Hamburguers de Grão-de-Bico e Lentilhas | SaborIntenso.com
SaborIntenso.com
Publicado a 26-07-2012, 17:58
por Cozinharnaturalmente
Uma boa dose de leguminosas e hidratos de carbono, essenciais para o bom funcionamento do organismo. Para quem se preocupa com o que come que não se preocupes com esta receita, pois um destes hamburguers não chega a ter uma dose mínima de hidratos de carbono por refeição! E viva os aromas indianos!


Ingredientes:
125 gr de lentilhas vermelhas
1 cebola às rodelas
Pouco azeite
1 c. (de sobremesa mal cheia) de tandoori
200 gr de grão-de-bico em lata escorrido
1 c. (de sobremesa) de gengibre fresco ralado
1 ovo
1 e 1\2 c. (de sopa) de salsa fresca picada
1 c. (de sopa) de coentros frescos picados
80 gr de pão ralado
Farinha (de preferência integral)

Confeção:
Num tacho pôr água a ferver. Colocar lentilhas em água e cozer destapadas durante 10 min ou até estarem macias. Escorrer bem.
Aquecer o azeite numa frigideira e cozinhar as cebolas. Juntar o tandoori e mexer até soltar o aroma. Deixar arrefecer um pouco.
Triturar com a varinha mágica o grão-de-bico, metade das lentilhas, o gengibre, o ovo e a cebola até ficar uma pasta. Passar para uma tigela e misturar as restantes lentilhas, salsa, coentros e pão ralado.
Agora, mãos à obra! Com as mãos unir tudo muito bem. Dividir em 8 porções e moldar os hamburguers. Se estiver muito mole para a operação colocar no frigorífico por 15 min. para arrefecer e endurecer.

Passar por farinha e sacudir o excesso. Há duas escolhas para finalizar que aconselho: ou colocá-los numa grelha untada, cerca de 3 ou 4 min de cada lado ou até estarem dourados escuros ou (como eu fiz) colocá-los no forno num tabuleiro ligeiramente untado até ficarem firmes.


E bom apetite!
Fotografias
Hamburguers de Grão-de-Bico e Lentilhas-dscf1439.jpg  
  #1  
Antigo
 
LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2019 SaborIntenso®