SaborIntenso.com
Publicado a 25-02-2012, 23:18
por CouscousMorue
Receita de Cuscuz Marroquino
Cozinha Internacional (Marrocos)

Ingredientes para 6 pessoas:

  • 1 pacote de cuscuz sem sabor
  • 2 cebolas
  • 4 tomates
  • 1 kilo de cenouras
  • 4/5 nabos
  • 3 abobrinhas (courgettes em francês)
  • 1 berinjela
  • 1 lata pequena de grão de bico
  • sal, pimenta, 1 cubo de knorr, especiarias orientais tipo Ras el Hanout ou especiarias especiais para cuscuz
  • e muito importante porque dà muito gosto COENTROS
  • para a carne (pessoalmente) eu fiz com pernil de cordeiro, mas pode perfeitamente preferir utilizar frango
Preparação:

Antes de mais nada, deve-se preparar o cuscuz. Num grande recipiente, colocar o pacote de cuscuz e regar com um pouco de olio. Misturar o cuscuz e a pouco e pouco mulhar com agua fria previamente salgada.
O cuscuz deve ficar molhadinho. Deixar descansar um pouco e depois começar a cozer a vapor na panela especial composta em duas partes. A parte inferior onde vai cozer os legumes e a carne, a parte superior onde coze o cuscuz. Essa parte de cima tem burracos para deixar passar o vapor.
Antes de por a cozer o cuscuz trabalhar um pouco para soltar cada grainha de cuscuz.
Deixar cozer 20 minutos e repetir essa etapa de trabalhar o cuscuz com agua e olio (ou manteiga, alias os marroquinos usam uma manteiga rançosa chamada SMEN)
Esta etapa vai ter de ser repetida duas vezes antes de começar a cozer os legumes e a carne.

Quando estiverem na terceira etapa da cozedura do cuscuz, colocar na parte de baixo da panela um pouco de olio. Por a carne a dourar de lado a lado antes de juntar a cebola e o tomate.
Começar a temperar com o sal, pimenta, cubo knorr.
Deixar estufar um pouco e assim que a cebola começar a ficar transparente, colocar na panela a cenoura, os nabos e o grão de bico.

No que diz respeito à cenoura, eu corto a cenoura ao meio, no sentido do cumprimento e tiro o interior da cenoura. Não sei muito bem porque é que o fazem, mas sempre vi as mulheres marroquinas preparem desse modo as cenouras. Suponho que essa parte é mais doce e mais dura.

Encher a panela de agua a ferver e deixar cozer com o cuscuz por cima.
Quando tiver passado cerca de 20 minutos, pode colocar na panela o resto dos legumes ou seja a curgetes, a berinjela, abobora, os coentros e as especiarias.

Deixe cozer bem os legumes e a carne e no final, quem gostar do molho picante, pode acrescentar no molho um pouco de Harissa (pimentao marroquino bem forte).
Servir bem quente e saborear com um chà de ortelã.
Bom apetite.




FOTOS: CousCousMorue
Fotografias
Cuscuz Marroquino - Couscous de Marrocos-couscous.jpg   Cuscuz Marroquino - Couscous de Marrocos-couscoussier.jpg   Cuscuz Marroquino - Couscous de Marrocos-legumes.jpg   Cuscuz Marroquino - Couscous de Marrocos-mesa.jpg  
  #1  
Antigo
04-09-2012, 14:30
2
Gosto muito desta receita, a minha sogra faz muito bem
04-09-2012, 15:56
3
Eu adoro couscous, este parece-me deliciso, houve uma altura que fazia muitas vezes, agora tenho andado mais esquecida desta receita, mas foi optimo voltar a relembrar-me obrigada
04-09-2012, 20:48
4
Antes de mais obrigada Sofia e Rami pelas mensagens

Como eu digo no video, não existe uma receita, mas varias receitas de couscous.
Também existe a variante com peixe (confesso nunca ter provado). So conheço os diferentes couscous de carne (frango, borrego... espetadas...)

Eu adoro este prato !!! os legumes e o molho são uma delicia.
Para dar mais sabor, os marroquinos utilizam uma manteiga especial, talvez conheçam chama-se SMEN
é uma manteiga fermentada que cheira bastante forte mas dà um toque muito especial ao molho e ao proprio couscous.
Eu adoro, mas nao ponho por causa dos meus filhotes

o SMEN também é utilizado na preparaçao da famosa HARIRA (mais uma especialidade deliciosa )
04-09-2012, 21:13
5
Postado Originalmente por CouscousMorue Ver Post
Antes de mais obrigada Sofia e Rami pelas mensagens

os marroquinos utilizam uma manteiga especial, talvez conheçam chama-se SMEN
é uma manteiga fermentada que cheira bastante forte mas dà um toque muito especial ao molho e ao proprio couscous.

o SMEN também é utilizado na preparaçao da famosa HARIRA (mais uma especialidade deliciosa )
ola, confesso que nunca provei essa manteiga, mas já ouvi falar, e não deve ser fácil encontrar aqui em portugal, mas de certeza que deve dar um gostinho especial ao couscous.
 

LinkBack Ferramentas do Tópico
Copyright © 2009-2024 SaborIntenso®