Pesquisar Receitas Forum Novidades Comentários
Voltar   Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com > Comunidade de Cozinheiros > Perguntas e Respostas > Truques e Dicas

Polvo Tenro

Como faço para o polvo ficar tenro? Ao longo dos anos ouvi muitas teorias, bater com o polvo na bancada, ... no forum Truques e Dicas
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 06-05-2009, 09:40
Neuza Costa
29,276 votos em 2,924 mensagens

Registado em: Feb 2009
Neuza Costa's Portugal
Ideia Polvo Tenro

Como faço para o polvo ficar tenro?

Ao longo dos anos ouvi muitas teorias, bater com o polvo na bancada, cozer com uma cebola, congelar o polvo antes de cozer, até mesmo colocar o polvo na máquina de lavar.

Pois não é preciso tanto esforço. O truque é bem simples e garanto-vos que fica sempre tenrinho.

Lavem o polvo por água fria, e coloque-o numa panela e levem ao lume no mínimo, e não junte mais nada, nem sal, nem agua, nem cebolas.
O polvo vai perdendo a sua própria água e é nessa água que o polvo vai cozendo lentamente.

O tempo de cozedura depende do tamanho do polvo, um polvo pequeno demora aproximadamente 1 hora, e um polvo médio aproximadamente 2 horas.
Fotografias
Polvo Tenro-polvo01.jpg   Polvo Tenro-polvo02.jpg   Polvo Tenro-polvo03.jpg   Polvo Tenro-polvo04.jpg  
Antigo 05-12-2009, 02:08   #2
MESTRE COOKER
Olá Neuza,

Parabéns pelo site e pela amabilidade em dividir com todos os seus conhecimentos, como apreciador ou amante da culinária portuguesa visitarei sempre que possivel este site e se me for permitido oferecerei meus humildes conhecimentos em troca dos muitos que certamente recebo de todos os demais usuários .
Sobre o cozimento do polvo, são realmente cómicas as diversas formas que minha mãe, tias e avós preparavam o polvo, chegavam a ir para a estrada bater o polvo no asfalto na entrada da aldeia próxima a Bragança, eu era uma criança já se vão vários anos . Um dia num estágio gastronómico em Tóquio aprendi com um chef japones a cozinhar o polvo na panela de pressão, apenas lave e limpe o polvo e coloque-o na panela , sem água mas com umas pitadas de sal, a gosto, durante exatos 14 minutos contados após o inicio da fervura ( quando a panela começa a soltar pressão ) .
Desta forma consegue um excelente cozimento e com economia de tempo .

Abraço a todos

Antigo 08-01-2010, 14:26   #3
MissB

na máquina de lavar? em que programa?

a minha mãe também faz assim e fico muito bom, as pessoas só tentam complicar é incrível

Antigo 16-02-2010, 23:22   #4
Curry

Também já experimentei na máquina de lavar, no programa para lâs.
Juntei um pouco de amaciador para ficar mais tenro...

Agora, mais a sério!
Sempre congelei o polvo, por mais fresco que ele seja, antes de o cozer. Pelo menos durante uma semana.
No dia da preparação, descongelar o polvo e colocá-lo numa panela com uma pitada de sal e uma ou duas cebolas com casca. Levar a panela ao lume e logo que levante fervura contar cerca de 35 a 40 minutos e desligar o lume.
E agora a parte mais importante: Deixar arrefecer o polvo dentro da água da cozedura. Nunca o retirar logo a seguir, enquanto a água está bastante quente.
Posteriormente e se necessário, pode ser aquecido.

Antigo 20-02-2010, 19:15   #5
MissB

tenho que experimentar nesse programa amaciador com que sabor já agora?

mais uma dica para polvo tenro

Antigo 20-02-2010, 19:41   #6
Nika

Boa dica!
eu sempre ouvi que se o polvo é fresco deve-se congelar/descongelar antes de cozinhar.
Agora na máquina de lavar roupa essa nunca tinha ouvido
beijinhos e os meus parabéns

Antigo 12-03-2010, 00:13   #7
Curry

Postado Originalmente por MissB Ver Post
tenho que experimentar nesse programa amaciador com que sabor já agora?

mais uma dica para polvo tenro
Quanto ao sabor... desconheço, pois nunca provei mas o aroma é "Riceflower"...

Antigo 13-08-2010, 10:37   #8
Ana Sobral

Dizem que o Polvo tem que ser congelado para quebrar os "músculos" dos tentáculos para poder ficar tenrinho. Se é verdade ou não, não sei! A verdade é que desde que casei (ainda não fez um ano), já cozi polvo umas 4 vezes (para fazer Polvo à Lagareiro - o meu marido adora) e, faço da seguinte forma:
Compro o polvo sempre congelado, geralmente um polvo médio que dá perfeitamente para os dois. Coloco numa panela o polvo e uma cebola média, (caso o polvo seja grande a cebola também convém ser grande) em lume brando (nível 4 em vitro cerâmica).
O polvo larga a sua água e coze com a própria água.
De vez em quando vou verificando a cozedura da cebola.
Quando a cebola estiver cozida, desligo o fogão e deixo o polvo arrefecer dentro da panela para o dia seguinte para o Polvo à lagareiro.
Ficou sempre muito tenrinho...uma maravilha.
Mas da próxima, vou experimentar como a Neuza faz.
Bjs
Ana Sobral

Antigo 14-08-2010, 00:37   #9
suelin

No tempo da minha avó, lembro-me que ela espetava um prego, mas um prego grande, não no polvo, mas na cebola...e no fogão a petróleo, devagarinho ia cozendo. Pessoalmente, prefiro a panela de pressão em conjunto com a cebola. Será por isso as pessoas de antigamente tinham a vida mais longa?

Antigo 15-08-2010, 16:08   #10
claudia_manela

Eu cà não faço assim, lavo o polvo, embrulo-o num pano limpo e encho o desgraçado de pancada com o martelo dos bifes e depois coze num instante e fica tão tenrinho que até se comia sem dentes.

Mas também jà ouvi falar da técnica da cebola e parece qu resulta muito bem.

Escreve um comentário

Tags
dica, polvo, tenro

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Copyright © 2009-2014 SaborIntenso®