SaborIntenso.com
Publicado a 10-07-2014, 17:10
por Marta Cunha-Tomar
Receita de Doce da Primavera
Ingredientes:
  • 8 folhas de gelatina
  • 4 iogurtes naturais
  • 200 g de açúcar
  • 4 dl de natas
  • 200 g de bolachas Maria
  • 2 saquetas de gelatina de tutti-frutti Royal
  • 1 lata de Ananás em calda
  • 1 lata de Pêssego em calda
  • uvas
Preparação:

Demolhe as folhas de gelatina em água.
Prepare uma saqueta de gelatina apenas com metade da água indicada na embalagem e reserve.
Deite os iogurtes para uma tigela, junte o açúcar e bata muito bem até o açúcar ficar bem dissolvido.
À parte, bata as natas em chantilly bem firme.
Escorra as folhas de gelatina, leve-as a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver, adicione à mistura do iogurte, mexendo muito bem.
Adicione depois o chantilly e envolva suavemente.
Numa taça, disponha no fundo uma camada de bolachas, previamente passadas pela gelatina, uma camada de creme de iogurte, ananás e pêssego cortados aos pedacinhos.
Repita a operação até chegar quase ao cimo da taça.
A última camada deve ser de creme, reservando um espaço para colocar a restante gelatina.
Leve ao frio até ficar solidificado.
Prepare a outra gelatina de tutti-frutti apenas com 400 ml de água, deixe arrefecer.
Coloque frutas a gosto por cima do creme e deite a gelatina cuidadosamente por cima do doce.
Leve novamente ao frio até solidificar.
Sirva bem fresco.

Notas:
Se sobrar muita gelatina da primeira parte, podem aproveitar para terminar o doce com ela.
A mim sobrou-me creme e gelatina, porque fiz como a receita.

FOTOS: Marta Cunha-Tomar
Fotografias
Doce da Primavera-2.jpg   Doce da Primavera-7.jpg   Doce da Primavera-8.jpg   Doce da Primavera-9.jpg   Doce da Primavera-13.jpg  
  #1  
Antigo
10-07-2014, 21:43
2
ola receita guardada adorei ,beijinhos
11-07-2014, 16:37
3
Este doce está fantástico!! Aproveito para dizer que vi o video do programa da TVI, só tenho a dizer que: ADOREI, ADOREI....Os meus sinceros parabéns!!!
16-07-2014, 11:38
5
Faz muita diferença senão usar as folhas de gelatina? É que eu nunca trabalhei com folhas de gelatina...
16-07-2014, 14:19
6
Postado Originalmente por SaraAraujo Ver Post
Faz muita diferença senão usar as folhas de gelatina? É que eu nunca trabalhei com folhas de gelatina...
Olá Sara,

Se fizer esta sobremesa dentro de um pirex tipo o meu, em que não seja necessário desenformar, talvez consiga fazer. O que pode acontecer, é ao tentar espalhar as frutas elas afundarem muito no creme. Também não sei se depois consegue colocar a gelatina líquida por cima, porque como a camada superior não fica firme, é capaz de se misturar em todo o preparado...

Utilizar folhas de gelatina é super fácil, basta coloca-las de molho em água fria durante uns 5 minutos e depois de bem escorridas levar ao lume com um bocadinho do preparado, mexendo sempre até as dissolver, sem deixar ferver... e depois juntar a todo o preparado.

Espero ter ajudado. Bjs
16-07-2014, 14:21
7
Postado Originalmente por carapinha Ver Post
Este doce está fantástico!! Aproveito para dizer que vi o video do programa da TVI, só tenho a dizer que: ADOREI, ADOREI....Os meus sinceros parabéns!!!
Olá Carapinha

Obrigada pelo apoio e comentário. O chef não gostou muito da decoração da sobremesa, mas foi o que se arranjou. Vou ter que voltar a fazer, mas em modo de semifrio...
Bjs
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®