SaborIntenso.com
Publicado a 21-01-2010, 17:45
por ICatarina
Receita de Como Fazer - Buttermilk (USA) Substituição

Em muitas receitas estrangeiras é utilizado "Buttermilk" ou "leitelho"

É o soro resultante do fabrico da manteiga (na sua vertente original) ou o resultado da adição de determinada cultura de bactérias ao leite magro (na versão industrial).

Para quem não tenha, andei à procura de substitutos e descobri nuns Blogs excelentes dicas de como fazer a substituição:

Preparação:

1. Podem fazer um substituto, que terá um sabor diferente, mas um efeito semelhante (visto se obter leite acidificado).

Num copo de leite (aprox. 240ml), adicionar uma colher de sopa de sumo de limão ou vinagre, e deixem descansar durante 10 minutos.

O resultado é um leite meio "talhado", espesso e ligeiramente ácido.

2. Também pode, para obter 1 chávena, pode misturar 3/4 de chávena de iogurte com 1/4 de chávena de leite, mexendo bem.

3. Podem também fazer em casa, o verdadeiro buttermilk, usando natas para fazer manteiga caseira e obter também o buttermilk.

Buttermilk O que é:

Originalmente o buttermilk (leitelho) era o líquido obtido da producao da manteia.
Actualmente resulta da fermentação do leite pela adição de bactérias do ácido láctico.
Usa-se na alimentação diária pois tem menos calorias do que o leite, mais vitaminas e é mais digestível. Por exemplo, nas panquecas a reacção resultante do buttermilk com o fermento e/ou o bicarbonato resulta em panquecas mais fofinhas e leves.

Onde Comprar:

Podem comprar no Aldi, no Intermarché ou no Continente, existem várias marcas, e terá a designação de "Buttermik", "buttermilch" ou "babeurre".
Encontra-se normalmente na secção dos frescos, próximo do leite do dia e da Creme fraiche.

Pronto, espero que gostem!
Receita traduzida para Português.
  #1  
Antigo
06-08-2010, 08:44
2
Obrigada ICatarina, não tinha visto este post,
muito esclarecedor
beijinhos
06-08-2010, 08:55
3
Excelente post, Catarina. Nunca tinha reparado nesse produto, mas agora vou procurá-lo na próxima vez que for ao Continente.
beijinhos e obrigada.

P.S.-Tal como disse a Duxa no outro post, agora podes colocar mais receitas que levem o buttermilk.
31-08-2010, 20:38
4
Mas o que é isso??? Manteiga e leite é bom???

Beijoca
24-10-2010, 17:49
5
Nunca tinha ouvido falar nesse buttermilk, mas agora lendo o blog vi que já conheço. Aqui no Brasil, minha avó e minha mãe sempre fizeram bolo de milho com leite azedo, numa época que não havia formas de gelar o leite com essa facilidade de hoje ele azedava muito facilmente e para aproveitar elas usavam para fazer bolos de fubá, broas e uma série de outros quitutes, e sempre muito gostosos, atualmente eu usava yogurte natural, mas nessa semana fiz um KVASS, e usei o soro fermentado que sobrou para colocar no leite morno a título de fazer yogurte e deu super certo ficou mais ácido um pouco mas me lembra mais uma coalhada que era a usada por minha mãe e agora dei de cara ncom esse tal buttermilk que nada mais é do que o soro do leite depois que ele vira coalhada. Muito, muito bom, adorei. bjs
20-01-2011, 18:31
6
Muito Obrigada
realmente tenho muitas receitas com este ingrediente e não sabia onde o comprar. Quando vivi na Alemanha era muito usual encontrarmos buttermilch em qualquer lugar.
Mas ao partilhares a tua pesquisa foi muito bom.

Assim ajudaste-me a preparar um bolo delicioso "Red Velvet"

Obrigada

Tânia
08-02-2011, 00:51
7
Vinha precisamente ver o que era buttermilk por causa dessa mesma receita! Parece que pegou moda

Já agora se me puderes ajudar com as proporções agradecia, porque as medidas americanas estão a dar comigo em doida!

Beijinhos e obrigada
08-04-2011, 20:06
8
Andava à procura de uma destas há muito tempo!
Quando a receita pede buttermilk é sempre uma aflição... eu uso leite simples mas depois os bolos ficam muito doces. Da próxima vou experimentar, deve ficar óptimo

muito, muito obrigada!
25-04-2011, 19:31
9
Eu fiz em casa e segui a primeira opção de juntar o vinagre ao leite e serviu muito bem para fazer o bolo já que não encontrei no hipermercado.

Obrigada
03-09-2011, 22:45
10
como tb não encontrei o buttermilk a venda resolvi fazer em casa.

fiz como indicam:

"Num copo de leite (aprox. 240ml), adicionar uma colher de sopa de sumo de limão ou vinagre, e deixem descansar durante 10 minutos."

ate adicionei um pouquinho mais que 1 colher de sopa de sumo de limão, mas não engrossou
seria por ter usado leite magro??

alguem sabera o porque?

obrigada
____________
smsn.artes
04-09-2011, 23:22
11
este post deu mesmo muito jeito! só já não vendem é no continente.
mas com as receitas caseiras tambem ja ajuda!
obrigado
Bjinhos
19-09-2011, 18:07
12
Sm e por teres usado leite magro tem de ser pelo menos meio gordo!!! Eu faço queijo fresco em casa e tb não resultou com o magro
bjs
28-03-2012, 16:54
13
Ola,vivo em frança e ja procurei pelo Buttermilk,com esse nome para ja nao encontrei nada mas encontrei a ve,da o tal leite fermentado que é usado pelos paises orientais na confeçao de doces e outros,sera este tal leite fermentado a mesma coisa que o Buttermilk?Obrigada
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®