Pesquisar Receitas Forum Novidades Comentários
Voltar   Receitas, Culinária e Vídeo - SaborIntenso.com > Comunidade de Cozinheiros > Troca e Partilha de Receitas > Peixe > Outros Peixes

Arroz de Lampreia

Receita de Arroz de Lampreia Ingredientes para 4 pessoas: 350g de arroz 1 lampreia com cerca de 1,2 Kg 2 ... no forum Outros Peixes
Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 20-02-2011, 17:32
oliviarocha
14,310 votos em 2,709 mensagens

Registado em: Mar 2010
oliviarocha's Portugal
Padrão Arroz de Lampreia

Receita de Arroz de Lampreia
Ingredientes para 4 pessoas:
  • 350g de arroz
  • 1 lampreia com cerca de 1,2 Kg
  • 2 dl de azeite
  • 1 cebola grande
  • 2 dl vinho tinto
  • 1 folha de louro
  • 150g de presunto (ou chouriço de carne)
  • água
  • cravo em pó
  • sal e pimenta
Preparação:

Escalda-se a lampreia com água a ferver, raspa-se com uma faca e esfrega-se com um pano de linho grosso.
Lava-se em várias águas até tirar toda a viscosidade.
Com uma tesoura dão-se-lhe uns golpes nos orifícios da cabeça, apanhando o sangue para uma tigela, onde se deitou o vinagre (tira-se a cabeça, que não se aproveita).
Faz-se-lhe um golpe na barriga e puxa-se a tripa, com cuidado para não partir, corta-se a lampreia em toros de 6 cm aproximadamente, que se deitam numa bacia com o sangue, o vinho, o sal, pimenta e o alho (saltei toda esta parte, pois comprei a minha preparara e pronta a cozinhar).
Leva-se ao lume o azeite com a cebola picada, a folha de louro e a salsa.
Logo que esteja transparente junta-se a lampreia, a marinada e o presunto (ou chouriço) às tiras.
Tapa-se o tacho e deixa-se estufar em lume brando.
Assim que esteja cozida retira-se a lampreia com um pouco de caldo.
Adiciona-se a água necessária para o arroz (três vezes o volume do arroz), deixa-se apurar e mistura-se o arroz.
Depois do arroz cozido, juntam-se os bocados da lampreia e serve-se imediatamente.

FOTOS: Olivia Rocha
Fotografias
Arroz de Lampreia-1.jpg   Arroz de Lampreia-2.jpg  
Quem Fez
oliviarocha
Antigo 20-02-2011, 17:46   #2
glutao

Bom e mau
Bom porque é um prato que adoro, e a minha santa sogrinha faz isto muito bem, e agora é o tempo delas sabem melhor do que congeladas.
Mau porque fizeste e näo te lembras-te de mim.

Antigo 20-02-2011, 18:06   #3
glutao

Bem me parecia que ja tinha posteado uma receita de Lampreia à Bordalesa está é no local errado, nem sei como fui lá colocar isto.
http://www.saborintenso.com/f40/lamp...ordaleza-1540/

Antigo 20-02-2011, 18:17   #4
oliviarocha

adoro Lampreia à Bordaleza! Pede ao Sandro para ele ta trocar de lugar. Já andei a ver a tua receita e é como a costumámos cozinhar cá em casa. Muito bom!

Antigo 20-02-2011, 18:31   #5
glutao

Postado Originalmente por oliviarocha Ver Post
adoro Lampreia à Bordaleza! Pede ao Sandro para ele ta trocar de lugar. Já andei a ver a tua receita e é como a costumámos cozinhar cá em casa. Muito bom!
Ele como agradeceu, já deve ter removido para local correcto.

Escreve um comentário

Tags
água, arroz, azeite, cebola, cravo em pó, folha de louro, lampreia, peixe, pimenta, presunto, sal, vinho tinto
Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Lampreia à Bordaleza glutao Outros Peixes 0 07-01-2010 18:52
Lampreia de Ovos Rosemarie Doces de Colher 1 10-12-2009 17:39

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Copyright © 2009-2014 SaborIntenso®