas só tentam complicar é incrível
16-02-2010, 22:22
4
Também já experimentei na máquina de lavar, no programa para lâs.
Juntei um pouco de amaciador para ficar mais tenro...

Agora, mais a sério!
Sempre congelei o polvo, por mais fresco que ele seja, antes de o cozer. Pelo menos durante uma semana.
No dia da preparação, descongelar o polvo e colocá-lo numa panela com uma pitada de sal e uma ou duas cebolas com casca. Levar a panela ao lume e logo que levante fervura contar cerca de 35 a 40 minutos e desligar o lume.
E agora a parte mais importante: Deixar arrefecer o polvo dentro da água da cozedura. Nunca o retirar logo a seguir, enquanto a água está bastante quente.
Posteriormente e se necessário, pode ser aquecido.
20-02-2010, 18:15
5
tenho que experimentar nesse programa amaciador com que sabor já agora?

mais uma dica para polvo tenro
20-02-2010, 18:41
6
Boa dica!
eu sempre ouvi que se o polvo é fresco deve-se congelar/descongelar antes de cozinhar.
Agora na máquina de lavar roupa essa nunca tinha ouvido
beijinhos e os meus parabéns
11-03-2010, 23:13
7
Postado Originalmente por MissB Ver Post
tenho que experimentar nesse programa amaciador com que sabor já agora?

mais uma dica para polvo tenro
Quanto ao sabor... desconheço, pois nunca provei mas o aroma é "Riceflower"...
13-08-2010, 10:37
8
Dizem que o Polvo tem que ser congelado para quebrar os "músculos" dos tentáculos para poder ficar tenrinho. Se é verdade ou não, não sei! A verdade é que desde que casei (ainda não fez um ano), já cozi polvo umas 4 vezes (para fazer Polvo à Lagareiro - o meu marido adora) e, faço da seguinte forma:
Compro o polvo sempre congelado, geralmente um polvo médio que dá perfeitamente para os dois. Coloco numa panela o polvo e uma cebola média, (caso o polvo seja grande a cebola também convém ser grande) em lume brando (nível 4 em vitro cerâmica).
O polvo larga a sua água e coze com a própria água.
De vez em quando vou verificando a cozedura da cebola.
Quando a cebola estiver cozida, desligo o fogão e deixo o polvo arrefecer dentro da panela para o dia seguinte para o Polvo à lagareiro.
Ficou sempre muito tenrinho...uma maravilha.
Mas da próxima, vou experimentar como a Neuza faz.
Bjs
Ana Sobral
14-08-2010, 00:37
9
No tempo da minha avó, lembro-me que ela espetava um prego, mas um prego grande, não no polvo, mas na cebola...e no fogão a petróleo, devagarinho ia cozendo. Pessoalmente, prefiro a panela de pressão em conjunto com a cebola. Será por isso as pessoas de antigamente tinham a vida mais longa?
15-08-2010, 16:08
10
Eu cà não faço assim, lavo o polvo, embrulo-o num pano limpo e encho o desgraçado de pancada com o martelo dos bifes e depois coze num instante e fica tão tenrinho que até se comia sem dentes.

Mas também jà ouvi falar da técnica da cebola e parece qu resulta muito bem.
08-09-2010, 12:41
11
Eu já ouvi falar em colocar uma rolha na cozedura do polvo,
Mas nunca experimentei essa teoria,
Bj
08-09-2010, 13:01
12
Postado Originalmente por vanessa23 Ver Post
Eu já ouvi falar em colocar uma rolha na cozedura do polvo,
Mas nunca experimentei essa teoria,
Bj
Isso de cebolas, rolhas etc... È tudo tangas acreditem.
Polvo para dentro da panela sem água e deixar cozer.
08-09-2010, 13:11
13
Concordo. Polvo dentro da panela e sozinho ( coitadinho ) e 1 hora em lume brando ... resultado é polvo tenrinho. Tal como neuza ensinou. E resulta ???? Se resulta ....!
10-09-2010, 15:53
14
de bater no pobre do polvo nunca tinha ouvido, ja pa nao falar na makina de lavar... lol, mas eu faço da seguinte maneira: descongelo o polvo e ponho na panela juntamente com coca-cola... é verdade, coca-cola, mas so um pouco. nao se preocupem k nao fica a saber a coca-cola. coze num instantinho.
10-09-2010, 19:04
15
Postado Originalmente por angelabarros Ver Post
de bater no pobre do polvo nunca tinha ouvido, ja pa nao falar na makina de lavar... lol, mas eu faço da seguinte maneira: descongelo o polvo e ponho na panela juntamente com coca-cola... é verdade, coca-cola, mas so um pouco. nao se preocupem k nao fica a saber a coca-cola. coze num instantinho.

Bela ideia para a próxima que cozer polvo meto um Cálice de Martini
10-09-2010, 20:00
16
Postado Originalmente por salima kara Ver Post
Concordo. Polvo dentro da panela e sozinho ( coitadinho ) e 1 hora em lume brando ... resultado é polvo tenrinho. Tal como neuza ensinou. E resulta ???? Se resulta ....!

Sózinho na panela, mas ao menos vai feliz com o martini!!!
18-09-2010, 18:09
17
Olá Neuza
Tentei fazer o mesmo estes dias, mas o meu polvo ficou sem água e muito rijo .. onde terei falhado?
07-12-2010, 22:24
18
Bem...essa da máquina de lavar...se for na centrifugação...de certeza que fica tenro...se não sair pelos buraquinhos...ahahah!
Brincadeiras à parte, realmente o frio quebra os músculos e não há rigidez que resista...a cebola em cima do polvo serve somente de "ampulheta"-quando a picamos e ela cede...o polvo está cozido, nem é necessário pressão, sim, porque polvo tenro não é propriamente polvo papa...Se quisermos coe-lo frsco, sem congelar, temos que ter cuidado na escolha: ao pegar no polvo pela cabeça, os tentáculos devem ficar todos escorridos, isto é, com as pontas bem penduradinhas, sem enrolar, pois polvo que enrola...só serve de bola...bons cozinhados!
26-12-2010, 10:07
19
Eu cozo com a cebola e costumo dar-me bem. Vou experimentar sem água. Experimentem cortar as pontas das "pernas" do polvo. Não mirra e rende portanto muito mais. (receita do Norte)
26-12-2010, 21:33
20
Olha Neusa Desculpa a minha ignorância mas na minha opinião e experiência própria gosto de colocar uma cebola média e um dente de alho junto com o polvo.
27-12-2010, 11:43
21
Querem saber a melhor?
A primeira vez que fiz polvo, disseram-me que tinha de o bater bastante para que ele ficasse bem tenro. Foi o que fiz! Dei-lhe tanta porrada que o desgraçado não teve outro remédio senão ficar mesmo bem tenrinho... Mas a melhor veio depois, quando olhei à volta tinha as paredes todas respingadas que depois de ter que lavar tudo, quem ficou "mole" fui eu, mas de tanto cansaço. Não batem no coitado, pois se o feitiço se vira contra o feitiçeiro, é uma chatice bem grande. Boas Festas, Bom Ano e muitas comidinhas boas...
bjs.
27-03-2011, 19:11
22
Eu com o polvo já me aconteceu o bom - ficar bem cozido (espectaculo)
e o mau - estar três (3) horas a cozer e de seguida ir para o lixo, claro.......... (intragável) agora optei por comprar congelado, deixo-o descongelar e antes de colocá-lo na panela corto-lhe as pontas dos tentáculos e funciona.
27-03-2011, 23:07
23
Olá a todos,
tambem faço como a Neuza e demora uns 40min (após a fervura na panela de pressão). Fica delicioso e tenrinho!
10-04-2011, 10:37
24
Ola,
Nunca tive problemas em cozer o polvo e ele ficar rijo.......criei o meu proprio método que nem as lições de culinaria que recebia da minha mãe e minhas avós me ajudavam nesta confecção......desde que "inventei" este método toda a minha família o adquiriu "grátis" =)
É assim: Compro sempre Polvo fresco e vivo de preferência, arranjo-o mt bem e bem lavadinho, congelo-o no máximo 1 semana, normalmente congelo-o para 2 dias o fazer. Coloco na panela de pressão um pouquinho de água, casca de 2 cebolas grandes, uma pitada de sal e o polvo acabado de sair do congelador, fecho muito bem e quando estiver a ferver (com o vapor a girar) coloco no mínimo e conto 15/20 minutos. Apago o fogão e deixo sair por completo a pressão. Et voilá...........posso come-lo logo a seguir que ele está completamente tenrinho........como alguém já disse aqui...."até se pode comer sem dentes" =)
10-04-2011, 10:56
25
Postado Originalmente por Marisa Miguel Ver Post
Ola,
Nunca tive problemas em cozer o polvo e ele ficar rijo.......criei o meu proprio método que nem as lições de culinaria que recebia da minha mãe e minhas avós me ajudavam nesta confecção......desde que "inventei" este método toda a minha família o adquiriu "grátis" =)
É assim: Compro sempre Polvo fresco e vivo de preferência, arranjo-o mt bem e bem lavadinho, congelo-o no máximo 1 semana, normalmente congelo-o para 2 dias o fazer. Coloco na panela de pressão um pouquinho de água, casca de 2 cebolas grandes, uma pitada de sal e o polvo acabado de sair do congelador, fecho muito bem e quando estiver a ferver (com o vapor a girar) coloco no mínimo e conto 15/20 minutos. Apago o fogão e deixo sair por completo a pressão. Et voilá...........posso come-lo logo a seguir que ele está completamente tenrinho........como alguém já disse aqui...."até se pode comer sem dentes" =)

Gostei da dica!
Muito obrigada!
Vou experimentar.
Beijinhos
16-04-2011, 00:32
26
Eu também já fiz assim, mas para cozer-lho mais rapido e mais tenrinho podemos colocar uma rolha ou garfo ou faca a sua receita e olhe que coze rápido também. bjs
16-04-2011, 01:12
27
adorei a teoria da maquina de lavar, se for na maquina de secar com temperatura secalhar ja sai cozido
08-07-2011, 23:02
28
Obrigada pela ajuda não conhecia, vou experimentar.
30-10-2011, 13:52
29
Eu simplesmente cozo com 3dl de coca-cola (uma lata)
30-10-2011, 15:47
30
Postado Originalmente por Paula Canas Ver Post
Eu simplesmente cozo com 3dl de coca-cola (uma lata)



Estamos sempre a aprender!
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®