SaborIntenso.com
Publicado a 05-10-2010, 10:34
por Raquel F
Receita de Doce de Abóbora II

Ingredientes:
  • 2Kg de abóbora descascada e cortada em cubos
  • 700 gr de açucar (branco ou amarelo)
  • 1 limão (sumo e raspa)
  • Gengibre ralado, a gosto
  • 2 paus de canela
  • Sementes de abóbora a gosto (pode colocar-se nozes, pinhões ou outro ingrediente a gosto)
Preparação:

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver lentamente até o doce formar ponto de estrada. Não é necessário colocar qualquer água, uma vez que a própria abóbora juntamente com o açucar formam muito líquido.

Coloque em frascos previamente esterilizados (eu fervo-os em água e depois deixo escorrer em pano seco e limpo). Mal termine de preparar o doce e os frascos estejam secos, coloque o doce dentro e tape-os, colocando uma rodela de papel vegetal embebida em aguardente e depois deixe arrefecer o doce nos frascos, em lugar fresco.

Eu faço sempre assim porque me habituei a fazê-lo, mas também não sei se haverá outra forma melhor de preservar o doce, parece-me que quanto mais cedo fechar o doce melhor, pois há menos possibilidade de se formarem bactérias.

Chamo a atenção que a abóbora preparada desta maneira tem pouca duração porque leva pouco açucar, normalmente as compotas devem levar mais açucar para durarem bastante tempo, mas como eu não consigo comer coisas muito doces e custa-me comer as compotas de compra por serem muito doces, faço sempre assim. Como ofereço uns frascos e como sempre doce ao pequeno-almoço, nunca de deteriora .

Bom Apetite .

FOTO: Raquel F
Fotografias
Doce de Abóbora II-doceabobora_1.jpg  
  #1  
Antigo
06-10-2010, 08:58
2
Raquel adorei a tua receita,
excelente dica a de colocar sementes de abóbora no doce,
geralmente coloco nozes ou amendoas, sabes quando faço doce,
também costumo oferecer alguns frasquinhos...por isso nunca me preocupo demasiado
com a durabilidade do doce, visto que a bactéria mais perigosa sou eu
ensinaram-me a colocar os frascos com a tampa para baixo, depois de cheios e,
é o que faço...
obrigada, beijinhos
10-10-2010, 19:32
3
Postado Originalmente por Duxa Ver Post
Raquel adorei a tua receita,
excelente dica a de colocar sementes de abóbora no doce,
geralmente coloco nozes ou amendoas, sabes quando faço doce,
também costumo oferecer alguns frasquinhos...por isso nunca me preocupo demasiado
com a durabilidade do doce, visto que a bactéria mais perigosa sou eu
ensinaram-me a colocar os frascos com a tampa para baixo, depois de cheios e,
é o que faço...
obrigada, beijinhos
Realmente, eu à vezes também sou uma bactéria perigosa .

Quanto ao virar os frascos para baixo, não referi no meu post mas eu também faço isso, ouvi dizer que ajuda a criar vácuo nos frascos mas não sei se alguma vez funcionou . Também ouvi dizer que se devia deixar assim 12 dias mas eu nunca o faço, deixo para aí 3 dias na dispensa e depois ponho-os no frigorífico .
Beijinhos.
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®