SaborIntenso.com
Publicado a 07-04-2014, 21:46
por SusyC
Receita de Tarte de Salmão Fumado e Pepino
Ingredientes para a Massa:
  • 250g de farinha de trigo
  • 5 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente (+/- 75g)
  • 2 gemas
  • 0,5 dl leite
  • ½ colher de chá de sal fino
Para o Recheio:
  • 200g de salmão fumado
  • 100g de pepino em vinagre
  • 150 g de queijo mozarela ralado
  • 2 dl natas
  • 3 ovos
  • 1 ramo de manjericão
Preparação:

Coloque a farinha sobre uma mesa de trabalho.
Faça uma cavidade no centro e junte os restantes ingredientes indicados para a massa.
Com a ponta dos dedos, trabalhe a massa do centro para fora, até obter um preparado homogéneo (caso seja necessário adicione mais um pouco de leite, mas com cuidado para a massa não ficar demasiado mole).
Transfira a massa para um saco de plástico, feche e deixe descansar, por 30 minutos.
Passados os 30 minutos, tenda a massa sobre uma superficie de trabalho enfarinhada, e forre com ela, uma tarteira de fundo amovivel com 25 cm de diâmetro.
Disponha por cima o pepino cortados em rodelas médias, o salmão cortado em tirinhas e o manjericão picado.
Polvilhe com o queijo ralado e verta por cima a mistura das natas com os ovos batidos.
Leve ao forno a 190ºC por cerca de 30 minutos.


FOTOS: SusyC

Notas:
  1. Podem utilizar massa folhada ou massa quebrada caso prefiram.
  2. Na mistura das natas com os ovos não há necessidade de colocar sal, uma vez que o salmão, o pepino e o queijo por si só já são salgados. No entanto, eu temperei com uma pitada de pimenta branca.
  3. Eu utilizei uma tarte de 30 cm de diâmetro porque não tinha mais pequena, mas até que não ficou mal porque eu gosto delas mais baixinhas.
Citação:
A combinação do salmão com a acidez do pepino é o que torna esta tarte tão especial. Fica mesmo deliciosa, posso mesmo dizer que foi umas das melhores tartes salgadas que já comi até agora. Aconselho vivamente!!
Fotografias
Tarte de Salmão Fumado e Pepino-img_2050.jpg   Tarte de Salmão Fumado e Pepino-img_2052.jpg   Tarte de Salmão Fumado e Pepino-img_2048.jpg   Tarte de Salmão Fumado e Pepino-img_2055.jpg  
  #1  
Antigo
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®