SaborIntenso.com

Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com

Videos de Doces Videos de Carne Videos de Peixe e Mariscos Videos de Sopas Videos de Saladas, Molhos e Acompanhamentos Videos de Entradas e Petiscos Videos Diversos
Voltar   Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com > Comunidade de Cozinheiros > Troca e Partilha de Receitas > Dias Especiais > Natal

Roupa Velha

Receita de Roupa Velha Ingredientes: Batatas e hortaliças cozidas e cortadas (cenouras, pencas) Bacalhau Ovos cozidos e desfeitos Cebola Azeite ... no forum Natal
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico

Antigo 10-12-2009, 17:35
Rosemarie
4,408 votos em 1,233 mensagens

Registado em: Oct 2009
Rosemarie's Belgica
Padrão Roupa Velha

Receita de Roupa Velha
Ingredientes:
  • Batatas e hortaliças cozidas e cortadas (cenouras, pencas)
  • Bacalhau
  • Ovos cozidos e desfeitos
  • Cebola
  • Azeite
  • Alho
Nota: As quantidades variam em função do número de refeições pretendido

Preparação:

Refoga-se o alho e a cebola no azeite e quando estiver transparente misturam-se as batatas, as hortaliças e o bacalhau.
Envolve-se bem e deixa-se apurar alguns minutos.

Nota: Tradicionalmente, nas casas das famílias poveiras, o cozido da noite de Natal é já preparado de forma a que sobrem os ingredientes necessários para a confecção da “Roupa velha” no dia 25.

FOTO: Dolphinya
Fotografias
Roupa Velha-roupa-velha-dolpynia.jpg  
Quem Fez
DuxaMonikaDolphinya
Antigo 01-02-2010, 17:36   #11
Rosemarie

ola meninas obrigado, a roupa velha de facto e muito bom nao so no natal mas como aproveitamento de batatas de bacalhau ao longo do ano...aqui em casa faço varias vezes ao longo do ano...beijinhos

Antigo 01-02-2010, 19:08   #12
zezinha

Mas no Natal tem outro sabor

Antigo 01-02-2010, 20:04   #13
Rosemarie

Sim isso e verdade...mas da sempre pra aproveitamentos.

Antigo 18-12-2010, 18:47   #14
Fernanda Amaral

Olá Rosemarie!
Um ano depois, cá vai o meu comentário!
Adoro roupa velha! Passo o ano a pensar. não nas rabanadas, nem nos sonhos de cenouro ou de abóbora, nada disso...não vejo a hora de comer o meu farrapinho velho!!!! Faço questão de não comer durante o ano, para salivar a pensar nele, nesta época do Natal!
Já falta pouquinho...
Um feliz Natal e um grande beijinho!

Antigo 19-12-2010, 01:41   #15
magnoliazul

Tem graça que conheço o nome do prato, mas nunca o fiz, mas depois de ler os vossos comentarios e sujestoes, fiquei tentada a fazer!!!beijocas

Antigo 27-12-2011, 17:58   #16
Francisco Aires

Gosto muito de roupa velha.
Bjs.

Antigo 28-12-2011, 08:53   #17
anasamaciel
ola meninas, tbem sou do norte ,mas la de cima da linda cidade de Viana do castelo, e ai tbem comemos roupa velha é uma delicia,mas infelismente tou na suissa a ja alguns anos circunstancias da vida,mas no natal como sempre o tradicional e tenhop a sorte de ter casas com produtos portugueses. bjs para todas e felizes festas

Antigo 28-12-2011, 10:29   #18
Patricialopes

Ai, é tão bom!!! Para mim natal não e natal sem o bacalhau com todos mas o que sabe mesmo bem é a farrapada. Há dois anos sobrou tanto que deu para fazer farrapada durante 2 dias e fui eu que comi sempre. Escusado será dizer que os meus intestinos queixaram-se!!! Este ano a minha mãe fez outra comida para o dia 25 mas eu não quis. Lá fiz a minha farrapada pois no natal é mesmo a única coisa que me faz cheirar a natal. Mas sabe-me mesmo bem é comer directamente da frigideira e rapar o fundo!!!
Boa partilha!!!

Beijinhos

Resposta

Tags
alho, azeite, bacalhau, batata, cebola, hortaliça, ovo, peixe

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada