| 
 Caril de Frango com Manga (Tamil Murgh Kari)
 1 Anexo(s) Receita de Caril de Frango com Manga (Tamil Murgh Kari)Ingredientes:Cozinha Internacional (Índia)
 
 
 
	Citação: 
	
		| O caril é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.
 O caril básico, aquele que normalmente compramos em hipermercados, é feito à base de: açafrão, cardamomo, coentros, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela.
 Mas existem caris que levam outras especiarias/ervas aromáticas, há até alguns que chegam a levar setenta plantas  diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas.
 Caril também é o nome das folhas da árvore Murraya koenigii que é usada como erva aromática na Índia (mais no Sul), Malásia e Sri Lanka. Mas, se desejar mesmo sentir o  sabor de um autêntico caril ou Kari (diz-se assim em indiano) do sul da Índia ou do Sri Lanka,  esta erva é imprescindível.
 No entanto a folhas caril, e o caril (misturas de especiarias) não têm nada a ver uma com a outra, não podendo ser substituídos.
 
 |  
 Preparação:
Existe duas versões deste prato com ou sem leite de coco. A versão com leite de coco fica bastante doce e suave uma vez que não haverá contrastes.2 chávenas de peito de frango em cubos (500 g +/-)2 chávenas de polpa de manga cortada em pedaços (280 g ou polpa de 4 mangas pequenas)2 colheres de chá de gengibre em pó2 dentes de alho bem amassados2 colheres de chá de açafrão1/3 de um pimento vermelho em pedacinhos ou flocos (fiz em tiras porque tinha pressa, mas é melhor em flocos)1 colher de chá de malagueta, desfeita1,5 colher de chá de sal (ou a gosto)2 colheres de sopa de óleo de amendoim (ou outro)2 colheres de chá de grãos de mostarda escura2 colheres de chá de sementes de cominhos2 folhas de caril (da planta, não da mistura de especiarias - não são a mesma coisa)1 cebola grande bem picada1 tomate picado1,5 chávena de água (ou 300-400 ml de leite de coco)3 colheres de sopa de folhas de coentros, picadasPimenta q.b.Salsa ou coentros para decorar q.b.
 E a versão que leva água em vez de leite de coco fica mais agridoce a puxar para o picante, e há grandes contrastes de sabor.
 Numa  tigela larga coloque o frango e a manga. Tempere com gengibre, alho, açafrão, malagueta bem desfeita (ou em pó) e sal.
 Deixe marinar durante, pelo menos, meia hora a uma hora.
 Após o frango ter absorvido bem o tempero, coloque o óleo num wok/frigideira grande e  junte os grãos de mostarda, cominhos e as folhas de caril.
 Assim que as especiarias começarem a querer saltitar (cuidado porque estas saltam como se fossem pipocas), junte a cebola, o tomate e, se quiser, um pouco de piripiri (eu não coloquei porque só muito sensível ao picante, mas quem gosta deve por).
 Refogue e mexa bem até que a cebola fique murcha.
 Junte o frango com a  manga, mexa bem e junte a água (ou leite de coco), volte a mexer.
 Acrescente metade das folhas de coentros e o pimento em flocos pequeninos, envolva bem.
 Coloque a tampa no wok e deixe  cozinhar por 20 minutos, aproximadamente, ou até o frango estar cozido.
 Nesse momento a manga deve estar  macia e o molho espesso.
 Quando isto acontecer junte os coentros restantes sirva com arroz basmati.
 
 
 |