SaborIntenso.com
Publicado a 20-11-2010, 01:44
por Flor_de_Lótus
Receita de Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo
Ingredientes:

  • 12 gemas de ovo
  • 12 colheres de sopa de açúcar
  • 12 colheres de sopa de água
  • Clara de ovo q.b.
  • 4 folhas de hóstia com moldes
Preparação:

Nota: A ideia geral da receita é que, para cada gema, deve colocar-se uma colher de sopa de açúcar e outra de água. Eu usei 12, mas pode utilizar-se 6 ou as que se quiser.

Colocar num tachinho as gemas separadas das claras, o açúcar e a água e levar ao lume, mexendo sempre com uma colher de pau;
Quando o creme se apresentar bem espesso, retirar do lume e deixar arrefecer.



Quando o creme estiver frio, colocar pequenas porções de Ovos Moles nos moldes, com uma colher;
Com a ajuda de uma faca, barrar os espaços entre os moldes com um pouco de creme.



Colocar um pouquinho de creme na outra folha de moldes e pôr por cima do anterior.



Recortar os moldes de hóstia já cheios.



Molhar os dedos polegar e indicador em clara de ovo e unir as bordas dos moldes.



Cortar as aparas.



Como é óbvio, não ficaram os verdadeiros Ovos Moles que se compram na fábrica onde foram inventados, na beira-mar. Mas ficaram bastante saborosos e nós gostámos imenso!


FOTOS: Flor_de_Lótus
Fotografias
Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5514h.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5518.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5519x.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5522w.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5527y.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5528o.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5529s.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5532o.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5539.jpg   Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5544.jpg  

Ovos Moles de Aveiro - Passo-a-Passo-img5537.jpg  
Quem Fez
Margarida MaiaMargarida MaiaAnabela Silva
  #1  
Antigo
20-11-2010, 01:48
2
Olá Telma,

Adoro ovos moles....

Obrigada pela receita. Beijinhos.
20-11-2010, 02:24
3
O mais complicado mesmo é conseguir arranjar a hóstia para rechear.
Mas aqui em Aveiro há uma loja de produtos de festa que vende as folhas muito em conta
20-11-2010, 02:42
4
flor, fican Maravilhosos
Eu amo os ovos mole especialmente os de Aveiro ... e meu colesterol também!
Eu acho que seria capaz de comer uma caixa inteira.
muito obrigada pela receita
beijinhos
20-11-2010, 06:26
5
Flor: nas minhas ferias em Aveiro ,Espinho...comim esta delicia.
Obrigada por colocar a receita , com certeza que tod@s aqui vam adorar.
Beijinhos
20-11-2010, 10:53
6
Obrigada a todas pelos comentários!

Há quem prefira fazer os Ovos Moles preparando primeiro uma calda da água com o açúcar e depois então juntar as gemas, mas eu já experimentei e não gostei e acho que eles assim ficam mais saborosos, principalmente no dia seguinte à receita ser feita! Parece que apuram!
20-11-2010, 18:46
7
Flor eu gosto muito de ovos moles, mas sempre que experimentava fazer nunca me saiam bem obrigado por partilhares a receita. Um abraço de:
João Paulo, de Braga.
08-04-2011, 01:03
8
a ultima foto é a melhor, ovos moles e super bock
29-07-2011, 16:12
9
Postado Originalmente por Flor_de_Lótus Ver Post
O mais complicado mesmo é conseguir arranjar a hóstia para rechear.
Mas aqui em Aveiro há uma loja de produtos de festa que vende as folhas muito em conta
Pertenço ao distrito de Aveiro e adoro os ovos moles!!! Uma verdadeira tentação! Como se chama a loja onde compra a hóstia? Onde fica?

Obrigada pela receita!
09-08-2011, 22:22
11
Ovos moles... nhami...nhami.... são a minha perdição.

Obrigada pela receita
08-04-2012, 20:08
12
Desde já obrigado pela receita, já há algum tempo que quero executar esta receita, mas estava com dificuldade em encontrar as formas. Finalmente encontrei uma casa no Porto que as vende, e mal possa lá irei comprá-las para mais uma aventura na cozinha.
18-04-2012, 21:53
13
Assim que encontrar hóstias, vou experimentar!! Mnhã mnhã
21-04-2012, 17:16
14
passo a passo digo-te:
muito
e
muito
obrigado!!

vai já para os favoritos
14-05-2013, 18:10
15
olá onde se vende a hóstia?
09-03-2014, 21:03
16
Postado Originalmente por Flor_de_Lótus Ver Post
O mais complicado mesmo é conseguir arranjar a hóstia para rechear.
Mas aqui em Aveiro há uma loja de produtos de festa que vende as folhas muito em conta
Olá. Onde se vende cá em Aveiro a folha de hostia?
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®