SaborIntenso.com
Publicado a 01-08-2014, 18:29
por Marta Cunha-Tomar
Receita de Bolo Fofo com Massa Folhada e Ananás
Ingredientes para o Bolo:
  • 4 ovos
  • 135g de açúcar
  • 135g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 40 ml de leite
  • raspa de limão
Para o Recheio:
  • 1 massa folhada redonda
  • 400 ml de natas
  • 100 g de açúcar em pó
  • gotas de limão
  • ananás em calda
Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forma redonda de 22 cm de diâmetro com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal também untado.
Polvilhe com farinha.
Peneire a farinha, com o fermento.
Reserve.
Com a batedeira na velocidade máxima bata as gemas, 65 g de açúcar, a raspa de limão e o leite até obter uma mistura fofa, espessa e volumosa, entre 7 a 10 minutos.
Numa taça à parte, bata as claras em castelo.
Quando estas começarem a espessar junte aos poucos o restante açúcar e continue a bater até ficarem firmes.
Junte metade das claras à mistura das gemas e envolva suavemente, sem bater, até ficar homogéneo.
Depois junte as restantes claras e envolva novamente.
Aos poucos junte a mistura de farinha e continue a envolver suavemente, até obter uma mistura homogénea.
Transfira a massa para a forma previamente preparada, com a ajuda de uma espátula espalhe a massa.
Leve ao forno até estar cozido (cerca de 20 minutos).
Retire do forno e deixe arrefecer.
Pique a massa folhada e leve ao forno a 200ºC até ficar douradinha.
Retire e reserve.
Com a ajuda da forma onde cozeu o bolo recorte com uma faca afiada a massa folhada.
Coloque no congelador as varetas, a taça onde vai bater as natas e o pacote das natas durante cerca de 30 minutos.
Passados os 30 minutos, verta as natas na taça da batedeira e comece a bater na velocidade máxima durante os primeiros 2 minutos, reduza depois para uma velocidade mais baixa e junte o açúcar sem parar de mexer.
Quando as natas começarem a "prender", ou seja, a ficarem mais sólidas, junte algumas gotas de sumo de limão e continue a bater até chegar á consistência de chantilly.
Coloque o chantilly no frigorífico até usar.
Divida o bolo ao meio com a ajuda de uma faca ou utensílio próprio.
Coloque a parte superior do bolo no prato de servir.
Molhe essa parte com um bocadinho da calda do ananás.
Recheie com o chantilly, aplique a massa folhada, cubra com chantilly e pedaços de ananás cortados a gosto.
Molhe ligeiramente a parte restante de bolo.
Coloque uma camada de chantilly e aplique por cima do ananás.
Barre o bolo a toda a volta com o restante chantilly e decore a gosto.


FOTOS: Marta Cunha-Tomar
Fotografias
Bolo Fofo com Massa Folhada e Ananás-dsc09663.jpg   Bolo Fofo com Massa Folhada e Ananás-dsc09664.jpg   Bolo Fofo com Massa Folhada e Ananás-dsc09665.jpg  
  #1  
Antigo
02-08-2014, 22:57
2
ola mais uma bela receita,gostei muito
19-08-2014, 22:53
3
ola Marta estiveste na sic no programa vi no teu site agora mesmo,pena nao saber para ter visto parabens estavas muito bem ...já agora coloca aqui no si a receita que lá fez beijinhos parabens
20-08-2014, 09:33
4
Olá Monica, bom dia
Conseguiste ver o vídeo? Fiz churros e maças caramelizadas com amêndoa. Realmente não me lembrei, mas podia ter enviado uma mensagem privada... Eu sou assim... Gosto de fazer surpresas Já viste o que era as pessoas não saírem de casa só para estar a ver tv? O meu pai foi a primeira vez que me viu...
Beijinhos
21-08-2014, 22:14
5
Postado Originalmente por Marta Cunha-Tomar Ver Post
Olá Monica, bom dia
Conseguiste ver o vídeo? Fiz churros e maças caramelizadas com amêndoa. Realmente não me lembrei, mas podia ter enviado uma mensagem privada... Eu sou assim... Gosto de fazer surpresas Já viste o que era as pessoas não saírem de casa só para estar a ver tv? O meu pai foi a primeira vez que me viu...
Beijinhos
ola vi o video no teu site,estavas bem e realmente foi pena nao avisares assim via é que eu programas só vejo o voçe na tv,na tvi, mas claro via-te se soube-se quando foste á tvi eu vi.embora na altura fiquei naquela que conhecia-te mas nao sabia de onde para a proxima diz algo pois sou fá das tuas receitas beijinhos
22-08-2014, 18:31
6
Olá Mónica Obrigada pelas tuas palavras. Possivelmente já não devo voltar à tv tão cedo, se bem que nunca se sabe... Foi uma surpresa quando eles me ligaram, não estava mesmo nada à espera. Vou tentar não me esquecer de te avisar, caso volte
Beijinhos e bom fim de semana.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®