SaborIntenso.com
Publicado a 22-10-2011, 00:03
por Miaaa
Receita de Carne de Porco à Alentejana

Esta receita foi retirado de um livro de culinária muito antigo, editado em 1977 e intitulado "As 100 Mais Famosas Receitas do Mundo". A representar Portugal está a dita Carne de Porco à Alentejana e as Fatias de Tomar

Este é daqueles pratinhos muito apreciados cá em casa, ou não estivéssemos nós no Alentejo

Ora aqui vos deixo a receitinha tal e qual como está no livro

Ingredientes:
  • 500g de Lombo de porco
  • 500g de Perna de porco
  • 1 Colher de sopa bem cheia de massa de pimentão
  • 2 Dentes de alho
  • 100g de Banha
  • 1kg de Ameijoas
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • 1 Raminho de coentros frescos picados
Preparação:

Corte a carne de porco em quadrados com 3 a 4 centímetros e barre-a com a massa de pimentão e os dentes de alho pisados com um pouco de sal grosso e pimenta.
Deixe a tomar gosto durante 2 horas no mínimo.
Aqueça a banha numa frigideira, junte a carne de porco e deixe fritar.
Adicione as ameijoas bem lavadas e libertas de areia.
Logo que as ameijoas abram, apague o lume.
Polvilhe com os coentros e envolva bem. Sirva com batatinhas fritas.

Bom Apetite


FOTOS: Miaaa
Fotografias
Carne de Porco à Alentejana (Receita Original)-010.jpg   Carne de Porco à Alentejana (Receita Original)-008.jpg   Carne de Porco à Alentejana (Receita Original)-009.jpg   Carne de Porco à Alentejana (Receita Original)-002.jpg   Carne de Porco à Alentejana (Receita Original)-005.jpg   Carne de Porco à Alentejana (Receita Original)-006.jpg  
Quem Fez
magnoliazulglutaoglutaoglutaoRicardo TiagoManny Travassos
  #1  
Antigo
23-10-2011, 11:45
3
Sendo uma Eborense, já devia saber que as batatinhas säo os cubos, fica o prato com outro toque.
Com massa de pimentäo caseira deve ter ficado mt boa.
23-10-2011, 12:47
4
Belisimo! Eu faco esse prato menos a banha de porco para ser mais saudavel no nosso organismo. Nao estou a criticar, eu faco esforco em nao meter banhas na minha comida para ser um bocadinho mais saudavel. Eu sei que esse prato e delicioso sem ou com banha. Ja' comi tantas vezes.
23-10-2011, 13:54
5
Postado Originalmente por glutao Ver Post
Sendo uma Eborense, já devia saber que as batatinhas säo os cubos, fica o prato com outro toque.
Com massa de pimentäo caseira deve ter ficado mt boa.
Sim eu sei que com batatinhas aos cubos é melhor, e na receita do livro até sugerem com essas. Mas como tinha das pré-fritas não apeteceu descascar das outras

E a massa de pimentão é da caseira, a minha mãe faz, assim como também faz massa de alho
23-10-2011, 13:58
6
Postado Originalmente por Manny Travassos Ver Post
Belisimo! Eu faco esse prato menos a banha de porco para ser mais saudavel no nosso organismo. Nao estou a criticar, eu faco esforco em nao meter banhas na minha comida para ser um bocadinho mais saudavel. Eu sei que esse prato e delicioso sem ou com banha. Ja' comi tantas vezes.
Eu sei eu sei que a banha não é nada saudável mas nestes pratinhos típicos fica sempre melhor mas eu também evito um bocadinho em coloca-la, substituído por azeite. Mas desta vez segui a risca a receita hihih
25-10-2011, 21:51
7
Postado Originalmente por Miaaa Ver Post
Sim eu sei que com batatinhas aos cubos é melhor, e na receita do livro até sugerem com essas. Mas como tinha das pré-fritas não apeteceu descascar das outras

E a massa de pimentão é da caseira, a minha mãe faz, assim como também faz massa de alho

Ah preguicite aguda
26-10-2011, 11:14
8
ficou lindo esse prato....adoro assim, faz me lembrar o prato de véspera de ano novo, era praxe na casa dos meus pais e aqui tambem vou tentando fazer.beijinhos
28-11-2011, 16:15
9
Obrigado MIA Como bom alentejano que tb sou, vou experimentar esta receita hoje
20-03-2012, 23:22
10
Ficou com mt bom aspecto. Mas prefiro com as batatas aos cubinhos :P
Beijinhos
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®