SaborIntenso.com
Publicado a 12-01-2011, 19:19
por Nárwen
Receita de Paçoquinha Doce - Brasil
Cozinha Internacional (Brasil)

Citação:
A paçoca é um docinho de origem brasileira confeccionado à base de amendoim.
É tradicionalmente preparada para consumo nas festividades da Semana Santa e das festas juninas.
No Brasil, existem dois tipos de paçoca: uma que é mais seca, ligeiramente salgada, esfarelando-se facilmente e normalmente faz-se com a forma de rolha de cortiça. O outro é ligeiramente húmido, mais denso e doce, e normalmente é feito no formato de quadrados.
O que apresento aqui é do último tipo; doce e húmido.

Ingredientes:
  • 250g de amendoim torrado, sem pele
  • 1 e ½ pacotes de Bolachas Maria
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de sopa de açúcar
Preparação:

Para fazer estes bolinhos pode optar por usar amendoim torrado com ou sem sal.
Se preferir que não fique muito doce use amendoins salgados (eu usei amendoins torrados sem sal porque queria que ficasse bem docinho).
No processador de alimentos, misture o amendoim com as bolachas e pique bem até obter uma espécie de farinha grossa. Transfira o preparado para um recipiente largo e acrescente o açúcar, incorporando-o bem.
Adicione o leite condensado e bata até formar uma bola de massa homogénea.
Transfira este preparado para um tabuleiro quadrado forrado com papel vegetal untado com margarina.
Usando as mãos, pressione-o muito bem para formar uma camada uniforme e acabe por alisar a sua superfície com uma colher. Deixe descansar durante pelo menos, 30 minutos.
Após este tempo, use uma faca para cortar em quadradinhos (se preferir pode corta-lo ainda dentro do tabuleiro).
Guarde-os em recipientes hermeticamente fechados.


FOTO: Nárwen
Fotografias
Paçoquinha Doce-hj.jpg  
Quem Fez
magali
  #1  
Antigo
12-01-2011, 22:44
2
Fantástico, Nárwen.
Há dias vi uma receita de quadradinhos de chocolate com café que fiquei com vontade de experimentar e esta receita fez-me lembrar isso.
Este docinho deve ser delicioso.
Vocês devem fazer muito exercício físico para desgastar todos esses pecados que fazes.
12-01-2011, 23:20
3
Postado Originalmente por Carvalhovzky Ver Post
Fantástico, Nárwen.
Há dias vi uma receita de quadradinhos de chocolate com café que fiquei com vontade de experimentar e esta receita fez-me lembrar isso.
Este docinho deve ser delicioso.
Vocês devem fazer muito exercício físico para desgastar todos esses pecados que fazes.

Eu não faço só cá para casa, as minha vizinhas pedem para fazer para elas...por isso faço muitos.
Quanto a fazer exercício: o meu namorado é professor de Ed. Física e também trabalha num ginásio, ele faz muito exercício por dia. E eu, quase obrigada por ele, também tenho de fazer um plano de exercícios dia sim, dia não. Mas o meu médico mandou-me comer doces porque tenho o açúcar no sangue muito baixo e também sou magrinha.
12-01-2011, 23:32
4
Facil de fazer e parece ser muito saborosa, muito obrigado!
13-01-2011, 01:02
5
Postado Originalmente por Nárwen Ver Post
Eu não faço só cá para casa, as minha vizinhas pedem para fazer para elas...por isso faço muitos.
Quanto a fazer exercício: o meu namorado é professor de Ed. Física e também trabalha num ginásio, ele faz muito exercício por dia. E eu, quase obrigada por ele, também tenho de fazer um plano de exercícios dia sim, dia não. Mas o meu médico mandou-me comer doces porque tenho o açúcar no sangue muito baixo e também sou magrinha.

Há mulheres com sorte.
A maioria das pessoas tem de cortar nos alimentos calóricos, pois temos tendência para engordar.
Eu também já fui instrutor de ginásio com o nível 1, mas depois não segui a carreira e tornei-me trabalhador do Estado.
Nessa altura comia tudo o que queria.
Agora tenho de me controlar, pois já não tenho a rotina de treino de antigamente e já não queimo tão bem as calorias.
Venham mais doces diferentes e atractivos como este.
13-01-2011, 03:20
6
Nárwen: adorei a sua paçoquinha , a presentación e extraordinaria.
Obrigada pela receita e fotos.
Beijinhos
14-01-2011, 16:00
7
adorei esta receita!
vou experiementar de certeza!
obrigado
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®