SaborIntenso.com
Publicado a 27-01-2015, 22:38
por sugar cookie
Receita de Angel Food Cake (Bolo de Claras)
Ingredientes:
  • 12 claras de ovo (aprox. 360g) à temperatura ambiente
  • 120g de farinha sem fermento (quanto menos proteinas melhor)
  • 150g de açúcar
  • 1 colher de chá de cremor tártaro (vende-se nas farmácias)
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • umas gotas de aroma de amêndoa
  • 1 pitada de sal
Preparação:

Aquecer o forno a 180ºC.
Peneirar a farinha com o sal.
Bater as claras até estarem espumosas e juntar o cremor tártaro.
Juntar o açúcar em três vezes, batendo sempre até formar um merengue brilhante e firme.
Juntar as essências.
Peneirar a farinha sobre o merengue e envolver delicadamente com uma espátula, de maneira a perder o menos de volume possível.
Verter às colheradas numa forma de chaminé não untada e não anti-aderente* e passar uma faca pela massa para retirar eventuais buracos.
Alisar e levar ao forno por cerca de 30-40 minutos.
Fazer o teste do palito.
Tirar do forno e inverter a forma de maneira a que o ar circule (eu uso uma garrafa de cerveja ou de vinho)Deixar assim até arrefecer completamente.
Para desenformar passar uma faca pelas beiras da forma para soltar o bolo e desenformar para um prato.
Pode servir-se com molho de chocolate, coulis de frutos, compotas, etc, mas é muito bom assim simples.

* Eu não tenho uma forma de fundo amovível que não seja anti-aderente, por isso resolvi o problema recortando um pedaço de papel vegetal à medida do fundo da forma para ser mais fácil desenformar.


FOTOS: Sugar Cookie
Fotografias
Angel Food Cake (Bolo de Claras)-p6070429.jpg   Angel Food Cake (Bolo de Claras)-p6070426.jpg   Angel Food Cake (Bolo de Claras)-p6070427.jpg   Angel Food Cake (Bolo de Claras)-p6070431.jpg  
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®