SaborIntenso.com
Publicado a 29-03-2012, 16:02
por Coisas minhas da Cozinha
Receita de Entrecosto no Forno com Batatas a Murro

Cada vez aprecio mais os fins-de-semana, poder fazer aquilo que gosto sem grandes pressas depois de uma semana de trabalho passada em contra relógio, é deveras libertador.
Acordar à hora que o meu filho mais novo deixa, ter tempo para ver desenhos animados abraçado a ele de uma maneira que só as mães sabem, para depois tomar um duche rápido e ir até ao mercado fazer as compras para a semana, são luxos permitidos apenas aos sábados.
Dou por muito bem empregue aquela hora em que vagueio de banca em banca e não penso em mais nada, a não ser no que fazer com os meus "trófeus".
Do talho trouxe entre outras coisas umas tiras de entrecosto, apesar de gostar muito deste corte de carne, raramente se come cá em casa.
Até ao final do dia pensava fazer uma lasanha para o jantar, já tinha a carne preparada era só fazer o bechamel e montar, mas mudei de ideias e resolvi assar o entrecosto no forno.
Sem complicar cortei as tiras em pedaços mais pequenos para ser mais fácil de assar, temperei com sal, massa de vinha de alhos, reguei com vinho branco e azeite, mais duas folhas de louro e forno com ele.
Ficou delicioso, tostadinho e suculento, acompanhou com batatas novas assadas a murro e esparregado e é caso para dizer que só sobraram os ossos.

Ingredientes para 6 pessoas:
  • 3 tiras de entrecosto
  • 1 kg Batata nova
  • 700gr de espinafres frescos (só folhas)
  • Massa de vinha de alhos qb
  • sal qb
  • vinho branco qb
  • louro 2 folhas
  • azeite qb
  • 2 dentes de alho
Preparação:

Cortar o entrecosto em pedaços e colocar no tabuleiro de ir ao forno, temperar com a massa de vinha de alhos e sal, regar com o vinho branco, juntar um fio de azeite e por fim adicionar as folhas de louro, envolver muito bem e deixar marinar 30 minutos.
Assar no forno pré-aquecido a 170ºC. durante cerca de 1h15, ou até tostar a gosto, virando a meio do tempo.
Retire do tabuleiro e coloque numa travessa de servir mas sem o molho, que deve ser servido à parte numa molheira.

O esparregado foi feito pelo meu filho mais velho e a receita é mais ou menos esta só com mais espinafres.
As batatinhas foram feitas na Actifry e nada mais simples que isto: Lavar bem colocar na cuba, temperar com sal grosso e um fio de azeite e programar 30 minutos.
Levar ao lume um pouco de azeite com os alhos esmagados, quando levantar fervura retire e reserve.
Quem não tiver pode fazer no forno extamente da mesma maneira, só tendo o cuidado de ir agitando o tabuleiro para assarem por igual.
Retirar as batatas e dar um murro em cada uma para ficarem meio esborrachadas, colocar numa travessa de servir e regar com o azeite, se gostar também pode polvilhar com óregãos ou salsa picada.

Bom Apetite!


FOTO: Coisas da Minha Cozinha
Fotografias
Entrecosto no Forno com Batatas a Murro-img_3469-1-.jpg  
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2016 SaborIntenso®