SaborIntenso.com
Publicado a 04-12-2010, 10:46
por Duxa
Receita de Lombo de Porco Recheado

Ingredientes para 6 pessoas:
  • 1 lombo de porco limpo cortado para rechear
  • 1 mão cheia de castanhas (podem ser congeladas)
  • 1 farinheira
  • 1 cenoura cortada em tirinhas finas
  • 1 fio de azeite
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 3 dentes de alhos esborrachadas
  • sal e pimenta q.b.
  • 3 colheres de sopa de vinagre( usei bálsamico)
  • 1 copo de vinho branco
  • fio de cozinha
Preparação:

Na véspera, tempere o lombo com a mistura da mostarda, sal, pimenta, vinagre e os alhos , reserve no frio até ao dia seguinte.
Coloque a carne já temperada num pirex e proceda ao recheio, para isso abra a farinheira, retire-lhe a pele e desfaça-a para cima da carne, adicione a cenoura e as castanhas, comece a enrolar a carne como se tratasse de uma torta, com um fio de cozinha vá prendendo o lombo, dando uns nós para não se abrir.
Regue a carne depois de enrolada com o fio azeite e o vinho branco, leve ao forno a 200ºC , cerca de 1 hora, convém ir refrescando a carne de vez em quando com um pouco de água.
A meio do tempo de cozedura juntei ao tabuleiro da carne umas batatinhas aos cubos, préviamente temperadas com sal alho.

Nota: O tempo de cozedura é muito subjectivo, todos os fornos são diferentes, convém ajustarem esse tempo ao vosso forno.


FOTO: Duxa
Fotografias
Lombo de Porco Recheado-imag0180.jpg  
Quem Fez
magnoliazul
  #1  
Antigo
04-12-2010, 10:51
2
Este lombo está fantático Duxa
Parece uma delícia.
Parabéns
05-12-2010, 04:43
3
Duxa, ficou um luxo.
Obrigada pela Partilha.
Beijinhos
05-12-2010, 07:24
4
Este lombo está uma delícia, Duxa.
Parece saltar do ecran, para o meu prato, claro!!!!!!!!!!!!!!
Belíssima foto.
Parabéns
Bjs...........
18-09-2011, 16:45
5
humm... estou a pensar fazer um lombo, mas como o meu namorado nao gosta de farinheira, acho que faço com alheira!! è em cru que se poe? As castanhas vou guardar mais para o outono, que sugerem em vez das castanhas?
18-09-2011, 17:57
6
Postado Originalmente por lucia1 Ver Post
humm... estou a pensar fazer um lombo, mas como o meu namorado nao gosta de farinheira, acho que faço com alheira!! è em cru que se poe? As castanhas vou guardar mais para o outono, que sugerem em vez das castanhas?
Olá Lucia, é claro que podes trocar por alheira se preferem, as castanhas há todo o ano na parte dos congelados nas superficies comerciais, são uns sacos que trazem 1kg de castanhas peladas e já selecionadas rondam os 5 euros, mas valem bem a pena no meu ponto de vista.
Sim, colocas a alheira em crú dentro do lombo, podes juntar grelos, espinafres, cenouras, damascos secos, rodelas de ananás, sultanas, enfim o que mais gostarem.
Um beijinho.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®